CO2 Papillon


Recommended Posts

Boas,

 

pessoal, comprei um sistema de CO2 da Papillon mas ainda não tenho electroválvula. Há problema de o deixar ligado à noite ou não é conveniente?

 

Quanto aos manómetros podem-me explicar o que significam? Sei que um indica a quantidade de CO2 dentro da botija e o outro?

 

Como se regulam os manómetros?

 

Quantas gotas devo deitar por segundo? 120x40x50

 

Peço desculpa pelas perguntas, mas de facto o sistema não traz instruções...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

pessoal, comprei um sistema de CO2 da Papillon mas ainda não tenho electroválvula. Há problema de o deixar ligado à noite ou não é conveniente?

Não deves deixar... Mais vale trancares na válvula de agulha ou no redutor. Na própria torneira da garrafa não o deves fazer, porque ao abrires, o CO2 que vai ocupar o volume do redutor expande-se e cria um abaixamento de temperatura muito brusco, que levará ao desgaste prematuro das anilhas de teflon e borrachas...

 

Se trancares no redutor ou na válvula de agulha, a diferença de pressões já não é tão abrupta, e esse efeito pode-se considerar muito baixo. Agora de 60 bar para a pressão normal, não convém mesmo nada...

 

Quanto aos manómetros podem-me explicar o que significam? Sei que um indica a quantidade de CO2 dentro da botija e o outro?

Falso... o manómetro da botija não te indica a quantidade de CO2 existente nessa. Indica-te somente a pressão do gás (CO2). Enquanto tiveres CO2 líquido dentro da garrafa, à temperatura ambiente, a pressão será sempre na ordem dos 60 bar.

Só quando deixares de ter CO2 líquido, e apenas gás na garrafa, é que a pressão dentro da botija começa a diminuir...

 

O outro manómetro, indica-te a pressão à saída do redutor. Deverás regular o redutor para 1 bar, sensivelmente.

 

Como se regulam os manómetros?

Os manómetros não se regulam... quanto muito calibram-se, mas já vêm assim de fábrica... pelo menos, espera-se :?:

 

Se quiseres saber que valores é que deves ter nos Manómetros, isso é outra história.

 

No manómetro da botija (0 a 250 bar) não consegues modificar nada. Ou é 0 bar, quando a botija está vazia ou trancada, ou +/- 60 bar enquanto existe CO2 líquido na garrafa. Após isso, vai começando a diminuir essa pressão até que se esgote o CO2.

 

O manómetro da pressão à saída do redutor, tal como já expliquei, indica-nos a pressão à saída do redutor. Deverás regular a torneira do redutor de modo a teres uma pressão 1 bar nesse manómetro. Ou seja, regulas é o redutor e não o manómetro. O manómetro só te lê a pressão, não a controla.

 

Quantas gotas devo deitar por segundo? 120x40x50

Bolhas... não sei, depende das plantas e do seu número, e iluminação que tenhas no aquário. Sinceramente, não te deves guiar por bolhas, porque isso depende dos conta bolhas. A bolha de um, não significa que seja igual à de outro.

Guia-te antes pelos peixes e pelas plantas. Se vires que as plantas estão a reagir bem ao CO2 (pearling, por exemplo) quer dizer que tens CO2 suficiente para as plantas. Se vires os peixes muito ofegantes, ou sempre à tona de água, significa que estás a injectar muito CO2, e deverás baixar o caudal injectado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que estamos falando de CO2, e o Luis é um entendido no assunto :D

digam-me uma coisa, realmente é tão mais vantajoso o uso dos sistemas de CO2 em garrafas e etc contra o uso de CO2 caseiro em garrafas de refri??

 

Thanks

Cumprimentos,

Emerson

 

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, não sou entendido nem Sr... :)

 

Quanto à questão de um simples fermentador face a uma botija de CO2 pressurizado, isso já foi montes de vezes debatido aqui no Fórum.

 

Desvantagens dos sistemas de botija pressurizados:

 

:D Preço inicial elevado

:D Geralmente ocupam mais espaço

 

Vantagens dos sistemas de botija pressurizados:

 

:D Controlo rigoroso do caudal injectado

:D Fiabilidade muito maior

:arrow: Possibilidade de corte automático sem perda de CO2

:arrow: Autonomia muitas vezes superior à dos fermentadores

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas..

 

com a tua explicaçao acredita que já me esclareces te mt duvidas que eu tinha...

 

em relaçao ao que escreves te "Possibilidade de corte automático sem perda de CO2" estas a referir te á valvula... que se liga á tomada???? na qual se pode desligar??? ou irmos ao redutor???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

em relaçao ao que escreves te "Possibilidade de corte automático sem perda de CO2" estas a referir te á valvula... que se liga á tomada???? na qual se pode desligar??? ou irmos ao redutor???

Ai ai... e pensar um bocadinho, não?

 

Se for mexer no redutor já não é automático :wink:

 

Sim, é usando uma válvula solenóide, por exemplo, para interromper a passagem de CO2 para o aquário. Geralmente, liga-se ao mesmo temporizador das luzes do aquário. "Cromiçamente", devia-se ligar aí 1 hora depois das luzes, e desligar 45-30 minutos antes das luzes se apagarem. Primeiro porque ainda há CO2 na água resultado da noite (respiração apenas). Segundo, porque se fecharmos o CO2 antes, ainda temos algum dissolvido na água para as plantas o consumirem... bem, também dizem que as plantas só param de fazer fotossíntese algum tempo depois de ficarem às escuras.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens toda a razao... de facto deixa de ser automatico.. lol

 

deve ser das horas... já é tarde.. lol

 

podem dizer me se este sistema é bom, se vale a pena??

 

"The plant contains: CO2 bottle. Industrial quality made in Germany. Filled with pure CO2 with permission for food usage. New bottle with 9-10 years license for refilling. Brand name CO2 pressure reducer with 2 manometers and needle valve for exact adjustment. Papillon alife CO2 reactor High quality ceramic membrane reactor. When filled 2/3 with water, then the reactor can also be used as bubble counter. CO2 hose 2m black stable CO2 hose. Tetra check valve. Manual for easy set up within 5 minutes. 2 years guarantee.""

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só posso dizer uma coisa, da experiência que tenho, que quase que devia ser "obrigatório" o uso de CO2 nos nosso aquários, desde é claro, que haja plantas naturais. EStas ficam mais bonitas e cumprem o serviço delas. A produção de Oxigénio. Depois de conseguir regular o fluxo de CO2 no meu aqua, comecei a verificar o aparecimento das ditas bolhas nas folhas das plantas, o chamado "pearling". Para cada aquário há um nº diferente de bolhas por segundo. No meu, após ter comprado um "detector de CO2", passei de um bolha de 5 em 5 segundos para 4 por segundo, + ou-. E demorou uns dias até chegar ao fluxo ideal! Agora até dá gosto ver as bolhas de O2 nas folhas das plantas.

Aconselho a compra numa loja on-line, como já um outro membro o sugeriu. É muito mais barato, entregam em casa, à cobrança ou não. É de fácil instalação, basta seguir as instruções. Tens este kit, ou este. A diferença entre eles é que um traz a tal electrovávula e o outro nem por isso. Uma diferença de 40,01€! Podes adquirir o mais barato e comprar uma electroválvula numa sucata de carros por 5,00€! É só juntar um transformador de 12 Volts CC. Poupas 30 a 35 aérios, sem prejuízo nenhum para o sistema de CO2. Tenho uma electroválvula dessas no meu aquário e sem problema algum. Foi retirada de um Seat Ibiza. Isto é claro é só uma opinião, não quero com isto dizer que o faças, mas que se poupa uns trocos isso poupa.

 

Cumps.

 

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.