Recommended Posts

Publicado

boas a todos..

é o seguinte ando a comprar material para montar um aquario de +- 250l de agua doce. para um plantado e alguns discus.

a maior parte das coisas já comprei só me falta o sistema CO2,

aqui é que tenho algumas duvidas pois nao tenho muitos conhecimentos.

a cada loja que vou, dizem sempre uma coisa diferente...

uns querem vender o mais caro, outros querem vender o que têm.. bem e fico sempre na mesma.

a questao é a seguinte: nao quero fazer o famoso caseiro... a pouca experiencia que tenho, na ultima vez comprei um da red sea penso que esta o nome, nao me parece que seja a melhor, pois as recargas dao só para 30 dias +- é caro e o pior á que nao dá para controlar o fluxo do co2.

ou se tem a mais ou a menos...

entao ando a ver um kit da jbl que tras tudo, manometros , botija , teste, acho que é o jbl prof. . agora á 1 o 2 e o 3 cada um mais caro.

entao é aqui que eu preciso de ajuda, qual sistema que devo comprar, o mais economico, um que possa controlar o co2, isto é o fluxo do co2, que dê para desligar á noite, á uns que trazem um aparelho que faz isso outros nao é á parte.

outra duvida... nao é perigoso??? tenho algum receio em montar um sistema desses.. se nao fica bem montado... eu sei que tras instruncoes mas á sempre um mas... eu pergunto nas lojas dizem que é bom que é facil de montar mas depois eu pergunto se já montaram algum dizem que nao... lol

já agora se ouver alguem, que tenha e que me explique o que comprar e como o devo o por a funcionar, ou melhor como tirar maior partido do aparelho agradecia... sou de odivelas... tou disponivel para me deslocar...

desde já agradeço a atençao

" quem nao sabe é como quem nao vÊ"

Publicado:

Viva!

Eu tenho um sistema desse completo de co2, mas não tenho ligado o controlador de ph, pois não trazia instruções e não consigo arranjar o mesmo.

o q faz desligar à noite é a electrovalvula, portanto tens de comprar aquele que tem a electrovalvula, se quiseres comprar o completo, verifica que tem as instruções do controlador, porque de outra forma ficas com o mesmo na caixa, aliás tentei junto do importador da jbl e não consegui as instruções.

Agora outra coisa, à quanto tempo tens discus?

Aqilo que vais fazer eu já tenho e acontece que para ainda ter discus tive de os colocar num aquario nu! Actualmente no aquario comunitario tenho escalares e kribenssis, pois os discus só se sentiram bem durante 3 meses...

Se necessitares de mais alguma ajuda, vai dizendo...

cump

A.Mota

Publicado:

Olá!

Se queres comprar um kit completo de Co2 pressurizado, nas lojas on-line estrangeiras conseguirás muito melhor preço do que cá.

estes costumam ter bons preços e pelo feedback que tem havido e tambem por experiencia própria trabalham muito bem.

Quanto ao sistema em sí, depende um pouco do que vais querer colocar e controlar no aquário. Se queres controlar rigorosamente o PH com a injecção de co2 um com o controlador de PH talvez seja a melhor opção, no entanto o preço dispara e não sei até que ponto é assim tão necessário. Nunca experimentei nenhum. Para um aquário com essas dimensões será melhor optares pela garrafa de 2kg.

Quanto à montagem, não tem nada que saber, é só enroscar as diferentes peças umas nas outras, é preciso sim, um pouco de atenção para que não fiquem fugas.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

parece me simples...

mas a valvula desliga quando nó quiser mos.. mas há maneira de controlar a bolhas que queremos por no aquario???

isto é, liga se a botija, regula se os manometros, entretanto o fluxo de co2 passa pela valvula, na qual podemos ou nao desligar... e depois vai para o aquario com uma pedra difusora... penso que é assim... a minha pergunta é no fim na pedra difusora se há algo que controle a quantidade de co2 ao pormenor... sei que dá para ver as bolhas mas controlar???

vi numa loja um reactor, no lugar de por a pedra difusora p o reactor... para que serve?? alguem pode dizer me como funciona....

obrigado

Publicado:

Olá!

Bem, afinal parece-me agora que as duvidas são bem maiores :D :D :D

Uma pequena explicação sobre o funcionamento da coisa:

:wink: O gás é introduzido dentro da botija até uma pressão de ± 60 bar.

:lol: A botija tem uma torneira geral

:lol: depois dessa torneira é acoplado um regulador de pressão que vai permitir reduzir os tais 60 bar de pressão da garrafa até à pressão geralmente utilizada, entre 1 a 2 bar.

:D De seguida, é colocada outra valvula reguladora, por aqui chamada valvula de agulha, que vai permitir controlar o fluxo do gás e assim poder regular também o tal numero de bolhas por segundo

:D A electro-valvula ou valvula selenoide, é colocada em qualquer parte da linha de saída do co2, entre a valvula reguladorea de pressão e a valvula anti-retorno, ligada geralmente em conjunto com as iluminação no programador, para injectar o Co2 quando elas se ligam e parar quando se desligam.

:D Depois, é ainda colocada uma valvula anti-retorno, para evitar que a água saia do aquario para a botija e restantes apetrechos

:D No final, é colocado um difusor que não é mais que um copo com uma pedra difusora colada, mas muito menos porosa que as habituais de ar. este, tem a função de reduzir o tamanho das bolhas de Co2 para que elas ao entrarem em contacto com a água se diluam o mais rápido possivel antes de atingirem a superficie e assim se perderem.

:D Pode ainda ser colocado um conta bolhas, mas hoje em dia muitos dos difusores depois de entrar água para dentro deles fazem essa função.

O controlador electronico de PH, não sei bem como será o seu funcionamento, se se limita a abrir e fechar a valvula selenoide ou se regula ele o fluxo do CO2 consoante a variação do PH.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Olá.

Ainda hoje estive a escrever algo parecido a isso... este pessoal não pesquisa antes de ler...

O controlador electronico de PH, não sei bem como será o seu funcionamento, se se limita a abrir e fechar a valvula selenoide ou se regula ele o fluxo do CO2 consoante a variação do PH.

Tanto quanto sei, tranca ou abre a solenóide e não regula o fluxo. Basicamente é um controlador com uma tomada onde ligas a solenóide (pode haver de outros tipos).

If pH < 6.5, Then power = off,

If pH > 6.8, Then power = on, volta a medir daqui a uns segundos... :wink:

Acho que não é muito complicado. Isto para o pessoal de instrumentação deve ser canja para eles.

Regular o fluxo creio que seja mais complicado Zé... envolveria fechar mais ou menos uma peça. Mas isso tu de certeza absoluta que sabes bem melhor que eu, se é fácil ou difícil fazer...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

hum.... lol de facto á duvidas...

valvula de agulha aqui esta algo que nunca me foi dito nas lojas....

essa valvula compra se á parte ou normalmente vem com os sistemas???

eu pergunto nas lojas como é que eu posso regular o fluxo de co2, todos dizem que é com a valvula que desliga e liga o sistema, eu volto a perguntar mas eu quero controlar a quantidade e ninguem sabe responder... agora percebo "valvula de agulha"....

obrigado pela explicaçao...

espero com as minhas duvidas tambem possam ajudar outros membros...

Publicado:

Olá!

Essa valvula nos sistemas para aquários, já vem com a valvula redutora.

Este é o meu sistema, tem duas valvulas de agulha pois alimento dois aquários, são aquelas peças onde está ligada a mangueira. Mas geralmente vêm agarradas à valvula reguladora de pressão ou redutora como lhe quiserem chamar.

Pic_6315_34.jpg

Off topic: Esta foto já a pús em não sei quantos topicos diferentes, já está a ficar gasta :wink::lol:

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Boas

já agora alguém me pode indicar os melhores sites para comprar on-line estes produtos (incluindo produtos da marca red sea), sites onde já tenham feito compras com segurança e fiabilidade

obrigado

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!