O meu Reef


cmpp2

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Conforme prometido aqui fica o setup e umas fotos do meu novo projecto, e«isto após uma tentativa frustrada de um nano de 90L, em que admito a ignorancia era muita (ainda é; mas antes era bem mais :lol::lol: ) e onde conto com as vossas sugestões e dicas para que seja um projecto com sucesso.

 

Aqui vai o setup:

 

Estrutura em Ferro

Aquario 120x60x60 com coluna seca e 2 furos (432L)

Sump 80x30x40 (aberto)

Calha JM220C 2x150w HQI + 2x54w T5 Actinicas

Powerhead AP5600 (5000L/H)x2

Escumador AP600 Deltec

Bomba Aquabee 500

Unidade Osmose Inversa 4 Estágios

Sal 20Kg ->600L

Osmoregulador Aquasat Type A (ainda não chegou)

Bomba Reposição AP1200 (400L/H)

Reactor Kalkwasser KM500

Termoestato 300w

Areia viva 5 Sacos

Rocha Viva (Fiji) 55 kg

 

Foi cheio no dia 2/11/2006

 

Aqui ficam umas fotos

 

A estrutura

Pic_10436_1.jpg

 

Já com o vidro

Pic_10436_2.jpg

 

Cheio

Pic_10436_3.jpg

 

Sump

Pic_10436_4.jpg

 

As primeiras algas

Pic_10436_5.jpg

 

No dia 8/11/06 fiz os primeiros testes:

 

Temp. - 27º

Densidade - 1025

PH - 8,4

Amonia - < 0,025

Nitritos - 0,1

Nitratos - 25

 

Pensava ter nesta altura menos nitratos e mais amónia. O que vos parece estes resultados?

 

Tenho de começar a pensar na equipa de limpeza, aceitam-se sugestões...

 

Outros comentários/opiniões são bem vindos. :wink::wink:

 

Um abraço

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vejo :)

 

Pela informação e conselhos que foste pedidndo e lendo penso que vai ser um projecto de sucesso.

 

Já o vi ao vivo e está muito bom para um aquário só com água e rochas.. para já!! :)

 

Como te disse pessoalmente aqueles montes parece-me muito artificiais..

Talvez onde tens a coluna seca deixar estar como está mas encostar o outro monte a essas rochas da coluna e ir fazendo descer a quantidade de pedras... mas espera por outras opiniões e continua a pesquisar imagens de outros aquários :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

ta tudo a compor-se, mas ainda falta. Tens de por mais rocha. Podes complementar a que tens com rocha "morta", muito mais barata.

 

Tambem concordo com o carlos. O layout ta muito artificial e para alem disso, essas paredes verticais não são muito boas para meter os corais.

 

Nesta altura não te preocupes demasiado com testes. È esperar.

 

Nassarios, cerites, ermitas. turbos, e não me lembro de mais para equipe de limpeza

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais obrigado pelos vossos comentários.

 

Quanto ao layout, aquela "ilha" no meio está a esconder a bomba de circulação e por acaso até não desgosto de ver, talvez pudesse ser dado um toque em cima. Já tentei dar ali umas voltas, mas acabou práticamente igual. :cry: De qualquer forma tenho alguns pratos nesse para colocar corais.

 

Quanto aquela parede do lado direito, o objectivo era tapar a coluna seca, mas de facto não gosto muito de ver aquela parede ali.

Luis, aconselhas-me a pôr mais rocha? A verdade é que queria manter aquele "canyon" entre os 2 "montes" de rocha e queria também deixar espaço para os peixes. Mas todos os conselhos são bem vindos. :cry:

 

Um abraço

 

Prates

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois isso dá mais ou menos 80kg... Tenho aí 60!

Luis, diz-me uma coisa, onde arranjaste aqueles pratos espetaculares que tens no teu aqua?

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos,

 

Aqui vai um pequeno "update" do meu sistema e também algumas dúvidas que me vão surgindo, que se o pessoal poder ajudar, agradecia...

 

O aquário está agora com quase 7 semanas, e a primeira noticia não é boa. Os testes que tenho feito de há 3 semanas para cá têm-me dado os seguintes valores:

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 0

PH - 8,4

Densidade-1025

 

Portanto, estes valores estão muito bons. Há mais ou menos 2 semanitas passei pela loja, e fui convencido a comprar um Zebrassoma e um leucosternon. Digo fui convencido porque apesar das minhas dúvidas se não seria muito cedo para este tipo de peixes, foi-me dito que não, porque uma vez que tenho muita rocha e areia viva no meu sistema, acelera o ciclo e daí os meus valores já estarem ok. Não estou, com isto, a culpar ninguém, a culpa é toda minha, que no fundo queria era trazer o(s) peixe(s).

Pois é!!! Não correu bem :cry: . Passados uns dias apareceram-lhes uns pontos brancos, pelo tenho lido aqui no forum seria ictio Comecei a tratar de arranjar um aqua de quarentena para o tratar com cobre. Já tenho o aqua mas não fui a tempo, sequer de o encher. Os peixes comeu sempre e uns dias pareciam estar bons mas depois pioravam. E aqui começam as minhas dúvidas:

 

- A bactéria já estaria presente no meu aquário ou teria vindo com o(s) peixe(s). Já li que esta bactéria só "vive" em peixes, e sem eles presentes morre em mais ou menos 5 semanas, mas não poderia estar presente na rocha ou na areia?

 

- Haveria outros testes que eu devia ter feito á água que não fiz?

 

- Como elimina-la? Deixando o aquário uns tempos sem peixes é o indicado? Ou posso colocar algum peixe mais resistente?

 

- Tenho reparado que têm aparecido uns pontos brancos nos vidros do aqua, principalmente no de trás, alguém me sabe dizer se isto tem alguma coisa a ver com a bactéria em questão? Outra coisa que eu noto são uns invertebrados que apareceram, tipo lesmas pequeninas, que andam pelas rocha e pelos vidros a comer algas. Já contei aí umas 6, mas julgo que estão a aumentar. Alguem sabe o que isto é?

 

- Outra coisa que eu tenho dúvidas é em relação à manutenção; para além das TPA's que mais fazem aos vossos reefs? Para limpar o areão e os detritos que se alojam em cima das rochas, fazem alguma coisa de especial?

 

Felizmente não são só más noticias, deram-me um pézinho de xénia muito pequenininho que está enorme e tenho um sarcophiton que também está muito bonito.

 

Entretanto também adicionei uns quilitos de rocha morta para tentar dar um jeitinho no meu layout, mas acho que ainda ficou pior ::D: (coloco fotos em breve).

 

Desculpem lá a seca (não sei se alguém vai conseguir ler isto até ao fim ), desde já obrigado a todos :) .

 

Um grande abraço,

Boas Festas :)

 

Carlos Prates

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos viva. Eu tive paciência para ler até ao fim e não custou assim tanto :silly:

 

Por partes ...

 

Os testes de facto aparentam estarem ok, no entanto nos aquários de recife também é importante começares a medir os valores de kH e Ca nomeadamente se estás a pensar em começar a introduzir corais num futuro próximo.

 

Há mais ou menos 2 semanitas passei pela loja, e fui convencido a comprar um Zebrassoma e um leucosternon. Digo fui convencido porque apesar das minhas dúvidas se não seria muito cedo para este tipo de peixes, foi-me dito que não, porque uma vez que tenho muita rocha e areia viva no meu sistema, acelera o ciclo e daí os meus valores já estarem ok. Não estou, com isto, a culpar ninguém, a culpa é toda minha, que no fundo queria era trazer o(s) peixe(s).
Eu sou da opinião que um dos primeiros peixes a entrar nos nossos aquários deve ser um Zebrassoma flavescens ou similar, uma vez que nos ajudam e muito no combate à fase das algas, no entanto adicionar um peixe como um A. leucosternon logo no ínicio é algo que devias ter evitado por questões da territorialidade uma vez que se iriam agredir mutuamente dado não existirem outros factores de interesse (peixes mais pequenos p.ex :lol: ). O leucosternon é também um peixe que necessita de um aquário com uma boa oxigenação e bastante espaço para nadar caso contrário torna-se extremamente difícil adicionar mais peixes (o meu e já lá vai um ano faz a vida negra a qualquer peixe que entre pelo que já desisiti de meter mais algum peixe de médio porte no meu sistema) por isso deve ser sempre deixado para último a entrar.

 

Pois é!!! Não correu bem icon_cry.gif . Passados uns dias apareceram-lhes uns pontos brancos, pelo tenho lido aqui no forum seria ictio Comecei a tratar de arranjar um aqua de quarentena para o tratar com cobre. Já tenho o aqua mas não fui a tempo, sequer de o encher. Os peixes comeu sempre e uns dias pareciam estar bons mas depois pioravam. E aqui começam as minhas dúvidas:

 

- A bactéria já estaria presente no meu aquário ou teria vindo com o(s) peixe(s). Já li que esta bactéria só "vive" em peixes, e sem eles presentes morre em mais ou menos 5 semanas, mas não poderia estar presente na rocha ou na areia?

 

- Haveria outros testes que eu devia ter feito á água que não fiz?

 

- Como elimina-la? Deixando o aquário uns tempos sem peixes é o indicado? Ou posso colocar algum peixe mais resistente?

 

 

Os pontos brancos são provavelmente cryptocaryon irritans e podem ter aparecido devido a stress ou algum problema com a qualidade da água. Tens aqui um link interessante sobre o assunto http://www.reefkeeping.com/issues/2003-08/sp/index.php . A bactéria de facto pode encontrar-se em estado latente e sem hospedeiro também penso que poderá morrer, mas deixa-me que te diga que é algo perfeitamente controlável. No caso dos meus cirugiões noto logo p.ex quando sobe a temperatura do aquário uma vez que a primeira coisa a manifestar-se é o aparecimento de pontos brancos, mas se tiveres os peixes bem alimentados e saudáveis eles combatem muito bem esta doença. No entanto não há melhor remédio que a prevenção e se tiveres hipótese de quarentenar todos os peixes que adquires óptimo! Tratamentos é o que não falta - cobre, formalina, hiposalinidade.

 

Tenho reparado que têm aparecido uns pontos brancos nos vidros do aqua, principalmente no de trás, alguém me sabe dizer se isto tem alguma coisa a ver com a bactéria em questão? Outra coisa que eu noto são uns invertebrados que apareceram, tipo lesmas pequeninas, que andam pelas rocha e pelos vidros a comer algas. Já contei aí umas 6, mas julgo que estão a aumentar. Alguem sabe o que isto é?

Os pontos brancos no vidro poderão ser alga coralina a nascer, já verificaste se tem uma textura resistente? As lesmas é díficil sem uma fotografia mas deverão ser algo da família dos copépodes ou amphipodes...

 

- Outra coisa que eu tenho dúvidas é em relação à manutenção; para além das TPA's que mais fazem aos vossos reefs? Para limpar o areão e os detritos que se alojam em cima das rochas, fazem alguma coisa de especial?

 

Adição de kalkwasser e sinfonagem do fundo e das rochas quando há paciência ;)

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

infelizmente foste mal aconselhado.

 

O flavenses ainda se aceita mas o leucosternon é um dos ultimos peixes a por.

 

No que diz respeito a cirugiões, temos de escolher os que queremos e ir adicionando pouco a pouco, respeitando a territoriedade de cada um.

 

Quanto á doença, o Duarte ja explicou e concordo com o prognostico dele.

 

Os pontos brancos nos vidros deve ser alga coralina a surgir.

 

Para manutenção podes tambem de vez em quando agarrar numa bomba e "soprar" sobre a rocha.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como concordo com o Duarte e Luis no que toca a peixes e doenças, vou só dar umas dicas quanto ao layout. A formaçao de ilhas ou outra estrutura deve ser feita principalmente com rochas colocadas na horizontal e tentar sempre ter bases maiores que os topos, e cujo crescimento seja lento...ou seja nada de coisas muito verticais...uma subida com un angulo de 45º é um bom guia. E sempre que conseguires fazer protuberancias é bom, quer para colocares corais mais tarde, quer para quebrar a monotonia da subida.

 

Uma das coisas importantes é olhar para os calhaus como um todo antes de os colocar...e selecionar os mais feios e volumosos para meter na base, ou na parte de trás do layout. selecionar os mais bonitos para pontos de destaque e selecionar os mais alongados e finos para fazer protuberancias.

 

E claro, como em qualquer hardscape de aquarios, rodar as rochas na mao, imaginar como ficam dos vários angulos, ás vezes a primeira ideia nem sempre é a melhor.

 

Isto claro...é como eu gosto de fazer as coisas nas montagens de reefs.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como concordo com o Duarte e Luis no que toca a peixes e doenças, vou só dar umas dicas quanto ao layout. A formaçao de ilhas ou outra estrutura deve ser feita principalmente com rochas colocadas na horizontal e tentar sempre ter bases maiores que os topos, e cujo crescimento seja lento...ou seja nada de coisas muito verticais...uma subida com un angulo de 45º é um bom guia. E sempre que conseguires fazer protuberancias é bom, quer para colocares corais mais tarde, quer para quebrar a monotonia da subida.

 

Uma das coisas importantes é olhar para os calhaus como um todo antes de os colocar...e selecionar os mais feios e volumosos para meter na base, ou na parte de trás do layout. selecionar os mais bonitos para pontos de destaque e selecionar os mais alongados e finos para fazer protuberancias.

 

E claro, como em qualquer hardscape de aquarios, rodar as rochas na mao, imaginar como ficam dos vários angulos, ás vezes a primeira ideia nem sempre é a melhor.

 

Isto claro...é como eu gosto de fazer as coisas nas montagens de reefs.

 

Estas teorias todas depois dão este trabalho da treta:

 

IMG_4170.jpg

 

o meu aquario recem montado. Layout feito pelo Just_me.

 

:crazyeyes:

Editado por Luis Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Antes de mais, obrigado pelas vossas respostas/dicas. :?

 

Luis, quer dizer, um gajo já está em baixo, porque o layout não está grande coisa e vens tu e colocas uma foto do teu aqua... :drinking: Se eu já babava antes de o ter no meu tópico, o que dizer agora. :wink:

 

Tenho é de cravar o just_me para fazer aqui uma visita a S. João da Talha. :)

 

Duarte, a informação que eu tinha era que o flavencens é uma óptima opção para ser uma das aquisições iniciais precisamente pelas razões que referiste. Quanto ao leucosternon, é um peixe que eu desejo ter no meu reef, e acabei por traze-lo porque era "companheiro" do zebrassoma na loja, não havendo problema nenhum entre eles, uma vez que já estavam juntos e entraram juntos.

Entretanto, montei a quarentena com agua da TPA de hoje (75L) e está pronto a receber os próximos pexitos. No entanto vou aguardar mais umas 3 a 4 semanas antes de colocar outro peixe. Que acham???

 

Se quiserem dar sugestões para as primeiras aquisições, eu agradeço.

 

Um abraço

 

Feliz Natal

 

Carlos Prates

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá uma vez mais,

 

 

Estou com uma duvidazinha, e cá venho eu cravar a vossa ajuda.

 

Adquiri recentemente um medidor de pH digital, calibrei-o segundo as instruções, e mostrou-me aquilo que eu já andava desconfiado através dos testes normais...

Tenho o pH um pouco elevado. Chegou a atingir os 8,50 e de noite desce quase até aos 8,30. No fim de semana fiz uma TPA com água natural (75L) e julgo que não ajudou muito. Agora duas questões:

 

- Este valor elevado pode ter sido causador das mortes que tive?

- O que poderá estar a causar isto, a adição de kalk???

- O que me aconselham a fazer?

 

Ok, foram 3 questões :P

 

Um abraço,

 

Carlos Prates

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

quanto ao aqua de quarentena, acho que sim, espera as 3 semanas.

 

Quanto ao Layout, chateia o Just, hehehe. Como ja disse ao Carlos quando quiseres, dá cá um pulinho.

 

Quanto ao PH, não te preocupes muito com isso. Está alto, mas nada do outro mundo. O mais importante é não haver grandes oscilações dos parametros. Alias, há gurus que recomendam manter um PH alto.

Já agora, a agua do mar é do best. Não tenhas problemas a utiliza-la e faz sempre as TPA´s regularmente.

 

As mortes não tiveram a ver com o PH. Teve a ver com a imaturidade do sistema e tambem, provavelmente, o sistema imunologico dos bichos, já um pouco debilitado.

 

E não deixes de adicionar Kalk.

 

Abraço

Editado por Luis Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Quanto ao Layout, chateia o Just, hehehe. Como ja disse ao Carlos quando quiseres, dá cá um pulinho.

 

É, tenho de combinar com o Carlos um dia destes para dar aí um dia destes a ver se aprendo alguma coisa. E babar mais um bocado com o teu layout ;) ! E claro, quando quiseres vi cá ver as minhas pedras diz qualquer coisa, ainda por cima estás aqui tão perto...

 

Entretanto, e voltando ao tema do PH descobri que estava a fazer uma borrada das grandes :). Eu tenho um reservatório com água de osmose e um osmoregulador que repõe automáticamente a água através do reactor de kalk. Até aqui...tudo pacifico. Aconteceu-me algumas vezes o nivel de água no reservatório baixar a um nivel a que a bomba não consegue repor ficando a trabalhar em "seco". Eu em vez que repor primeiro a água directamente na sump até ao nivel normal colocava directamente no reservatório. Ou seja era muito kalk a entrar num curto espaço de tempo, o que provocava um precipitação muito rápido no valor do PH, que subia bastante muito rápidamente. Isto como é sabido é muito prejudicial aos peixes e pode ter contribuido para o aumento de stress e para os debilitar...

 

Que vos parece?

 

Um abraço,

 

Carlos Prates

 

P.S.- As foto não estão esquecidas... estão aínda a revelar :):?:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, e voltando ao tema do PH descobri que estava a fazer uma borrada das grandes cabecadura. Eu tenho um reservatório com água de osmose e um osmoregulador que repõe automáticamente a água através do reactor de kalk. Até aqui...tudo pacifico. Aconteceu-me algumas vezes o nivel de água no reservatório baixar a um nivel a que a bomba não consegue repor ficando a trabalhar em "seco". Eu em vez que repor primeiro a água directamente na sump até ao nivel normal colocava directamente no reservatório. Ou seja era muito kalk a entrar num curto espaço de tempo, o que provocava um precipitação muito rápido no valor do PH, que subia bastante muito rápidamente. Isto como é sabido é muito prejudicial aos peixes e pode ter contribuido para o aumento de stress e para os debilitar...

 

Que vos parece?

 

Boas César.

 

Se bem percebi a questão não fizeste nenhuma asneira, é sempre preferível colocar a água no reservatório do que directamente na sump. Como é que tens a saída do teu reactor de kalk? O osmorregulador da Tunze ou Deltec manda um fluxo muito grande e é natural que tenhas adicionado muito kalk rapidamente, uma ideia é colocares ( se ainda não tiveres) uma torneira de regulação de fluxo à saída do reactor por forma a efectuar um gotejamento e não o fluxo elevado do osmorregulador.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao Layout, chateia o Just, hehehe. Como ja disse ao Carlos quando quiseres, dá cá um pulinho.

 

Quando quiserem estou pronto para ir ver água :D Não sei onde é a tua casa mas sei onde tu trabalhas :D

 

 

É, tenho de combinar com o Carlos um dia destes para dar aí um dia destes a ver se aprendo alguma coisa. E babar mais um bocado com o teu layout new_Eyecrazy.gif ! E claro, quando quiseres vi cá ver as minhas pedras diz qualquer coisa, ainda por cima estás aqui tão perto...

 

Como também sei onde é a tua casa é só combinarem e Luis, podes ir ter à minha que eu levo-te lá :D e aproveito para ver a evolução.

 

Boas César.

 

É Carlos cabecadura :D

 

Mete Fotos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos e Carlos

 

não andem ai com ah e tal, agarram no carro, ligam-me a aparecem.

 

Quanto á questão, eu tambem de vez em quando (ate muitas vezes) tenho uma nuvem branca dentro do aqua devido a esse mesmo problema. Nunca tive consequencias. Pronto, a litragem é maior e está mais estavel o aquario, mas continuo a não achar que tenha sido disso.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas César.

 

Se bem percebi a questão não fizeste nenhuma asneira, é sempre preferível colocar a água no reservatório do que directamente na sump. Como é que tens a saída do teu reactor de kalk? O osmorregulador da Tunze ou Deltec manda um fluxo muito grande e é natural que tenhas adicionado muito kalk rapidamente, uma ideia é colocares ( se ainda não tiveres) uma torneira de regulação de fluxo à saída do reactor por forma a efectuar um gotejamento e não o fluxo elevado do osmorregulador.

Duarte, o meu osmoregulador é Deltec, assim como o reactor e a reposição de água é feita gota a gota. O que eu estava a referir é que normalmente se calhar caem 10 gotas agora e daqui a uma hora mais 10 etc... se deixarmos cair o nivel da água na sump ele vai repor "gota a gota" mas até repor o nivel. A minha questão é se isto não será prejudicial?

Uma coisa é certa, desde que deixei de cometer este erro o pH nunca mais atingiu os 8,5 como chegou a atingir.

 

Quanto á questão, eu tambem de vez em quando (ate muitas vezes) tenho uma nuvem branca dentro do aqua devido a esse mesmo problema. Nunca tive consequencias. Pronto, a litragem é maior e está mais estavel o aquario, mas continuo a não achar que tenha sido disso.

 

abraço

Pois, se calhar isto não tem nada a ver e as mortes tiveram mesmo outras causas... como o estado de maturação do aquario por exemplo. Pelo sim pelo não vou ter mais cuidado com o nivel de água no deposito de reposição. :puppydogeyes:

 

Obrigado,

 

Um abraço,

 

Carlos Prates

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Já há algum tempo que estou para colocar algumas fotos, actualizadas. Portanto aqui ficam elas:

 

Lismata debelius

Pic_10436_6.jpg

 

Euphyllia

Pic_10436_7.jpg

 

Cromis Viridis

Pic_10436_8.jpg

 

Vista Lateral

Pic_10436_9.jpg

 

Lobophyton

Pic_10436_10.jpg

 

??? Thanks to Luis Rodrigues bigsmilebigsmile

Pic_10436_11.jpg

 

Sarcophyton

Pic_10436_12.jpg

 

Salarias Fasciatus

Pic_10436_13.jpg

 

Ocellaris

Pic_10436_14.jpg

 

Jade Filefish - Paramonacanthus japonicus

Pic_10436_16.jpg

 

Ocellaris

Pic_10436_17.jpg

 

Centropyge bispinosus

Pic_10436_18.jpg

 

Geral

Pic_10436_15.jpg

 

Façam os vossos comentários/criticas....

 

Abraços,

Carlos Prates

Editado por cmpp2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais