Recommended Posts

Publicado

Boas

os meus discos têm respiração ofegante, tal como os outros peixes, não sei do que possa ser:

aqua: 270L

ph: 6.8

temp:30º

11/11 - TPA 40L

15/11 - TPA 40L + instalação CO2 Garrafa 1bolha/3seg

estavam a comer bem até ontem ao almoço depois deixaram de comer:

granulado sera + artemia liof + flocos no alimentador automatico

artemia cong

papa caseira cong

A primeira hipotese poderia ser do CO2 já desliguei hoje de manhã, vou mudar 20L a meio da manha e 20L ao almoço mas não sei o que possa fazer mais, nem sequer a origem do problema, agradeço a vossa ajuda!!

Publicado:

Não metes-te peixes nos ultimos dias?

Experimenta meter uma bomba de ar, a ver se melhoram, e em relação á agua das tpas, deixa repousar ou então em último caso mete acondicionador, caso contrário é pior a emenda que o soneto.

Depois diz qualquer coisa.

Abraço e boa sorte

Ilídio Cruz

The Dream One

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado:

Boas!!

Não nos ultimos dias, no fim de semana passado, 4 made by JM, e até estava tudo melhor que antes os 2 adultos brincavam com os putos e comiam muito mais que antes, melhores cores!!

Bomba de ar ja la esta desde hoje manha.

TPA 40L já está, levou acondicionador, e já tenho + 40L de reserva!!

agora o que me preocupa é a origem de tudo isto, poderá ser pelo CO2, como é que se carregam as botijas, é so co2 ou tem mais alguma coisa, é diluido, poderá ser por isto??

Obrigado

Abraço

rocha

Publicado:

nitritos???

amonia????

kh???????

tens de colocar estes parametros, e faz uma observaçao cuidada, e expõe todos os sintomas...... se for apenas a respiraçao ofegante, pode ser resolvido com tpas, se eles deixaram de comer , pode ser stress, pode ser parasitas internos , como é o fluxo do filtro , é muito grande???tens bomba de água??? tenta desligar tb as luzes , para os acalmares....

atençao se os operculos fecharem , são sem duvida parasitas nas guelras, por isso aconcelho-te a adquirires esha2000 para um possivel tratamento.....

tenta ser um pouco mais detalhado nos sintomas

e verifica como está o filtro, pode ser muita sujeira acumulada :twisted:

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

boas!!

discos não comem, estão menos ofegantes mas estão muito assustadiços...

fiz nova TPA 20L

e antes medi os valores:

FILTRO: 1000l/h

PH: 6.8

KH: 50mg/l

TEMP:30º

NITRATOS: 20mg/l

AMONIA: 0

parece-me que vou ter de colocar umas plantas...

digam de vossa justiça!!

obrigado

rocha

Publicado:

assustadiços como??? assustam-se sozinhos???

Fazem arranques??? se sim pensa nos parasitas....

fezes como estam???? brancas.......

As guelras libertam muco????

Sintomas, tens de ser mais detalhado, pq assim nao dá para fazer qq diagnostico...... como estam as barbatanas deles???

já agora kh em mg/l????? nunca tinha ouvido falar

introduziste algum peixe recentemente??????

fala mais.....

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas.

Desculpa o atraso mas esta semana tem sido complicada para mim e tenho estado sem hipótese de ir à net.

O CO2 não é o meu forte :cry: .

Possivelmente a inclusão de Co2 terá provocado uma descida de Ph, os gajos não gostam :evil: .

Os discus pequenos respiram mais depressa que os grandes mas comem.

Se deixaram de comer algo vai mal.

Faz TPAS, se amanhã as coisas não melhorarem, adquire esha 2000 ou Sterazin da Waterlife e faz o tratamento.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas!!

ontem apos tpa's notei melhoras na respiração e começaram a comer mas pouco, hoje tambem comeram mas noto respiração novamente ofegante em todos até nos cardinais e palhaços!!

discos continuam assustadiços: quando me aproximo aqua eles piram-se!!

temp: 30º

ph: 6.9

kh: 50mg/l caco3

amonia: 0

nitratos: 20mg/l

vou fazer nova tpa 40l

iniciar tratamento esha

agradeço as vossas sugestões

abraço

rocha

Publicado:

Desconfio que estás a introduzir CO2 a mais...

