Frederico Santos Publicado Novembro 3, 2006 Publicado Novembro 3, 2006 Bom dia, Recentemente (cerca de 1 mês) passei o material de um Aqua Rena de 80L para um Aqua de 200L (100x40x50). O Aqua tem 2 T8 de 25W e 1 T4 de 16W(?). Os problemas actuais são os seguintes: - começam a aparecer algas na periferia das folhas de algumas plantas. - As plantas estão bastante fracas e amareladas - as pontas de algumas plantas copeçam a ficar tranparentes (podres?) - Ontem medi a àgua e obtive os seguintes valores PH - 5.0 GH - 14 KH - 0 Nitritos - 0 Nitratos - 0,25 - 0,30 mg/l Ferro - 0,10 mg/l? Fosfatos - ???? Peixes: 5 escalares (2 grandes e 3 pequenos) 2 colisas 8 neons cardinais 5 tetras fantasmas 2 tubarões bala 2 octos 3 coridoras 1 pleco (pequeno) 1 panaque Plantas 4 anubias pequenas 1 anubia grande cabombas edgerias valisnerias outras que não sei o nome Agradecia todas as Vossas dicas/comentários que me possam ajudar a ultrapassar todos estes problemas. NOTAS: - o CO2 actual é da JBL (JBL Proflora BioCO2 100) - tenciono trocar por um kit pressurizado - aceitam-se sugestões relativas a marcas e ao que fazer ao PH já de si muito baixo - os pontos de interrogação (?) referem-se a valores dos quais não tenho a certeza. Obrigada pela ajuda[/img]
Luís Fortunato Publicado: Novembro 3, 2006 Publicado: Novembro 3, 2006 Olá. Recentemente (cerca de 1 mês) passei o material de um Aqua Rena de 80L para um Aqua de 200L (100x40x50). O Aqua tem 2 T8 de 25W e 1 T4 de 16W(?) 66 watts para 200 litros teóricos, é insuficiente. Só conseguirás manter algumas plantas menos exigentes, tais como anúbias, fetos de java, alguns musgos, etc... começam a aparecer algas na periferia das folhas de algumas plantas. Que algas? Pretas aos tufos? Se sim, geralmente é sinónimo de valores desregulados de Fosfato. As plantas estão bastante fracas e amareladas Pode ser várias coisas, mas a mais comum é ser uma carência de Azoto. Atenção, que até podes ter valores altos de Nitratos, mas se tens uma carência de um outro nutriente (Potássio ou mesmo Fosfato) o Azoto, seja em que forma fôr, não é consumido pelas plantas. as pontas de algumas plantas copeçam a ficar tranparentes (podres?) Novamente, poderá ser várias coisas, mas carências de Potássio ou de micros (mais o Potássio) poderão originar esse fenómeno nas plantas. PH - 5.0 ShockedGH - 14 KH - 0 Nitritos - 0 Nitratos - 0,25 - 0,30 mg/l Ferro - 0,10 mg/l? Question Fosfatos - ???? Question O pH (e não PH) não te preocupes. Se fôr estável não há problema. GH - 14... 14 quê? Graus alemães? Isso parece-me muito alto. Será que o teste está bom? KH - 0... com um pH desses, é normal. Mais uma vez, o importante é que o pH seja estável. Nitritos - 0... óptimo Nitratos - 0.25-0.30 mg/L ?? Não será, 2.5-3.0 mg/L ou até 25-30 mg/L? Ferro - 0.10 mg/L Depende de que tipo de ferro é que se está a medir. Ferro quelatado, Ferro livre... mas tipicamente é um bom valor. Fosfatos - ???? Pois... ao menos que tenhas a certeza no valor, também não te poderemos ajudar muito. Se souberes o valor correcto, poder-te-emos ajudar melhor, basicamente indicar-te que nutrientes poderão estar em falta. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Frederico Santos Publicado: Novembro 3, 2006 Autor Publicado: Novembro 3, 2006 Ola, Antes demais obrigada pela resposta. Relativamente à luz, estou a pensar em colocar mais duas lampadas T5 ou T8 de modo a ficar com cerca de 100W. As algas aparecem nas beiras das folhas das plantas (por exemplo anúbias) e nas pedras. São escuras, parecem pretas, mas se colocares uma folha de papel branco por detrás constatas que são verdes escuras. Os nitratos é 25 mg/L - desculpa o engano. Os fosfatos não me lembro do valor que obti no teste. Logo vejo num apontamento que fiz Agora mais umas perguntas... - na tua opinião, neste tipo de aquário, que valores deverei monitorar, e como controlar cada um deles (subir/descer). Fosfatos, Ferro e Nitratos ou algo mais? - Ao aplicar o kit de CO2 o PH não vai baixar mais? É que parece-me excessivamente baixo, embora seja bastante estável... Obrigada e desculpem tantas perguntas. FS
Recommended Posts