Czar Publicado Novembro 7, 2006 Publicado Novembro 7, 2006 Boas, pessoal, comprei um sistema de CO2 da Papillon mas ainda não tenho electroválvula. Há problema de o deixar ligado à noite ou não é conveniente? Quanto aos manómetros podem-me explicar o que significam? Sei que um indica a quantidade de CO2 dentro da botija e o outro? Como se regulam os manómetros? Quantas gotas devo deitar por segundo? 120x40x50 Peço desculpa pelas perguntas, mas de facto o sistema não traz instruções... Cumps Citar
Luís Fortunato Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Olá. pessoal, comprei um sistema de CO2 da Papillon mas ainda não tenho electroválvula. Há problema de o deixar ligado à noite ou não é conveniente? Não deves deixar... Mais vale trancares na válvula de agulha ou no redutor. Na própria torneira da garrafa não o deves fazer, porque ao abrires, o CO2 que vai ocupar o volume do redutor expande-se e cria um abaixamento de temperatura muito brusco, que levará ao desgaste prematuro das anilhas de teflon e borrachas... Se trancares no redutor ou na válvula de agulha, a diferença de pressões já não é tão abrupta, e esse efeito pode-se considerar muito baixo. Agora de 60 bar para a pressão normal, não convém mesmo nada... Quanto aos manómetros podem-me explicar o que significam? Sei que um indica a quantidade de CO2 dentro da botija e o outro? Falso... o manómetro da botija não te indica a quantidade de CO2 existente nessa. Indica-te somente a pressão do gás (CO2). Enquanto tiveres CO2 líquido dentro da garrafa, à temperatura ambiente, a pressão será sempre na ordem dos 60 bar. Só quando deixares de ter CO2 líquido, e apenas gás na garrafa, é que a pressão dentro da botija começa a diminuir... O outro manómetro, indica-te a pressão à saída do redutor. Deverás regular o redutor para 1 bar, sensivelmente. Como se regulam os manómetros? Os manómetros não se regulam... quanto muito calibram-se, mas já vêm assim de fábrica... pelo menos, espera-se Se quiseres saber que valores é que deves ter nos Manómetros, isso é outra história. No manómetro da botija (0 a 250 bar) não consegues modificar nada. Ou é 0 bar, quando a botija está vazia ou trancada, ou +/- 60 bar enquanto existe CO2 líquido na garrafa. Após isso, vai começando a diminuir essa pressão até que se esgote o CO2. O manómetro da pressão à saída do redutor, tal como já expliquei, indica-nos a pressão à saída do redutor. Deverás regular a torneira do redutor de modo a teres uma pressão 1 bar nesse manómetro. Ou seja, regulas é o redutor e não o manómetro. O manómetro só te lê a pressão, não a controla. Quantas gotas devo deitar por segundo? 120x40x50 Bolhas... não sei, depende das plantas e do seu número, e iluminação que tenhas no aquário. Sinceramente, não te deves guiar por bolhas, porque isso depende dos conta bolhas. A bolha de um, não significa que seja igual à de outro. Guia-te antes pelos peixes e pelas plantas. Se vires que as plantas estão a reagir bem ao CO2 (pearling, por exemplo) quer dizer que tens CO2 suficiente para as plantas. Se vires os peixes muito ofegantes, ou sempre à tona de água, significa que estás a injectar muito CO2, e deverás baixar o caudal injectado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
BadBoy82 Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Boas Grande explicação Sr. Luis Fortunato, muito completa. Por quanto te ficou esse sistema de CO2 Czar? Cumps :D Citar
emerson Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Já que estamos falando de CO2, e o Luis é um entendido no assunto :D digam-me uma coisa, realmente é tão mais vantajoso o uso dos sistemas de CO2 em garrafas e etc contra o uso de CO2 caseiro em garrafas de refri?? Thanks Citar Cumprimentos, Emerson _____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______
Luís Fortunato Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Olá. Primeiro de tudo, não sou entendido nem Sr... Quanto à questão de um simples fermentador face a uma botija de CO2 pressurizado, isso já foi montes de vezes debatido aqui no Fórum. Desvantagens dos sistemas de botija pressurizados: :D Preço inicial elevado :D Geralmente ocupam mais espaço Vantagens dos sistemas de botija pressurizados: :D Controlo rigoroso do caudal injectado :D Fiabilidade muito maior Possibilidade de corte automático sem perda de CO2 Autonomia muitas vezes superior à dos fermentadores Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
emerson Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 obrigado Luis ficou totalmente entendido Citar Cumprimentos, Emerson _____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______
sapo7 Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 boas.. com a tua explicaçao acredita que já me esclareces te mt duvidas que eu tinha... em relaçao ao que escreves te "Possibilidade de corte automático sem perda de CO2" estas a referir te á valvula... que se liga á tomada???? na qual se pode desligar??? ou irmos ao redutor??? Citar
Luís Fortunato Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Olá. em relaçao ao que escreves te "Possibilidade de corte automático sem perda de CO2" estas a referir te á valvula... que se liga á tomada???? na qual se pode desligar??? ou irmos ao redutor??? Ai ai... e pensar um bocadinho, não? Se for mexer no redutor já não é automático Sim, é usando uma válvula solenóide, por exemplo, para interromper a passagem de CO2 para o aquário. Geralmente, liga-se ao mesmo temporizador das luzes do aquário. "Cromiçamente", devia-se ligar aí 1 hora depois das luzes, e desligar 45-30 minutos antes das luzes se apagarem. Primeiro porque ainda há CO2 na água resultado da noite (respiração apenas). Segundo, porque se fecharmos o CO2 antes, ainda temos algum dissolvido na água para as plantas o consumirem... bem, também dizem que as plantas só param de fazer fotossíntese algum tempo depois de ficarem às escuras. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
sapo7 Publicado: Novembro 8, 2006 Publicado: Novembro 8, 2006 tens toda a razao... de facto deixa de ser automatico.. lol deve ser das horas... já é tarde.. lol podem dizer me se este sistema é bom, se vale a pena?? "The plant contains: CO2 bottle. Industrial quality made in Germany. Filled with pure CO2 with permission for food usage. New bottle with 9-10 years license for refilling. Brand name CO2 pressure reducer with 2 manometers and needle valve for exact adjustment. Papillon alife CO2 reactor High quality ceramic membrane reactor. When filled 2/3 with water, then the reactor can also be used as bubble counter. CO2 hose 2m black stable CO2 hose. Tetra check valve. Manual for easy set up within 5 minutes. 2 years guarantee."" Citar
David Cabete Publicado: Novembro 8, 2006 Publicado: Novembro 8, 2006 Boas Só posso dizer uma coisa, da experiência que tenho, que quase que devia ser "obrigatório" o uso de CO2 nos nosso aquários, desde é claro, que haja plantas naturais. EStas ficam mais bonitas e cumprem o serviço delas. A produção de Oxigénio. Depois de conseguir regular o fluxo de CO2 no meu aqua, comecei a verificar o aparecimento das ditas bolhas nas folhas das plantas, o chamado "pearling". Para cada aquário há um nº diferente de bolhas por segundo. No meu, após ter comprado um "detector de CO2", passei de um bolha de 5 em 5 segundos para 4 por segundo, + ou-. E demorou uns dias até chegar ao fluxo ideal! Agora até dá gosto ver as bolhas de O2 nas folhas das plantas. Aconselho a compra numa loja on-line, como já um outro membro o sugeriu. É muito mais barato, entregam em casa, à cobrança ou não. É de fácil instalação, basta seguir as instruções. Tens este kit, ou este. A diferença entre eles é que um traz a tal electrovávula e o outro nem por isso. Uma diferença de 40,01€! Podes adquirir o mais barato e comprar uma electroválvula numa sucata de carros por 5,00€! É só juntar um transformador de 12 Volts CC. Poupas 30 a 35 aérios, sem prejuízo nenhum para o sistema de CO2. Tenho uma electroválvula dessas no meu aquário e sem problema algum. Foi retirada de um Seat Ibiza. Isto é claro é só uma opinião, não quero com isto dizer que o faças, mas que se poupa uns trocos isso poupa. Cumps. Davs Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Recommended Posts