Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

O mês passado resolvi comprar um aquario para o meu pequeno. Não queria comprar um globo pois já tinha ouvido dizer que fazia mal aos peixes então resolvi comprar um rectangluar. Fui a uma loja e puff saí de lá com um aquario de 30l(na altura parceu-me grande hahaha :wink: ) + dois peixinhos(não sei os nomes, são de água fria e veêm-se em todas as lojas mais "amadoras") um cor de laranja e outro amarelo+quimico para por na agua antes de a colocar no aquario+comida.

Neste ponto achava que tinha tudo o que precisava(santa ignorânçia!). No emprego, reslovi contar a um colega meu o que tinha comprada e foi aí que o bichinho me mordeu. Acontece que esse colega meu é fã de aquarios, já fez criação de peixes e tem um aquario de 1,20 ha cerca de 8anos.Explicou-me no que consistia este hobby e os cuidados básicos a ter nos primeiros passos da aquarofilia.

Seguidamente comprei areao, um filtro aquablue(de 38 a 150l) grelhas para o fundo do aquario e pu-lo a puxar agua para o areao(q a filtra penso eu) sobe pelo tubo de plastico, é filtrada e regulei o ar para por tambem umas bolhinhas de ar. A minha questão é

e agora?

quanto tempo para por plantas?

necessito dos quimicos para ver os niveis de amonico?

vale apena investir num aquiario tão pequeno?

Cumprimentos aquaticos

Publicado:

Seguidamente comprei areao, um filtro aquablue(de 38 a 150l) grelhas para o fundo do aquario e pu-lo a puxar agua para o areao(que (palavra corrigida) a filtra penso eu) sobe pelo tubo de plastico, é filtrada e regulei o ar para por tambem umas bolhinhas de ar.

Bem o "filtro" que tens não é dos melhores e hoje em dia praticamente já não se usam filtros de fundo mas dado o tamanho do aquário penso que não será um problema por aí além.

Num aquário maior já não te aconselho a que o mantenhas.

quanto tempo para por plantas?

Quando quiseres :wink:

As raizes das plantas poderão é enfiar-se nas grelhas da placa de fundo, por isso vais ter de ir controlando isso.

necessito dos quimicos para ver os niveis de amonico?

Sim claro. Se não monitorizas os niveis de amónia como sabes que a água está em condições para teres vida lá dentro?

vale apena investir num aquiario tão pequeno?

Opinião sincera? Não. Um aquário de 30L é muito pequenito e fica um bocado dificil de manter com a água com parametros estáveis. Além do mais 30L limitam-te muito na escolha de peixes e quantidades a colocar.

30L servem como hospital para peixes ou como maternidade ou então para teres camarões. Agora para aquário de peixes é muito pouco.

Porque não consideras arranjar um maior? Ao contrário do que se possa pensar em aquariofilia quanto maior é o aquário menos trabalho dá. Os problemas de um aquário grande são alguns no entanto, na sua maioria financeiros:

-Custo de arranque. Aquários grandes levam filtros potentes e calhas de iluminação maiores e isso custa mais caro.

-As TPA's são muita água.

-Os custos de electricidade sobem um pouco (filtros mais potentes, termoestatos a gastar mais, mais iluminação)

Agora tu é que sabes.

Para se iniciar eu aconselho um aquário de 60L ou idealmente um de 120L (1m de frente)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas

antes de mais obrigado pela resposta esclarecedora.

agora estou com um problema que já vi que é comum nos peixes de água fria e nos aquarios pequenos, um deles esta prestes a morrer, esta descolorado numa parte, guelras inflamadas e o corpo esta todo dobrado quase a 90º. O ph está a 7 (é bom não?) e já fiz uma mudança parcial da água, utilizo água da torneira estabilizada com um produto proprio, não a tenho deixado em repouso parte do problema deve vir daí.

tenho portanto as seguintes duvidas:

- Vale apena continuar a tentar ter "Golden fishes" neste aquario?

- Devo fazer mudanças parcias da água todas as semanas?

- Devo evitar água da torneira?

agora duvidas de material

-vi um aquario mto bonito de 60l kit completo(lampadas,filtro) por 200 euros, é muito? Esse mesmo aquario sem nenhum acessorio ronda os 80 euros.

Agora sinceramente sinto-me mal, eu sei que os peixes morrem bastante mas conheço quem tenha um golden fish ha 8 anos num globo(eu sei que é proibido), na loja disseram-me que estes peixes são muito resistentes...sera que não sei tratar deles?

Obrigado, e cumprimentos aquaticos

Publicado:

tenho portanto as seguintes duvidas:

- Vale apena continuar a tentar ter "Golden fishes" neste aquario?  

Como te digo o aquário é pequeno, mesmo para gold fish. Diria que o gold fish se sentirá melhor num aquário maior.

- Devo fazer mudanças parcias da água todas as semanas?  

Sim deves. Algo na ordem dos 20% o que no teu aquário dá uns 6L de água.

- Devo evitar água da torneira?

Não. Só se a água da torneira tiver parametros muito errados para os peixes que queres, caso contrário podes usar sem problemas.

agora duvidas de material

-vi um aquario muito (palavra corrigida) bonito de 60l kit completo(lampadas,filtro) por 200 euros, é muito? Esse mesmo aquario sem nenhum acessorio ronda os 80 euros.  

200€??????? Bolas, por esse preço compras quase um aquário de 1,2m aqui no forum na secção de oferta. Dá uma saltada a essa secção e procura por lá.

200€ por um kit de 60cm é um roubo descarado.

Agora sinceramente sinto-me mal, eu sei que os peixes morrem bastante mas conheço quem tenha um golden fish ha 8 anos num globo(eu sei que é proibido), na loja disseram-me que estes peixes são muito resistentes...sera que não sei tratar deles?  

Não te sintas mal, erros todos nós fazemos, o importante é perceber o que se está a fazer mal e corrigir.

Já viste como estão os valores da amónia, nitritos e nitratos?

O peixito já não viria doente da loja?

Outra coisa, já leste o manula de inicio que está neste forum? Dá uma vista de olhos por lá.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!