Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tenho aquário de ciclideos supostamente africanos, já que há uma espécie que não consigo "catalogar". De incio, quando veio cá para casa era assim:

desc001.jpg

Pacifico no incio, andava de um lado para o outro no aquário, sem se meter na vida dos outros, salvo raras excepções. Entretanto foi crescendo, mais que os outros, e tornou-se um "pouco" mais agressivo, chegando ao ponto de comer duas "corydoras" e um "plecos". Neste momento está assim:

desc002.jpg

No espaço de um mês cresceu para o dobro, assim como o "companheiro" da mesma espécie. Alimento-os com larva de mosquito, artémia e dieta para ciclideos, repartido por três refeições diárias. Entretanto "um" deles escavou no areão de tal modo quase chegava ao vidro do fundo do aquário, formando o que parece uma "toca". Até aí tudo bem, é hábito nestes peixes. O que ontem me surpreendeu foi o facto de um deles não sair por e simplesmente da toca, enquanto o outro fazia a "ronda" à volta da dita, sendo bastante agressivos. Não vêm ao cimo do aquário para se alimentarem, esperando que a comida "vá ter" com eles. Será por causa disto?

desc003.jpg

Intrigado com o compartamento dos animais, depois de muito espreitar, lá conseguimos ver o que supostamente serão ovas! Será que vou ter uma "epidemia" destas "pestes" no aquário? Se sim qual é o tempo médio de incubação? Cuidados a ter, agora e depois de nascerem, se nasceram, os peichitos? Devo separá-los do resto dos inquilinos ou os progenitores vão tratar da sua prol? Sei que são muitas perguntas, mas para quem não está habituado a "estas coisas", é um quebra cabeças. Estava habituado a ter só Gupiies, e eles "desenrascavam-se" sem problemas.

O resto da fauna são estes dois que também não consigo identificar:

cicli010.jpg

O "Gambas".

cicli011.jpg

O "Jorgito" - que agora está azul cobalto.

cicli012.jpg

E dois "Labidochromis caeruleus". O "Ama" e o "Relo". São inseparáveis.

O "casal" que está no "choco são o "Retro escavadora"ea"Empilhadora".

Desde já agradeço as respostas e vamos ver no que isto dá...

Cumps.

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Publicado:

olá DAVS

os teus primeiros ciclideos são americanos ( a espécie agora de cabeça

não me recordo)

o segundo um aulonocara hibrido

o terceiro deixa evoluir.

os americanos em principio devem tomar conta da sua prol.

boa sorte com os pequenos e graudos :wink:

Publicado:

Boas.

Bem me parecia que tinhas "americanisses" por aqui misturadas. Se não me engano, devem ser "Vieja bifasciata". Se assim for vou ter de me "desfazer" deles. São peixes a mais para o aqário... ou talvez não! Vamos ver como se desenvolve a coisa.

Cumps.

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!