ajuda peixes com doença(?) e desinfecção de aquario


Telmalf

Recommended Posts

boas. sou novata tanto neste forum como na aquariofilia.

tenho um aquario de aproximadamente 15 litros (pequeno), dentro dele tenho uma resistencia e um filtro interno (?).

 

a minha experiencia em aquarios é pequena mas ultimamente apaixonei-me por estes seres e quero preencher o meu aquario e se possivel fazer criação.

 

hà uns anos tive uma tartaruga no mesmo aquario, durante cerca de 1 anos, então tive a infeliz ideia de juntar-lhe um casal de guppies, não aconcelho minimamente a fazerem isto.o macho saltou pela pequena abertura do aquario, e a femea desapareceu, penso que foi devorada pela tartaruga (uma corcunda do mississipi(?)).

 

mais tarde tive peixes de agua fria daqueles cor de laranja, mas morriam sempre pouco tempo depois.

 

 

hà duas semanas comprei um neon, um peixe tubarao e uma molly. passado uns dias ofereceram-me um casal de guppies que eu penso que estavam doentes, isto porque a femea tinha uns pontos brancos na barriga e o macho tinha falhas na cauda. hà uma semana comprei mais uma femea guppie. acontece que a primeira a dos pontos brancos morreu, ficou no fundo do aquario e parecia apresentar uma pinta de sangue na barriga. passado uns dias morreu a molly, depois o macho guppie todos eles ficaram no fundo mas não tinham nem pontos brancos nem vermelhos.

 

inda resistem o neon, o tubarao, e uma femea guppie. mas penso que estão doentes porque estao escuros, em vez da tonalidade pratiada estao acinzentados. penso que vao todos morrer.

 

se isto acontecer quero montar o aquario novamente. como desinfecto o aquario?e que especies me aconcelhao?

 

obrigada e desculpem o testamento. ;)

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

leste as faqs? http://faq.thekrib.com/pt/ tem aí muita informação, mas qualquer duvida podes sempre colocar aqui.

 

o mais importante a escolher os habitantes de aquario é a regra 1cm de peixe para 1Litro de água, ou seja, guppies, neons, etc podias por de 3 a 5 e estes não seriam felizes assim.

 

se queres manter esse aquário aconselho-te um betta e alguns camarões (alguém dirá se ele os come ou não, eu não sei, estou a falar no aspecto de espaço), é um peixe bonito e dava-se bem nesse espaço.

 

mas se queres começar nisto mais a sério compra um aquario com uns 60Litros, dá muita mais satisfação ;)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao, eu já conheço a regra de 1cm por litro. entao os guppies não tem mais de 3 cms.. considerando que tem 2.5.. ora 15/2.5 dá cerca de 6 peixes.. ;)

aquele aquario é usado, era da minha madrinha, ela já teve cerca de 20 guppies o que penso ser muito.

será que não ha por ai alguem com material usado? :x e que neste momento não disponho de muito dinheiro pa gastar..:D

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho guppies com 4/5 cms ;)

 

ler as faqs não é para não colocares perguntas, é para quando as colocares perceberes as respostas :x

 

eu não tenho nenhum material usado, mas procura la em baixo no oferta e mete o que precisas no procura, pode ser que alguém te ajude, já agora, no perfil mete a tua localização para ser mais fácil ajudarem-te.

 

boa sorte

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou da zona de viseu... já vou compor isso e muito obrigada por me responderem

 

já agora que filtro me aconselham para o meu aquario e que iluminação??? a iluminação neste momento é o mais importante.. porque não tenhu nada

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

iluminação para os peixes não significa muito, só é importante para as plantas, mas para 20L penso que uma lampada de 14w serve, mas há pessoal mais especializado nisso que vai dar mais dicas quanto à iluminação

 

o filtro deve ser um que faça 3 ou 4 vezes o volume de água do aquario por hora, ou seja, um filtro de 60/80 litros/hora deve chegar ;)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu penso que o meu filtro corresponde ao pedido. mas tenho-o sempre no minimo porque tenho a sensação que se o posser mais forte os peixes não tem descanço. e errada esta ideia??

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que tive a ver na parte das doenças... acho que a minha agua é tem um pH mt alto..

eu não estou a usar agua da torneira.. eu tenhuo um poço lá em casa.. e uso essa agua.. depois posto aqui a analise que foi feita.. não tem muitas das coisas que analisam normalmente nos aquarios... ;)

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tou a ver aqui a análise da agua. e não tem referencia ao pH nem ao cloro.

as unicas coisas que tem sao

 

Germes totais a 37º 35 parametro indicador 10

Germes totais a 22º 0 || || 100

escherichia coli 0

enterococos 0

clostridium perfrigens 0

 

 

 

bem acho que isto não ajuda nadinha.. porque isto foi analisado para consumo humano... os entendidos dizem que pode ser consumida.

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso é parte da análise biológica (também pode ser a totalidade).

Tens é de verificar a análise química.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.. eu já calculava isso. mas neste momento não vai ser possivel. mas como desconfio que seja do pH, acho que vou tentar pedir a ajuda da prof de quimica. pode ser que os medidores de pH lá da escola deem pa isso..=X

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, o problema é que na minha escola o material não é do melhor que existe, e eu sei que esses medidores tem que estar regulados. não é muito bom quando colocas dois na mesma solução e obtens resultados completamente diferentes.

o problema é que todas estas coisas ficam muito caras.. começo a desanimar.. :D

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem... se é só por causa do pH, um simples teste colorimétrico resolve isso. Não precisam de usar eléctrodos.

 

Leva uma amostra da tua água a uma loja e pede para fazerem os testes que aches necessários. Quanto ao Cloro, se a água não é da canalização, esquece, não o tem... faz é testes a Nitratos, pelo menos...

 

Se é água de poço/furo, não te admires de teres concentrações elevadas de Nitratos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema e k nos proximos dias n vou ter acesso ao testes porque a loja mais proxima que tem isso e a 36 km..e pa kem n tem carta ne carro..

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje levei uma amostra de agua pa escola consegui medir o pH. está entre 6.5 e 7.. acho que não está mau.

 

depois passei numa loja e comprei um teste de mitritos.. e fiquei assustada. não dá para obter um valor certo. mas mais de 5 mg/l tenho de certeza absoluta.. na embalagem diz que 1mg/l e o limite... que é que faço?

já tirei cerca de 30% da agua a hora de almoço e substitui.. e a um bocado tirei mais 20%.. o motivo para este valor é obvio.. comida a mais..

inda tenho 2 sobreviventes no aqua.. é possivel que eles sobrevivam?

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode ser possível, também é impossível saber o estado em que eles já se encontram, mas à medida que os outros morrem e os retiras há menos amónia a ser produzida, portanto é possível que se safem

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que consegui estabilizar os nitratos ou nitritos.. (NO2) medi hoje e dava cerca de 0.1 0.2 mg/l.. é mais ou menos o mesmo valor que apresentava a agua da torneira da ultima vez que analisei..

como posso ter a certeza que o meu aqua já está ciclado?? vai fazer um mes no domingo que o aqua está "em actividade"..

alguem me pode dizer como posso ter a certeza que esta ciclado??

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais