jimmy_bean Publicado Novembro 14, 2006 Share Publicado Novembro 14, 2006 Oi pessoal. Comecei agora um aquário de ciclídeos. Ainda tá mt no início, mas não sei bem o que fazer para melhorar o aspecto. No meu aquário ainda estão três peixes que não são ciclídeos e que transitaram do antigo aquário. Setup 80x30x40 = 90l brutos Aquecedor 100w Lâmpada 18W Filtro 300l/h Bomba Ar Alguns troncos naturais Uma rocha vulnanica Duas rochas de plástico decorativas. Peixes 2 Melanochromis auratus 2 Aulonocara (julgo) 1 Botia striata 1 Ramirezi 1 Limpa vidros A areia comprei na loja, é da fininha pq me disseram ser boa para os ciclideos. Gostava de conselhos para decoração. Já agora, a água parece-me um pouco amarelada. Será dos troncos? Estarão a apodrecer? Se for possível, gostava de ideias baratas (comprei agora o aquário, orçamento escasso). Abraços Pá frente é que é caminho! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Novembro 14, 2006 Share Publicado: Novembro 14, 2006 Tanta coisa e tanto erro... Vamos lá... Primeiro o aquário: 90L é muito pouco para mbunas (parece-me ser isso que queres). Serve enquanto forem juvenis mas quando crescerem chapeu. Filtro: Demasiado fraco. Deverias ter um filtro de pelo menos 500L/h, idealmente 900L/h. Troncos: Os mbunas são peixes de águas alcalinas. Troncos só deves meter se a dureza da tua água o permitir, ou arriscas a baixar o ph e matar os mbunas. Iluminação: 18W chegam para ver os peixes. Agora para manter plantas são manifestamente curtos. Peixes: Os auratos quando crescerem podem vir a matar tudo. São peixes bastante agressivos e territoriais. Os aulonocaras não devem ser mantidos com mbunas devido a existir alguma incompatibilidade. O ramirezi e o botia estão a mais. Com o ph a trepar e com a agressividade dos mbunas vão sofrer um bom bocado. O "limpa-vidros" ... que é isso? Limpa vidros conheço ajax, sonasol, cif e mais alguns. Se o "limpa vidros" tem barbatanas, então dependendo da espécie poderá ficar. Os unicos que se aguentam com mbunas são os gyrinocheilus aymonieri (comedor de algas chinês) Layout: Os mbunas gostam de pedra e areia. Troncos são-lhe estranhos. Plantas podes ter das de crescimento rápido pois os mbunas gostam de as comer, ou de as arrancar pois adoram fazer escavações na areia. Resumindo: Tens de parar um pouco e repensar o que queres. Nesse aquário poucos mbunas podes colocar. Diria que tens um bom aquário para ramirezis por exemplo, ou então para conchiculas do tanganika, agora para mbunas é quanto a mim muito curto. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Magalhães Publicado: Novembro 15, 2006 Share Publicado: Novembro 15, 2006 Ora aí está um coktail com muito poucas probabilidades de sucesso Este forum tem muita informação que nos pode ajudar a não cometermos erros de palmatória. abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jimmy_bean Publicado: Novembro 15, 2006 Autor Share Publicado: Novembro 15, 2006 Bem, pensava que não tava assim tão confuso . Voou tentar reorganizar em termos de decoração, e dadas as dimensões, não abusar em quantidade. Abraços Pá frente é que é caminho! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno Nogueira Publicado: Novembro 16, 2006 Share Publicado: Novembro 16, 2006 e dadas as dimensões, não abusar em quantidade. A questão de abusar em quantidade nem sequer se põe... o aquário é demasiado pequeno para mbunas ou aulonocaras. Se trocar de aquário estiver fora de questão sugiro-te que te vires antes para conchiculas do tanganika ou para anões sul americanos. Bruno Nogueira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts