Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Conforme prometido aqui fica o setup e umas fotos do meu novo projecto, e«isto após uma tentativa frustrada de um nano de 90L, em que admito a ignorancia era muita (ainda é; mas antes era bem mais :lol::lol: ) e onde conto com as vossas sugestões e dicas para que seja um projecto com sucesso.

Aqui vai o setup:

Estrutura em Ferro

Aquario 120x60x60 com coluna seca e 2 furos (432L)

Sump 80x30x40 (aberto)

Calha JM220C 2x150w HQI + 2x54w T5 Actinicas

Powerhead AP5600 (5000L/H)x2

Escumador AP600 Deltec

Bomba Aquabee 500

Unidade Osmose Inversa 4 Estágios

Sal 20Kg ->600L

Osmoregulador Aquasat Type A (ainda não chegou)

Bomba Reposição AP1200 (400L/H)

Reactor Kalkwasser KM500

Termoestato 300w

Areia viva 5 Sacos

Rocha Viva (Fiji) 55 kg

Foi cheio no dia 2/11/2006

Aqui ficam umas fotos

A estrutura

Pic_10436_1.jpg

Já com o vidro

Pic_10436_2.jpg

Cheio

Pic_10436_3.jpg

Sump

Pic_10436_4.jpg

As primeiras algas

Pic_10436_5.jpg

No dia 8/11/06 fiz os primeiros testes:

Temp. - 27º

Densidade - 1025

PH - 8,4

Amonia - < 0,025

Nitritos - 0,1

Nitratos - 25

Pensava ter nesta altura menos nitratos e mais amónia. O que vos parece estes resultados?

Tenho de começar a pensar na equipa de limpeza, aceitam-se sugestões...

Outros comentários/opiniões são bem vindos. :wink::wink:

Um abraço

Carlos

Publicado:

E agora??? Já se vê?

Um abraço,

Carlos

Publicado:

Eu vejo :)

Pela informação e conselhos que foste pedidndo e lendo penso que vai ser um projecto de sucesso.

Já o vi ao vivo e está muito bom para um aquário só com água e rochas.. para já!! :)

Como te disse pessoalmente aqueles montes parece-me muito artificiais..

Talvez onde tens a coluna seca deixar estar como está mas encostar o outro monte a essas rochas da coluna e ir fazendo descer a quantidade de pedras... mas espera por outras opiniões e continua a pesquisar imagens de outros aquários :)

Publicado:

Ola

ta tudo a compor-se, mas ainda falta. Tens de por mais rocha. Podes complementar a que tens com rocha "morta", muito mais barata.

Tambem concordo com o carlos. O layout ta muito artificial e para alem disso, essas paredes verticais não são muito boas para meter os corais.

Nesta altura não te preocupes demasiado com testes. È esperar.

Nassarios, cerites, ermitas. turbos, e não me lembro de mais para equipe de limpeza

abraço

Publicado:

Olá,

Antes de mais obrigado pelos vossos comentários.

Quanto ao layout, aquela "ilha" no meio está a esconder a bomba de circulação e por acaso até não desgosto de ver, talvez pudesse ser dado um toque em cima. Já tentei dar ali umas voltas, mas acabou práticamente igual. :cry: De qualquer forma tenho alguns pratos nesse para colocar corais.

Quanto aquela parede do lado direito, o objectivo era tapar a coluna seca, mas de facto não gosto muito de ver aquela parede ali.

Luis, aconselhas-me a pôr mais rocha? A verdade é que queria manter aquele "canyon" entre os 2 "montes" de rocha e queria também deixar espaço para os peixes. Mas todos os conselhos são bem vindos. :cry:

Um abraço

Prates

Publicado:

Pois isso dá mais ou menos 80kg... Tenho aí 60!

Luis, diz-me uma coisa, onde arranjaste aqueles pratos espetaculares que tens no teu aqua?

Um abraço.

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá a todos,

Aqui vai um pequeno "update" do meu sistema e também algumas dúvidas que me vão surgindo, que se o pessoal poder ajudar, agradecia...

O aquário está agora com quase 7 semanas, e a primeira noticia não é boa. Os testes que tenho feito de há 3 semanas para cá têm-me dado os seguintes valores:

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 0

PH - 8,4

Densidade-1025

Portanto, estes valores estão muito bons. Há mais ou menos 2 semanitas passei pela loja, e fui convencido a comprar um Zebrassoma e um leucosternon. Digo fui convencido porque apesar das minhas dúvidas se não seria muito cedo para este tipo de peixes, foi-me dito que não, porque uma vez que tenho muita rocha e areia viva no meu sistema, acelera o ciclo e daí os meus valores já estarem ok. Não estou, com isto, a culpar ninguém, a culpa é toda minha, que no fundo queria era trazer o(s) peixe(s).

Pois é!!! Não correu bem :cry: . Passados uns dias apareceram-lhes uns pontos brancos, pelo tenho lido aqui no forum seria ictio Comecei a tratar de arranjar um aqua de quarentena para o tratar com cobre. Já tenho o aqua mas não fui a tempo, sequer de o encher. Os peixes comeu sempre e uns dias pareciam estar bons mas depois pioravam. E aqui começam as minhas dúvidas:

- A bactéria já estaria presente no meu aquário ou teria vindo com o(s) peixe(s). Já li que esta bactéria só "vive" em peixes, e sem eles presentes morre em mais ou menos 5 semanas, mas não poderia estar presente na rocha ou na areia?

- Haveria outros testes que eu devia ter feito á água que não fiz?

- Como elimina-la? Deixando o aquário uns tempos sem peixes é o indicado? Ou posso colocar algum peixe mais resistente?

- Tenho reparado que têm aparecido uns pontos brancos nos vidros do aqua, principalmente no de trás, alguém me sabe dizer se isto tem alguma coisa a ver com a bactéria em questão? Outra coisa que eu noto são uns invertebrados que apareceram, tipo lesmas pequeninas, que andam pelas rocha e pelos vidros a comer algas. Já contei aí umas 6, mas julgo que estão a aumentar. Alguem sabe o que isto é?

- Outra coisa que eu tenho dúvidas é em relação à manutenção; para além das TPA's que mais fazem aos vossos reefs? Para limpar o areão e os detritos que se alojam em cima das rochas, fazem alguma coisa de especial?

Felizmente não são só más noticias, deram-me um pézinho de xénia muito pequenininho que está enorme e tenho um sarcophiton que também está muito bonito.

Entretanto também adicionei uns quilitos de rocha morta para tentar dar um jeitinho no meu layout, mas acho que ainda ficou pior ::D: (coloco fotos em breve).

Desculpem lá a seca (não sei se alguém vai conseguir ler isto até ao fim ), desde já obrigado a todos :) .

Um grande abraço,

Boas Festas :)

Carlos Prates

Publicado:

Olá Carlos viva. Eu tive paciência para ler até ao fim e não custou assim tanto :silly:

Por partes ...

Os testes de facto aparentam estarem ok, no entanto nos aquários de recife também é importante começares a medir os valores de kH e Ca nomeadamente se estás a pensar em começar a introduzir corais num futuro próximo.

Há mais ou menos 2 semanitas passei pela loja, e fui convencido a comprar um Zebrassoma e um leucosternon. Digo fui convencido porque apesar das minhas dúvidas se não seria muito cedo para este tipo de peixes, foi-me dito que não, porque uma vez que tenho muita rocha e areia viva no meu sistema, acelera o ciclo e daí os meus valores já estarem ok. Não estou, com isto, a culpar ninguém, a culpa é toda minha, que no fundo queria era trazer o(s) peixe(s).
Eu sou da opinião que um dos primeiros peixes a entrar nos nossos aquários deve ser um Zebrassoma flavescens ou similar, uma vez que nos ajudam e muito no combate à fase das algas, no entanto adicionar um peixe como um A. leucosternon logo no ínicio é algo que devias ter evitado por questões da territorialidade uma vez que se iriam agredir mutuamente dado não existirem outros factores de interesse (peixes mais pequenos p.ex :lol: ). O leucosternon é também um peixe que necessita de um aquário com uma boa oxigenação e bastante espaço para nadar caso contrário torna-se extremamente difícil adicionar mais peixes (o meu e já lá vai um ano faz a vida negra a qualquer peixe que entre pelo que já desisiti de meter mais algum peixe de médio porte no meu sistema) por isso deve ser sempre deixado para último a entrar.

Pois é!!! Não correu bem icon_cry.gif . Passados uns dias apareceram-lhes uns pontos brancos, pelo tenho lido aqui no forum seria ictio Comecei a tratar de arranjar um aqua de quarentena para o tratar com cobre. Já tenho o aqua mas não fui a tempo, sequer de o encher. Os peixes comeu sempre e uns dias pareciam estar bons mas depois pioravam. E aqui começam as minhas dúvidas:

- A bactéria já estaria presente no meu aquário ou teria vindo com o(s) peixe(s). Já li que esta bactéria só "vive" em peixes, e sem eles presentes morre em mais ou menos 5 semanas, mas não poderia estar presente na rocha ou na areia?

- Haveria outros testes que eu devia ter feito á água que não fiz?

- Como elimina-la? Deixando o aquário uns tempos sem peixes é o indicado? Ou posso colocar algum peixe mais resistente?

Os pontos brancos são provavelmente cryptocaryon irritans e podem ter aparecido devido a stress ou algum problema com a qualidade da água. Tens aqui um link interessante sobre o assunto http://www.reefkeeping.com/issues/2003-08/sp/index.php . A bactéria de facto pode encontrar-se em estado latente e sem hospedeiro também penso que poderá morrer, mas deixa-me que te diga que é algo perfeitamente controlável. No caso dos meus cirugiões noto logo p.ex quando sobe a temperatura do aquário uma vez que a primeira coisa a manifestar-se é o aparecimento de pontos brancos, mas se tiveres os peixes bem alimentados e saudáveis eles combatem muito bem esta doença. No entanto não há melhor remédio que a prevenção e se tiveres hipótese de quarentenar todos os peixes que adquires óptimo! Tratamentos é o que não falta - cobre, formalina, hiposalinidade.

Tenho reparado que têm aparecido uns pontos brancos nos vidros do aqua, principalmente no de trás, alguém me sabe dizer se isto tem alguma coisa a ver com a bactéria em questão? Outra coisa que eu noto são uns invertebrados que apareceram, tipo lesmas pequeninas, que andam pelas rocha e pelos vidros a comer algas. Já contei aí umas 6, mas julgo que estão a aumentar. Alguem sabe o que isto é?

Os pontos brancos no vidro poderão ser alga coralina a nascer, já verificaste se tem uma textura resistente? As lesmas é díficil sem uma fotografia mas deverão ser algo da família dos copépodes ou amphipodes...

- Outra coisa que eu tenho dúvidas é em relação à manutenção; para além das TPA's que mais fazem aos vossos reefs? Para limpar o areão e os detritos que se alojam em cima das rochas, fazem alguma coisa de especial?

Adição de kalkwasser e sinfonagem do fundo e das rochas quando há paciência ;)

Cumps

DC

Publicado:

Boas Carlos

infelizmente foste mal aconselhado.

O flavenses ainda se aceita mas o leucosternon é um dos ultimos peixes a por.

No que diz respeito a cirugiões, temos de escolher os que queremos e ir adicionando pouco a pouco, respeitando a territoriedade de cada um.

Quanto á doença, o Duarte ja explicou e concordo com o prognostico dele.

Os pontos brancos nos vidros deve ser alga coralina a surgir.

Para manutenção podes tambem de vez em quando agarrar numa bomba e "soprar" sobre a rocha.

Abraço

Publicado:

Como concordo com o Duarte e Luis no que toca a peixes e doenças, vou só dar umas dicas quanto ao layout. A formaçao de ilhas ou outra estrutura deve ser feita principalmente com rochas colocadas na horizontal e tentar sempre ter bases maiores que os topos, e cujo crescimento seja lento...ou seja nada de coisas muito verticais...uma subida com un angulo de 45º é um bom guia. E sempre que conseguires fazer protuberancias é bom, quer para colocares corais mais tarde, quer para quebrar a monotonia da subida.

Uma das coisas importantes é olhar para os calhaus como um todo antes de os colocar...e selecionar os mais feios e volumosos para meter na base, ou na parte de trás do layout. selecionar os mais bonitos para pontos de destaque e selecionar os mais alongados e finos para fazer protuberancias.

E claro, como em qualquer hardscape de aquarios, rodar as rochas na mao, imaginar como ficam dos vários angulos, ás vezes a primeira ideia nem sempre é a melhor.

Isto claro...é como eu gosto de fazer as coisas nas montagens de reefs.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado: (editado)
Como concordo com o Duarte e Luis no que toca a peixes e doenças, vou só dar umas dicas quanto ao layout. A formaçao de ilhas ou outra estrutura deve ser feita principalmente com rochas colocadas na horizontal e tentar sempre ter bases maiores que os topos, e cujo crescimento seja lento...ou seja nada de coisas muito verticais...uma subida com un angulo de 45º é um bom guia. E sempre que conseguires fazer protuberancias é bom, quer para colocares corais mais tarde, quer para quebrar a monotonia da subida.

Uma das coisas importantes é olhar para os calhaus como um todo antes de os colocar...e selecionar os mais feios e volumosos para meter na base, ou na parte de trás do layout. selecionar os mais bonitos para pontos de destaque e selecionar os mais alongados e finos para fazer protuberancias.

E claro, como em qualquer hardscape de aquarios, rodar as rochas na mao, imaginar como ficam dos vários angulos, ás vezes a primeira ideia nem sempre é a melhor.

Isto claro...é como eu gosto de fazer as coisas nas montagens de reefs.

Estas teorias todas depois dão este trabalho da treta:

IMG_4170.jpg

o meu aquario recem montado. Layout feito pelo Just_me.

:crazyeyes:

Editado por Luis Rodrigues
Publicado:

Olá pessoal,

Antes de mais, obrigado pelas vossas respostas/dicas. :?

Luis, quer dizer, um gajo já está em baixo, porque o layout não está grande coisa e vens tu e colocas uma foto do teu aqua... :drinking: Se eu já babava antes de o ter no meu tópico, o que dizer agora. :wink:

Tenho é de cravar o just_me para fazer aqui uma visita a S. João da Talha. :)

Duarte, a informação que eu tinha era que o flavencens é uma óptima opção para ser uma das aquisições iniciais precisamente pelas razões que referiste. Quanto ao leucosternon, é um peixe que eu desejo ter no meu reef, e acabei por traze-lo porque era "companheiro" do zebrassoma na loja, não havendo problema nenhum entre eles, uma vez que já estavam juntos e entraram juntos.

Entretanto, montei a quarentena com agua da TPA de hoje (75L) e está pronto a receber os próximos pexitos. No entanto vou aguardar mais umas 3 a 4 semanas antes de colocar outro peixe. Que acham???

Se quiserem dar sugestões para as primeiras aquisições, eu agradeço.

Um abraço

Feliz Natal

Carlos Prates

Publicado:

Olá uma vez mais,

Estou com uma duvidazinha, e cá venho eu cravar a vossa ajuda.

Adquiri recentemente um medidor de pH digital, calibrei-o segundo as instruções, e mostrou-me aquilo que eu já andava desconfiado através dos testes normais...

Tenho o pH um pouco elevado. Chegou a atingir os 8,50 e de noite desce quase até aos 8,30. No fim de semana fiz uma TPA com água natural (75L) e julgo que não ajudou muito. Agora duas questões:

- Este valor elevado pode ter sido causador das mortes que tive?

- O que poderá estar a causar isto, a adição de kalk???

- O que me aconselham a fazer?

Ok, foram 3 questões :P

Um abraço,

Carlos Prates

Boas Carlos

quanto ao aqua de quarentena, acho que sim, espera as 3 semanas.

Quanto ao Layout, chateia o Just, hehehe. Como ja disse ao Carlos quando quiseres, dá cá um pulinho.

Quanto ao PH, não te preocupes muito com isso. Está alto, mas nada do outro mundo. O mais importante é não haver grandes oscilações dos parametros. Alias, há gurus que recomendam manter um PH alto.

Já agora, a agua do mar é do best. Não tenhas problemas a utiliza-la e faz sempre as TPA´s regularmente.

As mortes não tiveram a ver com o PH. Teve a ver com a imaturidade do sistema e tambem, provavelmente, o sistema imunologico dos bichos, já um pouco debilitado.

E não deixes de adicionar Kalk.

Abraço

Editado por Luis Rodrigues
  • 2 semanas depois...
Publicado:
Quanto ao Layout, chateia o Just, hehehe. Como ja disse ao Carlos quando quiseres, dá cá um pulinho.

É, tenho de combinar com o Carlos um dia destes para dar aí um dia destes a ver se aprendo alguma coisa. E babar mais um bocado com o teu layout ;) ! E claro, quando quiseres vi cá ver as minhas pedras diz qualquer coisa, ainda por cima estás aqui tão perto...

Entretanto, e voltando ao tema do PH descobri que estava a fazer uma borrada das grandes :). Eu tenho um reservatório com água de osmose e um osmoregulador que repõe automáticamente a água através do reactor de kalk. Até aqui...tudo pacifico. Aconteceu-me algumas vezes o nivel de água no reservatório baixar a um nivel a que a bomba não consegue repor ficando a trabalhar em "seco". Eu em vez que repor primeiro a água directamente na sump até ao nivel normal colocava directamente no reservatório. Ou seja era muito kalk a entrar num curto espaço de tempo, o que provocava um precipitação muito rápido no valor do PH, que subia bastante muito rápidamente. Isto como é sabido é muito prejudicial aos peixes e pode ter contribuido para o aumento de stress e para os debilitar...

Que vos parece?

Um abraço,

Carlos Prates

P.S.- As foto não estão esquecidas... estão aínda a revelar :):?:lol:

Publicado:
Entretanto, e voltando ao tema do PH descobri que estava a fazer uma borrada das grandes cabecadura. Eu tenho um reservatório com água de osmose e um osmoregulador que repõe automáticamente a água através do reactor de kalk. Até aqui...tudo pacifico. Aconteceu-me algumas vezes o nivel de água no reservatório baixar a um nivel a que a bomba não consegue repor ficando a trabalhar em "seco". Eu em vez que repor primeiro a água directamente na sump até ao nivel normal colocava directamente no reservatório. Ou seja era muito kalk a entrar num curto espaço de tempo, o que provocava um precipitação muito rápido no valor do PH, que subia bastante muito rápidamente. Isto como é sabido é muito prejudicial aos peixes e pode ter contribuido para o aumento de stress e para os debilitar...

Que vos parece?

Boas César.

Se bem percebi a questão não fizeste nenhuma asneira, é sempre preferível colocar a água no reservatório do que directamente na sump. Como é que tens a saída do teu reactor de kalk? O osmorregulador da Tunze ou Deltec manda um fluxo muito grande e é natural que tenhas adicionado muito kalk rapidamente, uma ideia é colocares ( se ainda não tiveres) uma torneira de regulação de fluxo à saída do reactor por forma a efectuar um gotejamento e não o fluxo elevado do osmorregulador.

Cumps

DC

Publicado:

Quando quiserem estou pronto para ir ver água :D Não sei onde é a tua casa mas sei onde tu trabalhas :D

É, tenho de combinar com o Carlos um dia destes para dar aí um dia destes a ver se aprendo alguma coisa. E babar mais um bocado com o teu layout new_Eyecrazy.gif ! E claro, quando quiseres vi cá ver as minhas pedras diz qualquer coisa, ainda por cima estás aqui tão perto...

Como também sei onde é a tua casa é só combinarem e Luis, podes ir ter à minha que eu levo-te lá :D e aproveito para ver a evolução.

Boas César.

É Carlos cabecadura :D

Mete Fotos :)

Publicado:

Carlos e Carlos

não andem ai com ah e tal, agarram no carro, ligam-me a aparecem.

Quanto á questão, eu tambem de vez em quando (ate muitas vezes) tenho uma nuvem branca dentro do aqua devido a esse mesmo problema. Nunca tive consequencias. Pronto, a litragem é maior e está mais estavel o aquario, mas continuo a não achar que tenha sido disso.

abraço

Publicado:
Boas César.

Se bem percebi a questão não fizeste nenhuma asneira, é sempre preferível colocar a água no reservatório do que directamente na sump. Como é que tens a saída do teu reactor de kalk? O osmorregulador da Tunze ou Deltec manda um fluxo muito grande e é natural que tenhas adicionado muito kalk rapidamente, uma ideia é colocares ( se ainda não tiveres) uma torneira de regulação de fluxo à saída do reactor por forma a efectuar um gotejamento e não o fluxo elevado do osmorregulador.

Duarte, o meu osmoregulador é Deltec, assim como o reactor e a reposição de água é feita gota a gota. O que eu estava a referir é que normalmente se calhar caem 10 gotas agora e daqui a uma hora mais 10 etc... se deixarmos cair o nivel da água na sump ele vai repor "gota a gota" mas até repor o nivel. A minha questão é se isto não será prejudicial?

Uma coisa é certa, desde que deixei de cometer este erro o pH nunca mais atingiu os 8,5 como chegou a atingir.

Quanto á questão, eu tambem de vez em quando (ate muitas vezes) tenho uma nuvem branca dentro do aqua devido a esse mesmo problema. Nunca tive consequencias. Pronto, a litragem é maior e está mais estavel o aquario, mas continuo a não achar que tenha sido disso.

abraço

Pois, se calhar isto não tem nada a ver e as mortes tiveram mesmo outras causas... como o estado de maturação do aquario por exemplo. Pelo sim pelo não vou ter mais cuidado com o nivel de água no deposito de reposição. :puppydogeyes:

Obrigado,

Um abraço,

Carlos Prates

• 3 semanas depois...

Olá,

Já há algum tempo que estou para colocar algumas fotos, actualizadas. Portanto aqui ficam elas:

Lismata debelius

Pic_10436_6.jpg

Euphyllia

Pic_10436_7.jpg

Cromis Viridis

Pic_10436_8.jpg

Vista Lateral

Pic_10436_9.jpg

Lobophyton

Pic_10436_10.jpg

??? Thanks to Luis Rodrigues bigsmilebigsmile

Pic_10436_11.jpg

Sarcophyton

Pic_10436_12.jpg

Salarias Fasciatus

Pic_10436_13.jpg

Ocellaris

Pic_10436_14.jpg

Jade Filefish - Paramonacanthus japonicus

Pic_10436_16.jpg

Ocellaris

Pic_10436_17.jpg

Centropyge bispinosus

Pic_10436_18.jpg

Geral

Pic_10436_15.jpg

Façam os vossos comentários/criticas....

Abraços,

Carlos Prates

Editado por cmpp2