Recommended Posts

Publicado

tenho vindo a reparar que as plantas que se compram nas lojas ou venhem em vasos ou venhem com uma barra de chumbo a agarrar o molho! a questao que se poe é o seguinte: é esse chumbo capaz de contaminar a agua do nosso aquario, uma vez que o chumbo, como toda a gente sabe, um elemento altamente poluente?eu pergunto isto porque normalmente tiro essas mesmas fitas de chumbo, mas calculo que nao seja procedimento de todos e... enquanto essas plantas estao na loja, nao estao a absorver o chumbo pela raiz, o que mais tarde pode tambem contaminar o nosso aquario?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Publicado:

Em princípio deve-se sempre tirar essa tira; quanto à contaminação residual que fica na planta que a teve enquanto para venda, bem, se as plantas forem como os seres humanos, não são capazes de processar metais pesados, que portanto uma vez no corpo, para sempre no corpo - ou seja, não irão libertar chumbo para o aquário.

Para além disso e mais importante, as contaminações/envenenamentos por metais pesados são em geral processos lentos; só por ter um anel de chumbo uns dias ou semanas a planta não vai apanhar dose muito grande; mas ficar com o mesmo anel muito tempo no aquário, se houver corrosão e o chumbo começar a libertar-se e a ser absorvido pelas plantas e peixes, então sim poderão aparecer problemas.

Ignoro qual a taxa de libertação de chumbo, e há-de depender por exemplo do pH.

Ou seja, continua a retirar os anéis!

cumprimentos

Nuno Barradas

Publicado:

pois entao deviamos criar um movimento anti-esse-procedimento, nao?

os fornecedores deviam deixar de fazer este tipo de barbaridade?

outro problema é, se as plantas absorvem o chumbo ( o que ate podem tar com este anel durante muito tempo antes de serem vendidas) quando morrem nos nossos aquarios fica la o chumbo que elas absorveram, ao fim de muitas plantas teremos nos chumbo a mais no aquario ? e os peixes que comem essas ditas plantas?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!