Pelo que descreves faz todo o sentido!

Embora testes a amónia, nitritos e nitritos me deixassem mais sossegado.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

boas!

eu tive um problema identico e nem tinha CO2, mas só o resolvi com a introdução de uma bomba de ar...

por isso penso que o teu nível de CO2 estará muito alto

Publicado:

Boas!!

obrigado pelos vossos comentários!!

o problema ja foi detectado - co2 a mais!!

Domingo manha, ao introduzir umas plantas de crescimento rápido para me baixar os nitratos, liguei o co2 para não se irem a baixo, 1bolha/5seg, e em menos de 1 minuto tinha os cardinais a respirar à superficie!! e os discus ofegantes, claro!!

Desliguei o co2 aumentei oxigenação tpa 40L e voila:

Os dicus já estão a comer normalmente, aparentam "boas cores"!!

A minha duvida continua: o que tenho dentro da garrafa será mesmo co2?? :?:twisted:

sempre a utilizei com 1b/1seg com bons resultados e agora 1b/5seg e envenenamento!!!

obrigado pelos vossos comentários!!

abraço

rocha

Publicado:

Boas, também não percebo muito de CO2 mas acho que se não tiveres plantas suficientes acabas por ficar com a água saturada desse gás, logo com menos oxigénio. Por isso é que eu não uso. É muito bonito ver os aquários do takeshi Amano, com discus e plantas impecáveis, mas é um equilíbrio delicado. Em alternativa ao CO2, há plantas menos exigentes e óptimas para os discus, como o feto de java, as anúbias e as valisnérias...Se tens discus, que se f...... as plantas, "pardon my french".

P.S. Não te esqueças que à noite as plantas também respiram oxigénio e libertam Co2. Até há quem suspenda a injecção à noite...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

ve la se isso e memo co2,tenho o meu 1 bolha segundo ,o ph 6,5 sem problemas ,agora diz 1 coisa so liguas o co2 quando as luzes liguam?????,e q o co2 a trabalhar com as luzes apagadas vai te aumentar muito o nivel de co2 pois as plantas tambem expelem co2 a noite,outra coisa o teu aqua e de q tamanho e tem muitas plantas tambem pode influenciar ,o filtro ta a trabalhar bem ou tens feito alguma medicacao(tambem influencia)

Publicado:

Boas!!

os discos já estão bem!!

o co2 só ligava em simultaneo com a iluminação, ligava...

vamos ver as plantas...

tratamento só levou agora o esha 2000

o aqua tem 270L, e as plantas são:

Anubias barteri var caladifolia

Anubias barteri var nana - tronco

Echinodorus tenelus

Valisneria americana gigante

Micrathenum Umbrosum

Rotala sp.green

Microsorum pteropus - no tronco

Higrophila polysperma

Rotala rotundifolia

Rotala wallichii

Vesicularia dubyana - no tronco

a continuação da duvida do co2 está no subforum das plantas pois parece-me o local mais apropriado

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=53002

obrigado

abraço

rocha

• 2 semanas depois...
Publicado:

Também tive peixes com respiração ofegante, inclusivamente Discus, 3 morreram juntamente com 2 bótias. Depois de vários testes feitos à agua e ao Co2, não conseguia chegar a nenhuma conclusão.

Finalmente e só passado umas semanas lembrei-me que poderia ser de uma porção de coral que tinha no filtro que por indicação de um profissional, e numa altura que eu fazia criação de escalres, benefeciaria a constituição ossea dos alevins. Retirei esse coral e ainda consegui salvar uns poucos peixes, incluindo Discus.

Deixo aqui este relato só para alertar que a solução não é por vezes evidente.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.