Novo setup tropheus


Nuno Antunes

Recommended Posts

Ora bem...como os tropheus da minha importação já chegaram, já estão aclimatados e as pilhas da máquina já carregaram é hora das fotos.

 

Para quem não conhece aqui ficam as specs do aquário:

 

Aquário:

-160*60*50 (DIY, era de um membro daqui do forum)

Iluminação:

-2 calhas lifetech PC com 108 cada (calhas de 1m)

Filtragem:

-Fluval 404

-Fluval 304

-Fluval 4 Plus se necessário.

Substrato:

-Areia de filtro de piscina

-Calhaus diversos

-Conchas espalhadas pela areia

 

Temperatura:

26-27º

Parametros:

PH -> 8,1

gh -> 12

kh -> 10

Manutenção:

TPA quando necessário.

Reposição de água evaporada

Limpeza do vidro frontal

 

Alimentação:

-Sera Vipan (os tropheus comiam disto na alemanha)

-Omega One Super Vegie

-Spirulina da Tropical

 

Flora:

-Valisneria Gigantea

-Valisneria spiralis

-Anubia nana

-Ceratophilum demersum (os tropheus adoram-na :drinking: )

-Planta desconhecida

Fauna:

-20 tropheus moorii "mpulungu" F0

-2 neolamprologus multifasciatus.

 

Fotos:

 

Geral do aquário: (para já só uma... os reflexos lixam tudo :drinking: )

moops5.jpg

 

Fauna:

moops1.jpg

moops2.jpg

moops3.jpg

moops4.jpg

moops6.jpg

moops7.jpg

moops8.jpg

 

Se quiserem dar dicas de layout força. Já me apercebi que o lado direito está "pobre" mas para já não quero meter mais pedra não se vá dar o caso de haver problemas com os tropheus e de precisar de operações de emergencia.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei se essa é a tua intençao pois nao sei se edstes tipos de aquario levam muitas plantas... mas se nao tiver importancia podias por mais plantas Valisneria Gigantea... continua... está muito fixe!

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D bem que cores que os putos ja têm!!!!  :P  :|  

como pediste dicas de layout... :P espalha mais as valisnerias e por favor! tira me aquela ventosa do lado direito no fundo do aquario! LOL

Aquela ventosa é mais teimosa que eu :oops:

Supostamente devia estar a segurar o sensor de temperatura junto ao areão mas a desgraçada acha que está bem é assim... a fazer surf na corrente provocada pelos filtros.

 

Quanto às valisnérias... são para espalhar assim que começarem com mais runners. Para já estão assim mais concentradas para taparem o termoestato e também para criarem uma floresta propícia às mamãs para largarem os seus rebentos... se vires nas proximidades há conchas :)

 

não sei se estes tipos de aquario levam muitas plantas...

Normalmente não levam duarte... porque os tropheus sendo herbivoros se deliciam com elas.

As valisnérias existem neste aquário com o objectivo que já disse ao migl e também porque ajudam a controlar amónia, nitritos e nitratos pois sendo este grupo um grupo de peixes selvagens a água não pode estar em piores condições.

 

O lado direito do aquário tal como já tinha dito está um bocado mais pobre, vou ter de dar tempo às plantas que se espalhem. Para já e nos próximos tempos não vou andar a mexer muito nem meter muita coisa porque pode haver alguma crise com os tropheus e depois é o cabo dos trabalhos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lindoooooooooooooooooooooooooooooooooooo

 

gosto bastante dos teus tropheus e a posição das plantas também ajuda...creio que as fotografias desfavorecem um pouco o aquario fica meio escuro...mas ao vivo deve seer um ESPETACULO :(

 

 

continua

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem faltava uma foto de frente do aquário.

 

Depois de algum trabalho de edição aqui está ela:

aqua_geral.jpg

 

comentários de layout:

 

As duas zonas de pedra serão para possibilitar a existencia de 2 machos dominantes, ou melhor, de 2 zonas de possivel criação.

 

A zona de valisnérias ao meio, tal como já tinha dito, tem como objectivo proporcionar uma zona "segura" tanto para peixes agredidos, como para as mamãs se refugiarem de avanços dos machos porque as valisnérias acabam por tapar as linhas de visão dos peixes. Têm como bonus tapar o termoestato e a saida do segundo filtro.

 

As conchas na zona central e a pender para a direita, servem os multies e servirão posteriormente para os alevins de tropheus terem um refugio do reboliço dos pais.

 

As valisnérias irão espalhar-se por todo o aquário, a ideia base é ter uma parede de fundo de valisnérias e ao meio uma "floresta". Isto é claro se os senhores tropheus não as decidirem comer antes disso :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos peixinhos :shock:

Não gostei muito do layout, mas quando é para o bem estar dos peixes fica sempre bem :wink:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos peixinhos 8)  

Não gostei muito do layout, mas quando é para o bem estar dos peixes fica sempre bem :(

O que não gostaste no layout? O que mudavas?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Principalmente das pedras e da disposição das mesmas :drinking:

Não gosto de serem de várias cores e parece que estão encavalitadas umas nas outras :D

Experimenta colocar mais umas anubias/ feto de java entre as pedras já disfarçava um bocado :shock:

Se conseguires arranjar Echinodorus Tenellus para meteres no meio ficavas aí com uns belos esconderijos e se os gajos não lhes dessem grandes trincas ficavas aí com um tapete porreiro.

:lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras estão mesmo mais ou menos sobrepostas sim e são pelo menos de 3 cores.

 

A sobreposição tem um pouco que ver com a necessidade dos tropheus de terem uma superficie mais ou menos plana para as suas "reboladelas". O facto de serem de 3 cores... isso já tem que ver com serem de 3 proveniencias diferentes e é algo que se pode pensar em corrigir. Para já o layout está um pouco "congelado" porque os tropheus ainda estão na adaptação que é aquela altura em que pode aparecer bloat e por esse motivo convem que eu consiga ver todos os peixes. Um maciço de pedras dificultaria essa tarefa.

Além disso tenho um macho que se está já a revelar dominante e tenho algum medo que um amontoado de pedras, converta a dominancia em hiperdominancia.

 

Quanto às plantas... echinodorus não tem hipotese... ph de 8+ com dureza geral 16 e carbonatada 14 e iluminação com racio inferior a 0,5W/L. Não se pode dizer que seja um ambiente amigável para plantas.

Feto de java experimentei no passado e tive maus resultados, por isso ainda não voltei a experimentar.

Anubias... os tipos gostam de roer as folhas novas e as raízes, mas não está fora de questão meter mais umas quantas. Talvez quando aumentar as pilhas de pedra.

 

Quanto a preencher o meio com plantas, para isso era preciso que os multies não estivessem por lá. Por enquanto estão calmos mas em breve devem começar nas escavações e nessa altura desenraízam tudo o que seja planta.

 

Mas vou guardar a tua opinião para uma futura mudança... isot se as plantas actuais se aguentarem, porque se os tropheus as comerem não valerá muito a pena arranjar mais

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso é que onde moram não ha grandes plantas :P

Fico á espera das mudanças :?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pensavam que já me tinha esquecido do tópico? Não esqueci :)

 

hoje o macho dominante e o subdominante decidiram dar uma ajuda nas fotos ficando quietos por alguns segundos a armarem-se em machos e como tal consegui estas fotos:

 

moop1A.jpg

moop1B.jpg

moop1c.jpg

moop1D.jpg

moop1E.jpg

moop1F.jpg

moop1G.jpg

moop1H.jpg

 

Espero que gostem :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boa tarde Nuno Antunes,

 

Em pesquisa pelo forum vi este Post. Lindo mesmo.

 

Tenho um aquario de 60cm com conchiculas do lago Tanganyika.

 

Agora vou investir num aquario de 120cm para tropheus.

 

Já li e aprendi bastante, mas existe sempre algum receio de correr alguma coisa mal.

 

Relativamente ao aquario, está muito bonito e funcional a pensar nos peixes. Apenas não gosto dos aquários de ciclideos com tantas plantas, mas após ver as fotos editadas até que fica bem.

 

Já agora, como está o aquario agora?

 

Abraço,

Luís Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

O meu único apontamento vai apenas para o fundo do aquário. Parece que foi posto um plástico velho por trás... Mas de resto, está a compor-se.

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, o meu tópico...

 

Já lá vai tanto tempo, desde que o iniciei.

 

Ruben:

Tinhas razão quanto ao fundo. Era um plástico preto que não tinha ficado bem colado e que acabou por enrrugar ficando com aquele mau aspecto.

 

De resto, o aquário por cá continua em casa, ganhou mais uns kilos de pedra e agora não tem qualquer fundo.

As valisnérias por lá continuam também mas estiveram quase 1 mês sem iluminação directa e ressentiram-se um pouco.

Quanto aos peixes continuam os mesmos, têm-se reproduzido mas não sei se comem os alevins ou se os multies tratam disso, pois nunca vi alevins à solta no aquário.

 

Tenho neste momento 4 fêmeas a incubar :huh:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.