Recommended Posts

Publicado

Antes de mais, cumprimentos aos membros do forum.

Vinha colocar a seguinte questão:

Comecei a povoar o meu plantado com uma fauna de invertebrados pertencentes à espécie Neocaridina denticulata sinensis, conhecida vulgarmente como "Red Cherry".

Não tendo experiência neste tipo de animais, comecei a detectar uma série de desaparecimentos significativos no numero da população.

Ora como os parámetros da água estão de acordo com estes e com os restantes habitantes do aquário, fixados em valores de 6.5 PH e 5 GH, com os valores de Amónia, Nitritos e Nitratos nos valores mínimos dos testes de medição; só posso apontar para uma ou várias espécies de peixes que possam ser predatórios dos ditos camarões.

A restante fauna inclusiva ao aquário de 100L reais (120 brutos) são:

9 Neons "Paracheirodon innesi"

7 Peixes-bêbado "Hemigrammus rhodostomus"

4 Otocinclus Affinis

2 SAE "Crossocheilus siamensis" (4cm)

1 Barbo Caloptero "Epalzeorhynchos kalopterus"

1 Ancistrus Dolichopterus (6,5 cm)

2 Corydoras brochis

1 Corydora schwartzi

Já procurei no fitro, pensei que pelo menos os mais pequenos tivessem ido para lá, mas não!

Quem tiver alguma experência em conflitos com algumas destas espécies e os Red Cherry, foça aí para esclarecer esta dúvida.

Obrigado

[PEÇO AO MODERADOR PARA PF MOVER ESTE TÓPICO PARA "PEIXES E INVERTEBRADOS"]

Editado pela Moderação. Feito... LF

Publicado:

boas

eu dantes tambem raramente via os meus red's mas agora ultimamente eles ja andam a frente do aquario e tudo...eles dantes passavam a vida escondidos, espera mais um tempo vais ver que vais comessar a ver mais

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Publicado:

Boas

Não vejo aí nenhum peixe que possa acabar com os red cherrys num aqua plantado…mas como o Miguel disse eles quando são em pequeno nº têm tendência a não se deixarem ver…

Penso que esses que tu tens foram dos que mandei para o Norte…eu tirei 230 red’s dum aqua das mesmas dimensões do teu e se olhasses para esse aqua antes de os ter apanhado, não dirias que estavam lá mais de 20…

Para já acho que deves ter calma e esperar mais 1 a 2 meses…depois quando começares a vê-los mais frequentemente, multiplica por 10 o nº que conseguires ver em 2minutos…é claro que isto não é nenhuma teoria, mas não anda longe da realidade…

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Foram sim senhor, Aquaben.

Eles de início andavam pelo aquário nas partes mais visíveis, depois comecei a vê-los com menos frequência.

Dias depois surgiram algumas "carcaças" transparentes com intervalos de +- 3 4 dias...

Os que vejos andarem confiantes pelos troncos ramificados com musgo de java, são duas fêmeas completamente vermelhas. Inclusivé uma delas já andou com ovos, mas não consigo saber se estes foram ou não comidos. Menos aventureiro é um macho que aparece timidamente no meio das folhas de algumas plantas... agora os restantes, nem vê-lo!

Arranjam-me mais 4. Tenho-os de momento numa maternidade com uma camada de Akadama e um generoso "tufo" de Musgo de Java. Estou com receio de os soltar. Quando tiver mais possibilidades, irei aproveitar um aquário de 50x25x25 para fazer um mini-plantado, onde os habitantes serão praticamente invertebrados. Faltam ainda alguns elementos para o arranque disso.

Publicado:

olá...também comprei uns quantos red's ao aquaben na mesma encomenda que tu (Sandokan)...infelizmente a maioria dos meus morreram, exactamente por ter medo de os misturar com os peixes...depois arranjei mais alguns e metios no aqua junto com os peixes e não morreu practicamente nenhum...raramente os vejo, mas de quando em quando la aparecce um ou dois...mas os outros que morreram vi os corpos por isso é que sei...

quanto às cascas não te preocupes...é sinal que os teus red's estão optimos de saúde e a crescer...pois os camarões para crescer têm de libertar a carapaça, ou seja, quando vires carapaças transparentes espalhadas pelo aqua é para ficares contente, pois os teus red´s já cresceram mais um bocadito...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Publicado:

Também cheguei a considerar que as "cascas" seriam libertadas consoante o crescimento, mas como o numero visivel deles foi reduzindo drasticamente, tive que supor que fossem os cadaveres deles.

Claro que declino a minha falta de conhecimento nesta espécie, para aceitar as vossas trocas de informação.

Terei então que aguardar por resultados, no crescimento populacional dos ditos camarões.

Este fim-de-semana, comecei a ver pequenos pontos no musgo dum tronco, a moverem-se para o interior das fendas deste. Creio que serão o resutado da postura de uma das fêmeas que carregava ovos até acerca de uma semana.

Entretanto soltei os que estavam na maternidade, não tive coragem de os manter num espaço tão pequeno.

Obrigado mais uma vez pelos vossos esclarecimentos

Publicado:

Eu também não via os meus e só tenho néons, ampulárias e otos. Agora estão muito mais desinibidos e passeiam por todo o lado! Eles escondem-se muito bem quando querem!

www.catiasilva.com/chinchilas

Publicado:

Boas. Vão ver como um dia quando menos esperarem aparecem uma "manada" deles, tenho um aquario de 20 litros, que inicialmente foi povoado por um par de ampularias e depois um dia comprei uns 10 red's ao aquaben, isto foi um ou dois meses, neste momento ja devem ser mais de 50, teem-se reproduzido muito bem, tenho tambem um aquario de 60 litros onde à uns 6 meses meti uns 10 red's, que não vi durante uns 4 meses, agora a pouco mais de um mês, enquanto rearrumava as plantas...não é que vejo duas femeas e um macho, e uma bela quantidade de minusculos seres... :lol: por isso, não se preocupem que eles são fortes, escondem-se mas quando o numero aumenta, saem e passeiam-se todos contentes.

cump

Abraço

Gonçalo Almeida

• 2 semanas depois...
Publicado:

Pessoal,

Cascas transparentes não são reds mortos. São sempre mudas.

Reds mortos antes pelo contrário, são bem opacos, "à là camarão-que-se-mete-no-arroz-de-marisco" :lol: Cheguei a fazer criação num aquário de 20x20x20 (9 litros) de onde sairam mais de 100reds. Assisti a muitas cascas de muda, e a muitos camarões mortos, já que eles e o musgo de java eram os únicos habitantes.

E mesmo assim, quando pensava que só tinha uns 20, consegui sacar de lá de dentro 51!!!

Toda a gente a quem vendo/ofereço reds queixa-se sempre nos primeiros tempos que eles desapareceram. Uns 3-4 meses mais tarde, queixam-se que são uma praga :wink:

Dos poucos peixes tipicos num aquário comunitário que efectivamente agride os reds, mesmo os adultos ja bem crescidinhos, são os escalares. Cuidado com esses... Enquanto são pequeninos, aí já são agredidos por um número bem maior de peixes comuns, nomeadamente os neons e os Tetra Silver Tip (Hasemania Nana) que são bem rápidos para apanharem crias de reds em instantes...

Um abraço,

Hugo Ferreira