Recommended Posts

Publicado

Olá a todos! :shock:

Tenho um aquário comunitário de cerca de 120L com a filtragem a ser feita pelo filtro que veio de origem e que podem ver em baixo (assinatura). Fiz algumas alterações nomeadamente troquei o carvão activado por lã de algodão ou de vidro (não sei o termo mais correcto) e acrescentei igualmente algumas cerâmicas. A capacidade máxima é de 1000L. Tenho cerca de 1 dezena de plantas e duas dezenas de peixes (pequenos principalmente - neons, guppies e mollies). A minha pergunta é se tenho vantagens em investir num filtro externo, (ex eheim 2213) ou se com este conseguirei uma boa eficiência?

Obrigado e esperam-se conselhos :shock:

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Publicado:

um filtro externo é sempre mais eficiente que um interno, a não ser que o interno possa levar cerâmicas e outros materiais filtrantes.

Se te é possivel em termos financeiros, aposta num filtro exterior. Não só libertas espaço no aquário como ficas mais bem servido.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Pois sem duvida que externo no teu aquario será melhor...

Quanto ao 2213... Pessoalmente acho o externo da tetra de 600 ou 700 lts/hora melhor que o 2213, desde que com as massas filtrantes da eheim! Toda a linha classic da eheim tem a malapata da ferragem e nao traz torneiras, o da tetra tem torneiras, sistema de ferragem, cestos, e um sistema em tudo semelhante aos profi II da eheim ou seja quando retiras a peça que une as mangueiras à tampa do filtro, fecha a passagem das mangueiras e zero pingos, tiras o filtro fazes a manutençao e voltas a encaixa-la o circuito ferra sozinho porque as mangueiras estao em carga e das-lhe corrente e voilá.

Publicado:

Boas!

Pelas informações que recolhi, o filtro da Sera tem regulação de caudal, dando para diminuir para metade o fluxo (450L/h) o que parece um bom valor para o meu aquário. Mas fora a questão do fluxo, alguém tem opinião sobre o filtro?

Já agora Paulo Castanheira, que filtro é esse da Tetra? Procurei no site deles e só me aparecem filtros em cascata ou interiores... podes-me dar mais referências?

Obrigado :lol:

Abraço

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Publicado:

Boas antmarques

Tenho estado a ver o teu tópico e tenho que sair em defesa da Eheim. Corrigindo o colega Paulo, da linha Classic só o 2211 é que não trás torneiras, tenho um 2213, um 2215 e um 2217, nunca tive problemas de ferragem e em relação a " spare parts " tem de tudo e com facilidade de compra.

Atenção que não conheço o filtro que o Paulo indica. Estou é muito satisfeito com a Eheim.

Um abraço

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Publicado:
Boas antmarques  

Tenho estado a ver o teu tópico e tenho que sair em defesa da Eheim. Corrigindo o colega Paulo, da linha Classic só o 2211 é que não trás torneiras, tenho um 2213, um 2215 e um 2217, nunca tive problemas de ferragem e em relação a " spare parts " tem de tudo e com facilidade de compra.

Atenção que não conheço o filtro que o Paulo indica. Estou é muito satisfeito com  a Eheim.

Um abraço

Carlos Leitão

Boas Carlos não estas a corrigir, mas a explanar uma opiniao que é tua e eu naturalmente respeito.

Em relação às torneiras, só se for no mercado nacional que a linha classic tras torneiras ( não conheço o produto distribuido em Portugal mas julgo que não tras), la fora definitivamente não!

No que toca a peças a 1**0 A******s fornece todas as peças para a eheim, mas penso que a A*****e tambem o faz para os tetra.

O ponto que poderá dar vantagem ao eheim e que tu não tocaste é o preço, um 2213 é mais barato que um tetra ex600 ou 700. Mas considero o tetra 600 mais filtro que o eheim 2213, desde que troquemos as materias filtrantes ( no entanto o 2213 tambem não tras materias :arrow: ).

Publicado:

Boas

A questão das torneiras, tens razão, é realmente experiencia de mercado nacional.

Em relação a Tetra não conheço não posso falar, estou é bastante contente com a Ehein, em equipa que ganha não se mexe :arrow:

Em relação as matérias eu uso JBL MicroMec, tem um valor de 1400 m2 / Lt e a Ehein tem 400 m2. É o unico valor de referencia que tenho " m2 / Lt ", area de colonização, que penso ser o mais importante não consigo entender tal disparidade valores para não falar de outras marcas. Consegues ajudar a clarificar isto.

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!