Visitante Publicado Março 7, 2004 Publicado Março 7, 2004 olá PESSOAL! Comprei ontem 10 kg de Areão Lióz (é fino, branco com algumas padritas cor de salmão e outras pretas), para um akua de 60 cm k to a montar... Mas deparo-me com um grande obstakulo!!! Ja o lavei "triliões" de vezes, e o areão continua a deixar a água turva... até já o fervi!!! O que faço? Sonita Citar
Rptavares Publicado: Março 7, 2004 Publicado: Março 7, 2004 A forma que eu faço para lavar é a seguinte: Coloco uma parte da areia num balde (mais ou menos a meio), depois encho o balde de água e remexo, sempre com a água a enxer o balde.. em pouco tempo começas a ver a água a ficar limpida... Fiz isto á areia que recolhi da praia (podes imaguinar o estado dela) e em pouco tempo limpei uns 35 kilos de areia. Citar
minidiogo Publicado: Março 7, 2004 Publicado: Março 7, 2004 Olá Rptavares! Eu faço exactamente a mesma coisa. Sonita amiga- tu tens mais alguma coisa dentro do aquário para além do areão? Adeus mini Citar Diogo Oliveira
Visitante Publicado: Março 7, 2004 Publicado: Março 7, 2004 Oi Pessoal! Pois, exactamente o que voces fizeram foi o que eu fiz tb! Eu até gastei as unhas por lavar akilo durante tanto tempo! E a conta da água este mes deve ser exorbitante!!! É que não imaginam mesmo comecei ontem de manha a lava-lo! Ja devo ter gasto so com esta lavagem de areão umas 5 horas!!! Ja o lavei em agua corrente umas 50 vezes SIM! E usei um escorredor de massa, tb ja imensas vezes, para lavar ainda melhor... Por fim, penso que hoje o areão já está mais lavadinho Experimentei por algum dentro do akua, logo de manhã (que so tem o areão e agora o filtro a funcionar) e a água foi aclarando ao passar do dia, agora já está clarinha... Mas mesmo assim, penso que inda n tá meeeeeeeesmo cristalina! Vamosa lá ver se akilo aclara ou vou ter de lavar mais umas vezes!!! Sonita Citar
minidiogo Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 Olá sonita! A agua com o tempo fica cristalina! Adeus mini Citar Diogo Oliveira
Domingos Leitão Publicado: Março 8, 2004 Publicado: Março 8, 2004 bem vou-me repetir Esse areão lioz tem "ar" de ser 100% calcário. vais ter valores de ph e kh muito altos com esse areão. Não e recomendável para todas as espécies de peixes. Citar
Flash Publicado: Março 9, 2004 Publicado: Março 9, 2004 Boas Que tipo de areão é esse !! E que pelas descrições tambem tenho desse areão e estou com o mesmo problema !! Podes dar mais detalhes desse areão ?? Obrigado Citar Cumprimentos ------------------------------------------------ HÁ PEIXES E HÁ CICLIDEOS !!
Domingos Leitão Publicado: Março 9, 2004 Publicado: Março 9, 2004 a minha suspeição que seja 100% calcário tem a haver com o nome do mesmo. Lioz foi um termo introduzido por atesões franceses aquando da construção do palácio de mafra, grande parte dele em Calcário de Lioz, trata-se de um calcário com muitos fósseis, e compacto, com várias tonalidades, desde o branco, ao cinza, rosa e vermelho, podendo ter laivos de amarelos e laranjas. Mais não dá para ajudar sem ver a amostra em si... teste q se pode fazer... com um canivete suiço de lamina de aço, tentar riscar essa pedras, se elas riscarem são calcárias, se não riscarem são siliciosas. se não tiverem canivete o vidro para este caso faz o mesmo efeito, com uma ponta afiada de vidro ver o que se desfaz o vidro ou a rocha, se for o vidro trata-se de silica, se for a rocha trata-se de calcário Abraços Citar
Visitante Publicado: Março 9, 2004 Publicado: Março 9, 2004 oi Malta! Domingos, obrigada pla ajuda. So te sei dizer, que o areão tem algumas pedras mais brancas k as outras , que são mais ou nemos translucidas, e essas desfazem-se kdo aperto com mta força! Deve ser o calcário em si!? Flash: A cor deste areão é banca, algumas pedras rosadas e outras pretas, mas em poucas kuantidades... Quais são sos problemas k estás a ter? Tens deste areão no teu akuario grande, é? E que peixes tens lá? See ya! Sonita Citar
Recommended Posts