Recommended Posts

Publicado:

Creio que são "Hygrophila difformis" e "Rotala rotundifolia".

Relmente a da esquerda assemelha-se a uma "ceratopteris cornuta", mas parece-me que se confunde com esta por ter um crescimento demasiado vertical provavelmente por deficiencia de luz e que se reflete tambem na "Rotala rotundifolia" que já foi vermelha quando exposta a luz mais intensa e que neste momento se encontra com os cones vegetativos verdes derivado a falta dela.

Publicado:

"Rotala rotundifolia penso k nao seja essa planta...n da pa ver bem mas ela e cor de rosa da cor da Alternathera roseifolia comprei ontem ja vinha asim um pouco mal tratada

Publicado:

Olá.

"Rotala rotundifolia penso k não (palavra corrigida) seja essa planta...n da pa ver bem mas ela e cor de rosa da cor da Alternathera roseifolia comprei ontem ja vinha asim um pouco mal tratada

Não estou a dizer que é... mas pode muito bem ser uma Rotala como o membro Marco P Fonseca disse. A maior parte das rotalas, e outras plantas, quando em boas condições de Luz e Nutrientes, podem ficar com as folhas vermelhas... geralmente as mais recentes, que depois es transformam em verdes.

Nesse teu caso, parece-me exactamente o contrário :wink:

Se reparares, as folhas mais recentes (do cimo) são verdes, ao enquanto que o resto da planta é vermelha. Muito estranho mesmo...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

POIS EH LUIS...TB AXO A PLANTA MUITO ESTRANHA...FICA VERDE NO TOPO E DEPOIS FICA VERMELHA ....O SENHOR DA LOJA NAO ME SOUBE DIZER QUAL ERA O NOME DA PLANTA...SINCERAMENTE ESPERO K CONTINUA A CRESCER DESTA FORMA....

Publicado:

Tenho dúvidas que seja Rotala rotundifolia.

É perfeitamente natural que a Rotala indica tenha essa transformação de cor.

Quando tive indica pela primeira vez, estavam vermelhas e depois ficaram verdes.

Com mais luz, voltaram à cor original.

E pelo aspecto parecem mais indica que rotundifolia.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:
viva pesoal....se algem souber o nome destas duas plantas dava me uma grande ajuda...

1foto

1)aqua029-1.jpg

oi

da ai uma olhadela

http://koti.phnet.fi/jarkki/kasvit/Liuskav...%20cornuta).jpg

ceratopteris cornuta

http://www.aquaristikprodukte.de/xaqua/ima...otundifolia.jpg

Rotala rotundifolia

Publicado:

Olá a todos, eu tenho essas duas plantinhas e posso-vos dizer que são:

Ceratopteris Thalictroides e não a cornuta, essa tem umas pontas mais grossas, menos ramificadas...

Vejam aqui

http://www.plantgeek.net/plantguide_viewer.php?id=53

Há por aí várias fotos, é só comparar.

Quanto á outra é mesmo uma rotala rotundifolia

Vejam aqui

http://www.plantgeek.net/plantguide_viewer.php?id=186

A cor avermelhada é devido à alta exposição à luz, daí o verde aparecer por falta de luz... Em relação ao link que foi dado pelo npq, a diferença dessas planta para esta é a forma das folhas, redondas quando o crescimento é imerso(técnica utilizada pelos produtores para evitar booms de algas) e com uma forma "bicuda" quando submersas...Adaptações :roll:

Espero ter ajudado, abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Publicado:
Vejam aqui...

... Em relação ao link que foi dado pelo npq, a diferença dessas planta ...

Espero ter ajudado, abraços aquáticos

Estiveste muito bem sim senhor e ajudaste bastante mas olha que a npq é um membro femenino e não masculino.

(foi só um a parte) :roll:

Publicado:

:roll:

Se eu tivesse um buraquinho para me esconder... Mil desculpas, não me apercebi... :)

Abraços aquáticos

Mad...Mad...Mad...

Publicado:

Bem, eu continuo na minha.

Como tenho rotundifolia e indica no meu aquario, garanto-vos que isso não é Rotala rotundifolia.

Aliás, no link fornecido dá para ver bem a diferença na geometria da folha.

Parece mais Rotala indica.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg

Publicado:

axo k nfdc esta certo pareçe mais uma rotala indica k rotundifolia....nada melhor k deixa la crescer e recuperar para poder ter certezas...

Publicado:

Olá a todos.

Como tenho rotundifolia e indica no meu aquario, garanto-vos que isso não é Rotala rotundifolia.  

Aliás, no link fornecido dá para ver bem a diferença na geometria da folha.

Antes de mais parece que estamos a falar da mesma planta, segundo o site da trópica, mas se formos ao site plantgeek, este diz que rotala indica e rotundifolia são plantas diferentes mas parecidas, daí que por vezes se confundem...

Trópica

The Latin name means ''the plant with the round leaves''. But this only applies to the marsh variety, which has circular leaves. In aquariums Rotala rotundifolia has long, thin leaves. Unlike other Rotala species it is relatively undemanding, although it needs good light to produce red leaves. It forms side shoots willingly, becoming compact and bushy. This also means that it is hard for light to reach the lower leaves, so the plant should be pruned frequently. Also known as Rotala indica.

http://www.tropica.com/

Plantgeek

A fast growing, undemanding plant. High light is needed to bring out good color. Erroneously called Rotala indica, which is a different plant. Propagation by lateral shoots.

http://www.plantgeek.net/plantguide_viewer.php?id=186

Quanto à forma da folha, já foi explicada e deve-se ao ambiente onde a planta está, mas podem ler aí em cima...

Agora fica para cada desvendar o mistério, a informação é difusa, eu tenho essa planta e foi-me vendida como rotala rotundifolia, se não o é, fui enganado... :)

Espero ter ajudado, abraços aquáticos. :)

Mad...Mad...Mad...

Publicado:

Fotos das minhas plantas:

Rotala indica

Pic_7068_15.jpg

Pic_7068_9.jpg

Rotala rotundifolia

Pic_7068_8.jpg

A foto que mostras não permite visualizar muito bem a folha, mas parece ser indica.

Nuno Costa

yagobal-WIKIbanner.jpg