Início de Aquário de Ciclídeos

jimmy_bean

Recommended Posts

Oi pessoal. Comecei agora um aquário de ciclídeos. Ainda tá mt no início, mas não sei bem o que fazer para melhorar o aspecto.

No meu aquário ainda estão três peixes que não são ciclídeos e que transitaram do antigo aquário.

Setup

80x30x40 = 90l brutos

Aquecedor 100w

Lâmpada 18W

Filtro 300l/h

Bomba Ar

Alguns troncos naturais

Uma rocha vulnanica

Duas rochas de plástico decorativas.

Peixes

2 Melanochromis auratus

2 Aulonocara (julgo)

1 Botia striata

1 Ramirezi

1 Limpa vidros

A areia comprei na loja, é da fininha pq me disseram ser boa para os ciclideos.

Gostava de conselhos para decoração. Já agora, a água parece-me um pouco amarelada. Será dos troncos? Estarão a apodrecer?

Se for possível, gostava de ideias baratas (comprei agora o aquário, orçamento escasso).

Pic_3204_1.jpg

Abraços

Pá frente é que é caminho!

Partilhar nas redes sociais

Tanta coisa e tanto erro...

Vamos lá...

Primeiro o aquário: 90L é muito pouco para mbunas (parece-me ser isso que queres). Serve enquanto forem juvenis mas quando crescerem chapeu.

Filtro: Demasiado fraco. Deverias ter um filtro de pelo menos 500L/h, idealmente 900L/h.

Troncos: Os mbunas são peixes de águas alcalinas. Troncos só deves meter se a dureza da tua água o permitir, ou arriscas a baixar o ph e matar os mbunas.

Iluminação: 18W chegam para ver os peixes. Agora para manter plantas são manifestamente curtos.

Peixes:

Os auratos quando crescerem podem vir a matar tudo. São peixes bastante agressivos e territoriais.

Os aulonocaras não devem ser mantidos com mbunas devido a existir alguma incompatibilidade.

O ramirezi e o botia estão a mais. Com o ph a trepar e com a agressividade dos mbunas vão sofrer um bom bocado.

O "limpa-vidros" ... que é isso? Limpa vidros conheço ajax, sonasol, cif e mais alguns.

Se o "limpa vidros" tem barbatanas, então dependendo da espécie poderá ficar. Os unicos que se aguentam com mbunas são os gyrinocheilus aymonieri (comedor de algas chinês)

Layout:

Os mbunas gostam de pedra e areia. Troncos são-lhe estranhos. Plantas podes ter das de crescimento rápido pois os mbunas gostam de as comer, ou de as arrancar pois adoram fazer escavações na areia.

Resumindo:

Tens de parar um pouco e repensar o que queres. Nesse aquário poucos mbunas podes colocar. Diria que tens um bom aquário para ramirezis por exemplo, ou então para conchiculas do tanganika, agora para mbunas é quanto a mim muito curto.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

e dadas as dimensões, não abusar em quantidade.

A questão de abusar em quantidade nem sequer se põe... o aquário é demasiado pequeno para mbunas ou aulonocaras. Se trocar de aquário estiver fora de questão sugiro-te que te vires antes para conchiculas do tanganika ou para anões sul americanos.

Bruno Nogueira