marcioinacio Publicado Novembro 5, 2006 Publicado Novembro 5, 2006 Tenho muitas bolhas á superfíce, de tal modo que chega-me a preencher toda a superfície do aquário, o PH desceu de 7,6 para para 6,4 julgo que devido ao CO2, mas fiz uma mudança de 45 % de água e liguei a bomba de Ar e estabilizou nos 6,8, O aquário é recente, tem 1 semana e é pouco plantado, começei a fazer adubação com a receita de hortilon e os macros com substral. O aqua é de 50x24x24 de 29 Litros brutos NH4: 0 NO2: 1 mg/L (ppm) NO3: 40 mg/L (ppm) Fauna: 5 Guppies 2 Espadas 3 Red Cherrys Flora: 4 Pés de Utricularia graminifolia 1 Anubias barteri var. nana Tronco plantado com musgo de java Iluminação: 15 W Floragrow Na minha opinião, ou é de haver pouco Oxigénio na água devido ao CO2, ou é devido ao substral em barra que comprei que contém os seguintes elementos NPK 10,7-6,4-8,6 Azoto (N) 10,7 % Hidrido fosfórico (P2 O5) 6,4 % Oxido de Potássio (K2 O) 8,6% "Com Oligoelementos" Será algum componente do substral que me está a provocar aquela espuma? Os mais entendidos na matéria se me poderem ajudar agradecia. http://www.recifesamouco.blogspot.com/
Luís Fortunato Publicado: Novembro 5, 2006 Publicado: Novembro 5, 2006 Olá. Tens o aquário destapado? Se sim, é normal num plantado teres essa camada de gordura superficial que prende as bolhas de CO2 no cimo da água. Porquê num plantado, e não num aquário qualquer? Porque nos plantados, temos tendência a deixar a superfície o mais parada possível (que eu considero que não se deva fazer) e resulta nessas camadas de "gordura" superficiais, que "agarram" as bolhas de CO2 e/ou de O2. Por um lado é bom, pois rentabilizamos mais o CO2, se bem que numa zona com muitas bolhas de CO2 e pouca movimentação, o processo é de difusão e normalmente, muito lento. Por outro podemos ter o que te aconteceu, apesar de não injectarmos muito, o CO2 na água é retido tempo suficiente para baixar demais o pH, e mais importante, por subir em demasia a concentração de CO2 na água. Deve-se deixar sempre, nem que ténue, uma agitação superfícial num aquário plantado. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
marcioinacio Publicado: Novembro 5, 2006 Autor Publicado: Novembro 5, 2006 Olá Luís acontece que tenho o aquário tapado e a bomba de oxigénio faz com que a água da superfície seja movimentada. É muito estranho mas o que é certo é que cada vez tenho mais espuma na superficie do aquário, e mais estranho ainda, não há sinais de fraqueza ou doença dos peixes, respiram saúde e recomenda-se. Eu se conseguir tiro uma foto e coloco aqui para ver a dimensão da coisa. http://www.recifesamouco.blogspot.com/
marcioinacio Publicado: Novembro 5, 2006 Autor Publicado: Novembro 5, 2006 Para terem uma ideia da dimensão do problema http://www.recifesamouco.blogspot.com/
sea_man Publicado: Novembro 5, 2006 Publicado: Novembro 5, 2006 Essa espuma não é muito normal e não parece co2... Há quanto tempo montaste esse akua? Não o lavaste com nenhum produto? Isso parece sonasol...pelo sim pelo não é melhor fazeres umas tpas , ou então parares com o co2 para ver se as bolhas desaparecem.
Luís Fortunato Publicado: Novembro 5, 2006 Publicado: Novembro 5, 2006 Olá. Ok... não tinha reparado que tinhas colocado uma bomba de ar... Mas pode também ser excesso de comida que dês... origina igualmente a mesma camada de gordura. Mas realmente, isso parece muito estranho. Não digo que seja um detergente, mas que é estranho lá isso é. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Fernando Marques Publicado: Novembro 5, 2006 Publicado: Novembro 5, 2006 Olá, Disseste que o aquário só tem uma semana e já estás a aplicar adubos ? Será que não é demasiado cedo para esses produtos ?
marcioinacio Publicado: Novembro 5, 2006 Autor Publicado: Novembro 5, 2006 Este aquário foi lavado com água del cano, não lavo o material de aquário com detergentes. Fernando, cedo demais? Nunca ouvi falar de tal coisa, sempre vi aqui no forum que o pessoal começa logo a adubar assim que montam o aquário e poem as plantas, mas se tiver a fazer alguma coisa mal digam-me. Sea_man vou desligar o CO2 para ver se é disso, se não for disso só pode ser do substral. http://www.recifesamouco.blogspot.com/
Antonio DSM Publicado: Novembro 6, 2006 Publicado: Novembro 6, 2006 Eu adicionei um pouco de substral liquido há já uma semana e nao me aconteceu nada disso.... de notar que tenho alguma movimentaçao na superficie.. Não sei o que poderá ser... Cumprimentos Ex green goblin
aduplapersonalidadedoraul Publicado: Novembro 13, 2006 Publicado: Novembro 13, 2006 Desculpa esta pergunta off topic, mas onde arranjaste a utricularia?
marcioinacio Publicado: Novembro 14, 2006 Autor Publicado: Novembro 14, 2006 Naturline http://www.recifesamouco.blogspot.com/
Recommended Posts