sapo7 Publicado Novembro 5, 2006 Publicado Novembro 5, 2006 boas a todos.. é o seguinte ando a comprar material para montar um aquario de +- 250l de agua doce. para um plantado e alguns discus. a maior parte das coisas já comprei só me falta o sistema CO2, aqui é que tenho algumas duvidas pois nao tenho muitos conhecimentos. a cada loja que vou, dizem sempre uma coisa diferente... uns querem vender o mais caro, outros querem vender o que têm.. bem e fico sempre na mesma. a questao é a seguinte: nao quero fazer o famoso caseiro... a pouca experiencia que tenho, na ultima vez comprei um da red sea penso que esta o nome, nao me parece que seja a melhor, pois as recargas dao só para 30 dias +- é caro e o pior á que nao dá para controlar o fluxo do co2. ou se tem a mais ou a menos... entao ando a ver um kit da jbl que tras tudo, manometros , botija , teste, acho que é o jbl prof. . agora á 1 o 2 e o 3 cada um mais caro. entao é aqui que eu preciso de ajuda, qual sistema que devo comprar, o mais economico, um que possa controlar o co2, isto é o fluxo do co2, que dê para desligar á noite, á uns que trazem um aparelho que faz isso outros nao é á parte. outra duvida... nao é perigoso??? tenho algum receio em montar um sistema desses.. se nao fica bem montado... eu sei que tras instruncoes mas á sempre um mas... eu pergunto nas lojas dizem que é bom que é facil de montar mas depois eu pergunto se já montaram algum dizem que nao... lol já agora se ouver alguem, que tenha e que me explique o que comprar e como o devo o por a funcionar, ou melhor como tirar maior partido do aparelho agradecia... sou de odivelas... tou disponivel para me deslocar... desde já agradeço a atençao " quem nao sabe é como quem nao vÊ" Citar
Anibal Mota Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Viva! Eu tenho um sistema desse completo de co2, mas não tenho ligado o controlador de ph, pois não trazia instruções e não consigo arranjar o mesmo. o q faz desligar à noite é a electrovalvula, portanto tens de comprar aquele que tem a electrovalvula, se quiseres comprar o completo, verifica que tem as instruções do controlador, porque de outra forma ficas com o mesmo na caixa, aliás tentei junto do importador da jbl e não consegui as instruções. Agora outra coisa, à quanto tempo tens discus? Aqilo que vais fazer eu já tenho e acontece que para ainda ter discus tive de os colocar num aquario nu! Actualmente no aquario comunitario tenho escalares e kribenssis, pois os discus só se sentiram bem durante 3 meses... Se necessitares de mais alguma ajuda, vai dizendo... cump A.Mota Citar
José Cruz Silva Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Olá! Se queres comprar um kit completo de Co2 pressurizado, nas lojas on-line estrangeiras conseguirás muito melhor preço do que cá. estes costumam ter bons preços e pelo feedback que tem havido e tambem por experiencia própria trabalham muito bem. Quanto ao sistema em sí, depende um pouco do que vais querer colocar e controlar no aquário. Se queres controlar rigorosamente o PH com a injecção de co2 um com o controlador de PH talvez seja a melhor opção, no entanto o preço dispara e não sei até que ponto é assim tão necessário. Nunca experimentei nenhum. Para um aquário com essas dimensões será melhor optares pela garrafa de 2kg. Quanto à montagem, não tem nada que saber, é só enroscar as diferentes peças umas nas outras, é preciso sim, um pouco de atenção para que não fiquem fugas. Citar Abraços Zé Néo
sapo7 Publicado: Novembro 7, 2006 Autor Publicado: Novembro 7, 2006 parece me simples... mas a valvula desliga quando nó quiser mos.. mas há maneira de controlar a bolhas que queremos por no aquario??? isto é, liga se a botija, regula se os manometros, entretanto o fluxo de co2 passa pela valvula, na qual podemos ou nao desligar... e depois vai para o aquario com uma pedra difusora... penso que é assim... a minha pergunta é no fim na pedra difusora se há algo que controle a quantidade de co2 ao pormenor... sei que dá para ver as bolhas mas controlar??? vi numa loja um reactor, no lugar de por a pedra difusora p o reactor... para que serve?? alguem pode dizer me como funciona.... obrigado Citar
José Cruz Silva Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Olá! Bem, afinal parece-me agora que as duvidas são bem maiores :D :D :D Uma pequena explicação sobre o funcionamento da coisa: O gás é introduzido dentro da botija até uma pressão de ± 60 bar. A botija tem uma torneira geral depois dessa torneira é acoplado um regulador de pressão que vai permitir reduzir os tais 60 bar de pressão da garrafa até à pressão geralmente utilizada, entre 1 a 2 bar. :D De seguida, é colocada outra valvula reguladora, por aqui chamada valvula de agulha, que vai permitir controlar o fluxo do gás e assim poder regular também o tal numero de bolhas por segundo :D A electro-valvula ou valvula selenoide, é colocada em qualquer parte da linha de saída do co2, entre a valvula reguladorea de pressão e a valvula anti-retorno, ligada geralmente em conjunto com as iluminação no programador, para injectar o Co2 quando elas se ligam e parar quando se desligam. :D Depois, é ainda colocada uma valvula anti-retorno, para evitar que a água saia do aquario para a botija e restantes apetrechos :D No final, é colocado um difusor que não é mais que um copo com uma pedra difusora colada, mas muito menos porosa que as habituais de ar. este, tem a função de reduzir o tamanho das bolhas de Co2 para que elas ao entrarem em contacto com a água se diluam o mais rápido possivel antes de atingirem a superficie e assim se perderem. :D Pode ainda ser colocado um conta bolhas, mas hoje em dia muitos dos difusores depois de entrar água para dentro deles fazem essa função. O controlador electronico de PH, não sei bem como será o seu funcionamento, se se limita a abrir e fechar a valvula selenoide ou se regula ele o fluxo do CO2 consoante a variação do PH. Citar Abraços Zé Néo
Luís Fortunato Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Olá. Ainda hoje estive a escrever algo parecido a isso... este pessoal não pesquisa antes de ler... O controlador electronico de PH, não sei bem como será o seu funcionamento, se se limita a abrir e fechar a valvula selenoide ou se regula ele o fluxo do CO2 consoante a variação do PH. Tanto quanto sei, tranca ou abre a solenóide e não regula o fluxo. Basicamente é um controlador com uma tomada onde ligas a solenóide (pode haver de outros tipos). If pH < 6.5, Then power = off, If pH > 6.8, Then power = on, volta a medir daqui a uns segundos... Acho que não é muito complicado. Isto para o pessoal de instrumentação deve ser canja para eles. Regular o fluxo creio que seja mais complicado Zé... envolveria fechar mais ou menos uma peça. Mas isso tu de certeza absoluta que sabes bem melhor que eu, se é fácil ou difícil fazer... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
sapo7 Publicado: Novembro 8, 2006 Autor Publicado: Novembro 8, 2006 hum.... lol de facto á duvidas... valvula de agulha aqui esta algo que nunca me foi dito nas lojas.... essa valvula compra se á parte ou normalmente vem com os sistemas??? eu pergunto nas lojas como é que eu posso regular o fluxo de co2, todos dizem que é com a valvula que desliga e liga o sistema, eu volto a perguntar mas eu quero controlar a quantidade e ninguem sabe responder... agora percebo "valvula de agulha".... obrigado pela explicaçao... espero com as minhas duvidas tambem possam ajudar outros membros... Citar
José Cruz Silva Publicado: Novembro 8, 2006 Publicado: Novembro 8, 2006 Olá! Essa valvula nos sistemas para aquários, já vem com a valvula redutora. Este é o meu sistema, tem duas valvulas de agulha pois alimento dois aquários, são aquelas peças onde está ligada a mangueira. Mas geralmente vêm agarradas à valvula reguladora de pressão ou redutora como lhe quiserem chamar. Off topic: Esta foto já a pús em não sei quantos topicos diferentes, já está a ficar gasta Citar Abraços Zé Néo
sapo7 Publicado: Novembro 8, 2006 Autor Publicado: Novembro 8, 2006 ok... obrigado.. a foto quando é para ajudar nunca é de mais.... lol Citar
sapo7 Publicado: Novembro 8, 2006 Autor Publicado: Novembro 8, 2006 Boas já agora alguém me pode indicar os melhores sites para comprar on-line estes produtos (incluindo produtos da marca red sea), sites onde já tenham feito compras com segurança e fiabilidade obrigado Citar
Recommended Posts