Recommended Posts

Publicado

1º que tudo :lol:

Então e assim..

Comecei com um aquario de agua-doce com as respectivas medidas:

Comprimento-100 cm

Largura-30 cm

Altura-40 cm (cerca de 120 litros)

cOm estas mesmas mediadas agora (desde dezembro) que tenho andado a investir nas belezas do outro lado do oceano (aqua. marinho )..

Desde essa altura tenho sido aconselhado por pessoas expecializadas.. mas gostava que me dessem uma vossa opinão..

não so no que poderei a vir a ter neste pequeno ambiente marinho(em termos de quantidade de peixes, como em termos de Corais ,mas também no que poderá vir a ser modado..

Iluminação-(LifeGlo2) 30w

Escumador (Red Sea. Berlin Airlift 60) aqua. de 240 l.

CO2 (Nutrafin. Natural CO2 system) aqua. de 180 l.

Bomba de Ar (Prima [sera] 100l/h)

Termostato (Sera percision 150-300 l.) (35cm)

Filtro (Atman professional) (infelizmente a caixa já vai no lixo :) n sei a velociadade de filtragem..[contêm 3 copos] já procurei no prop. filtro mas nda

Sal usado (Red Sea)

Comida (JBL. Mariperls)

Vitaminas (Zoolife fishuits color [marine])

Biostarter (Sera ammovec)

Este aqua. encontrasse agora com um anjo. (n sei a especie) [As riscas pretas e por cima dos olhos uma pinta amarela) e mt bonito ,e um nemo (lol) e também 2as pedras vivas .. inda grandinhas

Gostava então da vossa opinião.. no que toca aos peixes e corais e nos materiais..[/img] sff!?

Um outro problema é que desde que tenho as rochas vivas que têm aparecido.. alguns parasitas pela agua (calculo que segue normal) .. Só que os meus peixinhos n querem a comida.. (metem na boca e mandam fora).. (mas pa me contrariar a comida andam de volta dos parasitas..

iNda tenho reparado noutro promenor que não gosto de ver..

Que é o simo da agua parecer que esta coberto com pó ou la o que é akilo.. (n saberam o k poderá ser.. ?!) sff

Os peixinhos desde dia 6de março que nadam e nadam.. n tÊm indicios maus felizmente depois de tanto trabalho.. (estou mesmo contente :wink: )

Agradecia então .. algumas das vossa dicas . para resolver a situação já que inda me incontro inexpriente em termos de aqua. marinhos..

Fico a espera...

--------------------------------------------------------------------------------

Publicado:

Isso dos "parasitas" não serão pulgas de água ou algo do género??É normal os peixes alimentarem-se delas (os meus clarkis assim que entraram no aqua devoraram-nas todas!) por isso não lhes devem fazer mal...

Experimenta dar artémia salina congelada (normalmente não lhe conseguem resistir).

Essa poeira que referes deve ser devida à presença de materiais calcáreos na água. Essa turvação costuma acabar passadas algumas horas de se ligarem os filtros.

Ainda te falta bomba(s) de circulação.

Não faças a asneira de colocar demasiados peixes num aqua desse tamanho, e peixes de grandes dimensões estão imediatamente excluidos. Já agora tenta saber a espécie desse anjo para saberes o tamanho que atinge quando for adulto porque podes ter de te desfazer dele quando crescer.

Deves pôr mais rocha-viva porque ela é "o coração" do aquário :!:

Qual é o tipo e a altura de substrato que tens?? No mínimo deve ter 7cm de altura para uma correta desnitrificação :!:

Se quiseres pôr corais essa lâmpada não serve!! Tens de combinar actinicas com 10000K. Não sei se uma HQI 150W aquecerá demasiado a água.Se optares por esta última tens de colocar um chiler.

Relativamente a peixes, como já disse, só de pequenas dimensões,por ex: Gobies, mais um/2 palhaços, kauderni,etc.

Não tens equipe de limpeza? Uns 5 heremitas, 5 turbos, 10 nassarius.

Pesquisa aqui no fórum, vê as dúvidas dos outros aquaristas,pois com as dúvidas dos outros também se aprende e boa sorte com o aquário :mrgreen:

Publicado:

TaNks nuno bigsmile

Epa n faço mesmo a minima ideia da especie do peixe.. (anjo) ja peskisei na net e tudo e n o consigo encontrar :x nem no meu "Guia do aquario" é um livro..

POdera ser pulgas do mar n me tinha indo lembrado..

éPa kt ao nivel que disseste so tenho 5 cm.. e mm assim tenho pedras espalhadas no fundo pa subir LOL...(o tamanho) um outro problema que me tem acontecido que n mencionei e que os corais partiidos que me servem de fundo... (n só para manter o ph) tao a ficar verdes :? axas que é normal ???

tenho de saber mais coisas sobre bomba(s) de circulação e chillers.. (n me saberás dar um site p´ra ler mais sobre isso" :mrgreen: ficava-te agradecido.. nem que segue so ka imagem.. sff yikes

Publicado:

Viva,

Se puderes por a foto do peixe anjo aqui no forum, seria mais simples do identificar. :mrgreen:

Cumpts.

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Publicado:

bigsmile Hey

Poisdon dix me uma coisa.. como façço isso .. :mrgreen:

e k sou novo nestas coisas .. LOL

Publicado:

Épa, eu nao sei explicar bem. :mrgreen:

Faze-mos assim manda-me a foto para o meu mail (que ja enviei por MP), que eu ponho por ti.

Depois tenta te informar ai com o pessoal melhor.

Pode ser? bigsmile

Cumpts.

Publicado:

Isso de estarem verdes pode ser das algas e é normal.Já mediste os valores de fosfato? Se estiverem altos provoca o crescimento excessivo de algas :!:

É mesmo verde ou azulado(se forem azuis podem ser cianobactérias).

Sobre bombas de circulação tens de ter um total (em litros/hora) 10 a 20 vezes o volume de água do aquário.Vê em Pesquisar (no cimo da página) que encontras mais sobre o assunto.

Sobre chilers não sei quase nada porque não tenho mas tenho de começar a paensar nisso antes do Verão senão ainda vêm aqueles dias de calor e fico com u8ma caldeirada no aquário :mrgreen:

Publicado:

LOL .. assim tomas uams banhocas com os bixos :mrgreen: pensa nisso ! LOL aguinha kente.. (tentador) ...

Oki vou ver as cenas bigsmile

tannks + uma

vex...

Publicado:

POix é .. venjam la isto e dêêm-me a vossa opinião..

pah criar-mos rocha viva =) .. (a bom preço) LOl mt bom mm ..

n tou a dixer apanhala mas sim fazela.. como kisermos.. isto agrada =) mas será que da resultado... :mrgreen:

Tenho um certo medo ..

mas prontos deem so a opinião ..http://www.garf.org/MPegs/AragocreteArch.mpg

se n conseguirem entrar vao po aki http://www.reefcorner.org/ depois opções videos e la ta ele...

tanks .. e vejam isso ;D

Publicado:

Iluminação-(LifeGlo2) 30w

Escumador (Red Sea. Berlin Airlift 60) aqua. de 240 l.

CO2 (Nutrafin. Natural CO2 system) aqua. de 180 l.

Bomba de Ar (Prima [sera] 100l/h)

Termostato (Sera percision 150-300 l.) (35cm)

Filtro (Atman professional) (infelizmente a caixa já vai no lixo :mrgreen: n sei a velociadade de filtragem..[contêm 3 copos] já procurei no prop. filtro mas nda

Sal usado (Red Sea)

Comida (JBL. Mariperls)

Vitaminas (Zoolife fishuits color [marine])

Biostarter (Sera ammovec)

Iluminação - 30W é muito pouco para qualquer tipo de coral - se quiseres ter corais moles podes manter a iluminação que tens e colocar mais um calha dupla de T5 (com uma lampada branca e uma azul). Se a tua intenção é teres corais duros terás que investir numas HQI´s

Escumador - em principio se não aumentares muito a carga orgânica do aquário podes continuar com esse escumador (apesar de eu achar que o escumador deve ser sobredimensionado em relação ao aqua)

CO2 - não percebo para que tens o CO2!!! Ele servirá apenas para a esventualidade de teres um reactor de cálcio e nunca para colocar no aqua directamente!

Bomba de ar - é mais um elemento supérfulo em água salgada - a última coisa que vais querer ter com corais são bolhas no aqua!

Termostacto - OK

Filtro - não conheço o filtro que mencionas' date=' mas partindo do prinicipio que queres ter corais e não apenas peixes é importante saberes que não deves ter filtragem mecânica no aqua. Assim, um filtro exterior é também dispensável - penso que devias pensar em construir uma sump com um overflow - vai aumentar o volume do sistema, que no teu caso não é muito grande e permitir esconder todos os equipamentos.

Sal - OK - não adiciones muito sal na reposição de água do aquário pois o sal fica lá e apenas evapora a água - mede a salinidade (deve estar entre 1024 e 1026)

Comida - penso que deves dar aos peixes, comida congelada e não comida seca! A primeira é mais rica. Não deves dar muita comida aos peixes pois isso vai aumentar a carga orgânica do aqua e trazer-te problemas a médio prazo.

Vitaminas - supérfulas

Biostarter - não sei exactamente o que é mas penso que não é necessário!

Um outro problema é que desde que tenho as rochas vivas que têm aparecido.. alguns parasitas pela agua (calculo que segue normal) .. Só que os meus peixinhos n querem a comida.. (metem na boca e mandam fora).. (mas pa me contrariar a comida andam de volta dos parasitas..

Os "parasitas" que mencionas são os constituintes do Zooplacton e deves dar graças por eles estarem no teu aqua. Não chegam para alimentar os peixes...

iNda tenho reparado noutro promenor que não gosto de ver..

Que é o simo da agua parecer que esta coberto com pó ou la o que é akilo.. (n saberam o k poderá ser.. ?!) sff

O "pó" que referes não é mais do que gordura acumulada! Pelo que percebo não tens movimentação no aqua e isso só vai aumentar. Tens que colocar bombas de circulação dentro do aqua viradas para a superfície. Se construires a sump com o overflow, este vai fazer com que esta película desapareça descendo para a sump e filtrada pelo escumador (que depois deverá ser colocado na sump)

Tens que perceber que um aquário de água salgada assenta essencialmente em 4 factores principais: rocha viva (quanto mais melhor), escumador, movimentação e iluminação.

Se tiveres muita rocha viva, muita movimentação e um bom escumador não necessitas de ter mais nenhum tipo de filtração!

O meu aqua é mantido à mais de 2 anos com 100 kg de rocha viva, uma sump de 80 litros com um refúgio (com macro algas), muita movimentação (mais de 20 x o volume do aqua) e a iluminação. Não tenho qualquer tipo de filtração mecânica e mantenho a água limpa e cristalina.

Existem ainda mais coisas a dizer em relação à manutenção do aqua, como por exemplo a necessidade de dosear kalk, de colocar água de OI (na reposição e mudas), etc. Gostaria no entanto que investigasses o mais que poderes antes de avançares, e depois coloca as tuas dúvidas - estamos aqui para te ajudar!

Um abraço,

Diogo

Publicado:

É um Genicanthus lamarck, é pacifico, reef safe e dos mais simples de manter.

Embora esse aqua seja um pouco pequeno.

Ja agora qual é o tamanho dele?

Cumpts.[/img]

Publicado:

ai tens..

Comprimento-100 cm

Largura-30 cm

Altura-40 cm (cerca de 120 litros)

eu bem sei k e pekeno mas n posso ter maior no quarto LOL :P e eu adoro isto.. epa reparei que ta me a crecher algas no vidro :x terrivel.. tenho de limpar akilo.. :?

Publicado:

bom dia. kual o substracto ke estás a usar?

esses parasitas pela conversa parecem ser pulgas de areia.....

meteste areia da nossa costa no aquario?

se meteste aconselhote a removeres tudo.espero ke nao tenhas feito isso

pk senao vais ter muitos problemas com algas.se tiveres um substracto normal e tas com problemas de algas é porke tens pouca rocha viva ou o teu escumador nao é o suficiente.eu pessoalmente nao gosto dos air lift

compra um deltec ou um escumador venturi.kuanto á luz é muito fraca tens ke por mais luz. musica

Publicado:

Oi fiso .. tanks pela resposta :wink:

mas olha.. n uso areia da praia mas sim akels corais partidos que se vendem nas lojas propios para fundos.. e k matem o ph etc.. etc.

Estes k agora lhes esta a crexer por cima um genero de musgo :P lol

dixem ser normal.. mas so espero k na afecte a agua..

kt ao escumador.. n sei pah pk akilo dix k da pa 240 l o meu nem 180 tem :oops: