Visitante Publicado Março 8, 2004 Publicado Março 8, 2004 Viva, estou com alguns problemas al nível da filtragem. tenho um aquario de agua doce quente de 100 lts, e estou a utilizar um filtro interior da Tetra. Apesar das trocas frequentes de agua, acumulam-se demasiados detritos no areão. AO efectuar as trocas de agua, aspiro o areão, masas plantas sofrem bastante com isso, e alias nem sempre ha espaço. Gostava de contar com a v/ opinião sobre os sistemas de filtragem externa, de forma a saber se vale a pena investir num filtro deste tipo, e poder fazer mudas de agua menos frequentes. Obrigado Marco Citar
Visitante Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 Viva, Para esse tipo de detritos não há filtro que te valha. A solução é aspirares o fundo ou teres mais cuidado na alimentação de modo a não sobrar comida no fundo. Citar
Visitante Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 João Gil, obrigado pela rápida resposta. O problema penso que não será devido a excesso de comida. No fundo ha essencialmente dejetos dos peixes, que se acumulam por todo o aqua, até mesmo junto ao filtro interior. De resto consigo manter a agua estável, mortes de peixes ha muito poucas e bastantes nascimentos. Com este sistema de filtragem sou obrigado a mudar a agua frequentemente. Como não posso usar água da rede (é de ma qualidade) tenho de fazer uns 40Km para ir buscar agua, mas tem um PH de 5 a 5,5. Com o fltro exterior conseguirei evitar mudas de aagua tão frequentes? abraço marco Citar
HomemPeixe Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 Com este sistema de filtragem sou obrigado a mudar a agua frequentemente. Como não posso usar água da rede (é de ma qualidade) tenho de fazer uns 40Km para ir buscar agua, mas tem um PH de 5 a 5,5. Com o fltro exterior conseguirei evitar mudas de aagua tão frequentes? O que chamas com frequência? É sempre melhor ter um filtro exterior do que um interior. E vais poder mudar a água com mais espaçamento de tempo ou ficar com o aquário mais limpo. Citar +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Visitante Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 Acabo por ter de mudar cada 4 a 6 semanas entre 30 a 40% da agua, pois quando aspiro o fundo (na troca de agua) para percorrer todo o aquario, desaparece cerca de metade da agua. Não utilizo agua da rede. ha uma fonte de onde estou a usar agua À 2 anos e dou-me bastante bem, so tem o PH um pouco baixo e baixa dureza, mas corrige-se com facilidade e depois estabiliza. Se calhar tenho excesso depeixes 83, 45 dos quais juvenis. A ,maior parte peixes pequenos: Guppy; platy, e molly. os platys "sujam" imenso e tenho tb um precostomus Comum com cerca de 15cm, que começa a destruir tudo à passagem. é habitual neste forum haver interessados neste tipo de peixe? abraço Marco Citar
paulo duarte Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 Boas mrangel, Mudas a água de 4 em 4 semanas, é perfeitamente normal que tenhas detritos nu fundo. Eu mudo semanalmente e tenho sempre algums detritos para sifonar. Além disso, parece-me que 83 peixes é demasiado, mesmo sendo pequenos como os Guppies. Talvez devesses dar ou vender parte da prole. Um abraço, Paulo Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Visitante Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 Ola Paulo, Desses 83 uma boa parte são juvenis. estou so á espera que cresçam um pouco mais para depois me livrar deles. Neste forum custuma haver troca de peixes? Depois tenho um outro aquario + pequeno, onde devo ter uns 60 recem nascidos. O grande problema das trocas de agua e aspiração do fundo são as plantas. AO aspirar remexo o fundo, e com vegetação algo densa não consigo aspirar junto às plantas, on então arranco-as. Citar
paulo duarte Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 Olá mrangel Podes colocar um anucio no tópico "Particulares" para venderes ou trocar os peixitos. Quanto às plantas, no meu caso nunca aspiro num raio de cerca de 5 cm à volta das raizes das plantas pois esses detritos são úteis como fertilizante. Eu não sou fundamentalista da limpeza do areão, só o faço de vez em quando. As mudanças parciais e regulares da água permitem-me manter os nitratos quase a zero. Um abraço, Paulo Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Visitante Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 Viva, Chamas frequente um intervalo de 4 a 6 semanas? Faço isso todas as semanas. 83 peixes, 38 dos quais adultos em 100L? Isso é demasiado, e com essas TPA's deves ter os Nitratos lá em cima. Tens Guppies, platies e mollys com um Ph de 5? E tens nascimentos? Não precisas remexer o areão, aspira só a parte de cima. E não há filtro nenhum que retire essa sujidade. Citar
Visitante Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 não, o PH mantém-se estável nos 6,5 a 7. Não tenho de fazer quase nada para o corrigir, dsde que passei a colocar 1 ou 2 elementos "decorativos" de calcario. A dureza total subiu e o PH passou a estabilizar. Não tenho feito teste aos Nitratos, mas não tenho tido baixas e continuam a criar bastante, o que me levou concluir que a agua não está assim tão mal. parece-me é que o filtro interior não é suficientemente eficaz. Citar
Recommended Posts