MeMySelfAndI Publicado Novembro 2, 2006 Publicado Novembro 2, 2006 Boas a todos, Ontem de noite, quando dei por falta de contacto visual com dois Ramirezis, cheguei-me mais perto do aquário e deparei-me com uma cena digna de ser vista, estavam os dois (casal) atrás de um tronco ela a por ovos e ele logo de seguida a fertilizalos, achei aquilo brutal, depois veio a pena de os ter no comunitário, apesar de ter quase a certeza que nos ovos ninguém toca, nem os discus se chegam perto que os pais não deicham . Pelas minhas contas devem ecolodir amanhã por fim da tarde, mais uns cinco dias até nadarem o que é muito pouco tempo para prepara outro aquário só para eles, como vi no projecto do André, estou a pensar comprar uma maternidade e colocar lá dentro os alevins caso eles cheguem a nascer claro, agora gostava de saber quais as vossas opiniões e conselhos principalmente. Cumprimentos para todos e em especial ao André Silvestre que me arranjou uns espécimes fenomenais destes peixes que me conseguiram desviar a atenção dos discus. Ilídio Cruz The Dream One
André Silvestre Publicado: Novembro 2, 2006 Publicado: Novembro 2, 2006 Olá grande Ilídio. Antes de mais parabéns, um casalito já tens! Era para te responder em mp mas uma vez que criaste aqui um tópico ( e muito bem), fica aqui a minha contribuição. Dependendo da temperatura, os ovos eclodem entre 2 e 3 dias. Entretanto, os pais vão tirando turnos a limpar outro local para onde os alevins, acabados de sair dos ovos, vão ser transferidos. Provavelmente deve-se ao facto de não quererem contaminar os alevins com os restos dos ovos que se irão decompor. Depois, como disseste e bem, vão consumir o saco vitelino durante uns 5-6 dias ( também dependendo da temperatura) e quando o tiverem feito, já conseguem nadar. Nessa altura, comida líquida é o ideal ( eu usei da JBL). Agora, como essa é a primeira postura deles, não acredito muito que vinguem mas se vingarem e se realmente chegarem ao estágio de natação livre, dá o benefício da dúvida aos pais e deixa-os tentar criar os putos. Se forem comidos, para a próximo ( e não faltarão próximas vezes), retira-los para um aquário à parte. Abraço e boa sorte.
MeMySelfAndI Publicado: Novembro 2, 2006 Autor Publicado: Novembro 2, 2006 É isso que vou fazer, observar os primeiros nascimentos, prepara um aqua só para o casal, para acelerar, vou meter parte da água deste e ciclar o filtro neste aqua, se tiver alguma surpresa tudo be, senão tudo bem na mesma, pelo que li as posturas ocorrem mais ou menos de 12 em 12 ou de 13 em 13 dias se não for que me corrijas, em relação á alimentação já não tenho muitas dúvidas, visto ter lido o teu post de manhã já sei o que comem e os timings dos alimentos. Tenho pensado se será boa ideia meter um tufo de musgo de Java no canto onde eles estam, assim que saiam a nadar tem ali refugio, espero que os pais não os levem para muito longe. Em relação aos sexos, são mesmo 3 machos e 1 fêmea, um dia que tenhas fêmeas se quiseres trocar apita Ilídio Cruz The Dream One
Recommended Posts