Recommended Posts

Publicado

boas pessoal venho pedir-vos uma ajuda para iniciar com o meu aqua de conchículas,

1º um aquario de 50cm dá? deve rondar os 45/50L

2º um filtro fulval 2 Plus 400Lts/h (interno) dá?

3º posso utilizar areia da praia?

4º onde posso arranjar pedra calcaria, daquelas "grandes" com buracos?

5º é presizo algum tipo de iluminaçao em especial para o aqua?

6º se colocar um anubia, posso colocar co2 no aqua? nao ira projudicar o ph?

bem estas sao as minhas primeiras duvidas vo pesquisar melhor sobre como irei montar o aqua

abraços ;)

Nuno Silva

Publicado:

Bem, é um pouco apertado, geralmente aconselham a partir dos 60 cm, mas acho que até te safas com uma colónia de similis ou de multis

Uma coisa que já aprendi é que em africanos não devem poupar na filtragem, um externo era o ideal, ainda ganhavas espaço dentro do aqua e tudo

Claro, até te ajuda a manter os parâmetros indicados. mas tens de a lavar muito bem.

Quem me arranjou foram utilizadores do fórum, mas se fores a lojas tipo max mat, ou mestre maco acho que deves arranjar alguma coisa

5º é presizo algum tipo de iluminação em especial para o aqua?

Nahh, eu em 100L tenho 18w...

6º se colocar um anubia, posso colocar co2 no aqua? não (palavra corrigida) ira projudicar o ph?

Não vale a pena,a anubia não precisa de co2, e já sabes que baixa o pH, por isso esquece o co2.

Agora espera por alguém que perceba mais que eu disto (praticamente toda a gente ;) )

Abraços e boa sorte!

:\

Publicado:

ja agora e um aquario de 80x30x40(96 litros) com um filtro externo fluval 103(antigos)? algum tipo de tanganica com o mesmo tamanho,mesmo facilidade de recriação e tamanho mas que seja interactivo com rochas no aquario? apenas areia e conchas penso que ficaria um pouco feio

Ps- Desculpa aproveitar o teu topic Modding-iPod

EX-Naysel

Publicado:

Ciclideos Africanos

Aqui podes dar uma vista de olhos nas espécies, e olha que conchiculas não são nada feios, têm personalidade, e dão alegria ao aquário. Para essa litragem não acho que tenhas mais escolha que uma única espécie de conchiculas.

:\

Publicado:

Mas queres conchiculas ou rockdwellers?

Os conchiculas vivem bem com rochas no aquário e por vezes até podem preferir as rochas às conchas.

Em rockdwellers tens sempre as julies ou alguns dos lamprologus. Ambos os grupos de espécies ficam no entanto maiores e que os conchiculas e no caso das julies quando procriarem vai ser complicado porque têm uma taxa de sobrevivencia de alevins muito elevada, acabando por se tornarem uma "praga"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

• 1 ano depois...
Publicado:
Ciclideos Africanos

Aqui podes dar uma vista de olhos nas espécies, e olha que conchiculas não são nada feios, têm personalidade, e dão alegria ao aquário. Para essa litragem não acho que tenhas mais escolha que uma única espécie de conchiculas.

podes arranjar essas pedras na maxmat 45 centimos ao kilo

Publicado:
boas pessoal venho pedir-vos uma ajuda para iniciar com o meu aqua de conchículas,

5º é presizo algum tipo de iluminaçao em especial para o aqua?

6º se colocar um anubia, posso colocar co2 no aqua? nao ira projudicar o ph?

bem estas sao as minhas primeiras duvidas vo pesquisar melhor sobre como irei montar o aqua

abraços ;)

Boas

Eu tenho um aqua só para concilhas com 60 cm de frente, tenho lá uma colonia ainda jovem, por sinal fornecida pelo Seraph.

O meu areão é de areia de praia misturada com areão calcário, o que, como o Seraph te disse, ajuda a manter os parametros adequados.

A minha luz também não é nada de especial, creio que é ou 15w, ou 20w, agora não estou em casa para ver e não me lembro.

Quanto às pedras o Max Mat tem dessas que tu queres, mas no meu de conchilas optei só mesmo por conchas para não desperdiçar litragem em pedras.

Por motivos de espaço onde o aqua está inserido, só tenho dois filtros interiores. Mas se pudesse optava por um exterior. Quanto a capacidade, como já se disse aqui, quanto maior melhor.

Com a capacidade do teu aqua, mantém mesmo só uma pequena colonia de conchilas e de preferência multies que são os mais pequenos. O ideal seria mesmo só um macho e duas ou três femeas.

E atenção, prepara-te para TPA semanais, caso contrario podes ter chatices com um aqua dessa litragem para africanos.

Abraço.

Publicado:

Pois meus amigos, eu tenho um grande problema com os CONCHICULAS, não os consigo encontrar à venda na zona do Porto (inclui Gondomar V.N. Gaia).

Esse é o meu problema e não outro qualquer, por isso sou eu quem tem o maior problema de todos....

Alguém sabe onde os posso adquirir?

Básicamente os Neolamprologus Multifasciatus ou neo*** Brevis, ou ainda qualquer outro desta familia.

Gracias ;)

• 1 mês depois...
Publicado:

Obrigado a todos pela ajuda prestada. Já consegui 4 multifasciatus na Jardilandia na Maia. :drinking: