pbara Publicado Novembro 8, 2006 Publicado Novembro 8, 2006 Boas, pessoal Estou com o seguinte problema e gostaria que alguma alma caridosa me pudesse ajudar antes que seja tarde demais: . Tenho um comunitário de 270lts reais, onde tenho petitelas, cardinais, um pleco, um botia, ... e um discu talvez com 12/14 cm que é rei e senhor. Entretanto resolvi adquirir mais alguns discus (ainda pequenos, claro), só que .... já estão a ver, né? O discu grande não os deixa em paz, e, embora o aqua tenha até bastantes esconderijos e eles sejam 4, em termos de alimentação a coisa está bastante complicada, pois eles quase não conseguem chegar à comida, com a gravante que, quanto mais tempo passar assim, pior é. O que é que me aconselham, sabendo-se que não tenho mais nenhum aqua disponível? Agradeço desde já todas as contribuições. Cumps Pedro Bara
ze carlos Publicado: Novembro 8, 2006 Publicado: Novembro 8, 2006 boas dás um salto á amadora arranjo-te um bocado de rede plastica para dividires o aqua ao meio
jc.gomes Publicado: Novembro 8, 2006 Publicado: Novembro 8, 2006 Tentar dar de comer em vários sitios do aqua!! Eu faço isso com os meus... Dou no sítio no normal, à frente, para os mais fortes ( com maior posição na hierarquia deles) e ao mesmo tempo vou colocando num dos cantos onde está o disco que é corrido por quase todos e assim ele tb come, como os outros, sem o chatearem... Até desligo um pouco o filtro para diminuir o fluxo e para a comida ir para ele mais facilmente e para o areão que ele depois passa a pente fino!!! Depois o gajo aprende e vai para lá a espera Esta é a minha experiência, mas a ver o que o pessoal pro diz!! Ah, outra coisa se arranjasses mais um disco um pouco maior que os outros, o grande já só se ia meter com eles e deixava os pequenos em paz Ab Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
PST Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 Boas, para além de seguires os conselhos anteriores também podes mudar um bocadinho o layout do aquário. às vezes ajuda. "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Joao Machado Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 Boas Pedro. Na minha opinião deves tentar distribuir a comida para que os gajos pequenos consigam comer. Assim que ficar claro que quem manda é o maior o gajo deixa de chatear os pequenotes. Boa sorte. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
PG Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 Estou de acordo com o Zé Carlos, a melhor forma será dividir o aqua com uma rede de plástico. Eu também tive esse problema à um ano atrás e actualmente num dos meus aqua tenho uma rede a separar as féras Resulta Eu utilizei 4 ventosas de boracha que encaixa na rede e fixam no vidro do aqua. Cumps, PG
rasec Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 Espalha o comer por varios sitios do aquario. É como eu faço, e olha que neste momento tenho um casal e 10 JPM ( aquilo é só pigeons, este gajo só me enfia barretes ) do tamanho de moedas de 2 euros, e toda a gente come. É claro que os piquenos levam porrada mas comem. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
pbara Publicado: Novembro 9, 2006 Autor Publicado: Novembro 9, 2006 Boas, pessoal Desde já, muito obrigado pelas vossas muito positivas contribuições. Quanto a dividir a comida por vários locais é o que tenho tentado fazer, mas acho que só com artémia é que a coisa tem resultado melhor. Resolvi que, numa primeira fase, vou utilizar o tal sistema de rede (pelo tempo necessário a me convencer que os novos já estão bem fortalecidos e bem adaptados/familiarizados à nova morada, após o que irei retirar a rede e passarei novamente à dispersão da comida. Gracias Pedro Bara
Recommended Posts