Lagunastyle Publicado Novembro 1, 2006 Publicado Novembro 1, 2006 O meu "novo" aquario (100x30x40) que adquiri a um amigo aqui do forum... E estou agora a começar a monta-lo e tenho algumas ideias / duvidas que gostaria que me ajudassem. A minha duvida recai sobre a iluminação, pois não tenho as calhas de origem e estou a pensar em utilizar uma calha daquelas que são usadas em cozinhas normalmente, pois tenho varias ca por casa, mas n tenho nenhuma de 1m so maiores ou mais pequenas. - É possivel cortar e adaptar para uma 1m? - É preciso alterar o balastro se adptar a medida para uma lampada mais pequena? - Existe algum tipo de lampada q aconcelham? - Qual a diferença dessas de cozinha para as economizadoras ? - Qual a tonalidade da lampada que devo utilizar? o Aquario que gostaria de montar sera um comunitario e algumas plantas para dar mais realismo. Estava tambem a pensar em deixar essa calha suspensa, que me dizem? Se ficar suspensa convem deixar os vidros no cimo do aquario(para fechar) ou pode ficar sem nada? Cumpr e abraços a todos os membros... Citar 100-40-50 Jawer 250w Eheim 2215
Nuno Antunes Publicado: Novembro 2, 2006 Publicado: Novembro 2, 2006 - É possivel cortar e adaptar para uma 1m? Sim é. Mas só o trabalho que vais ter e o dinheiro que vais gastar é capaz de não te compensar. - É preciso alterar o balastro se adptar a medida para uma lampada mais pequena? Depende, em principio poderá ser necessário. Os balastros estão preparados para uma dada potencia de lampadas. Um balastro de 2*30W por exemplo, suporta 2 linhas de 30w. Se lhe meteres lampadas de 15W o que vai acontecer é que a vida util dessas lampadas vai diminuir consideravelmente. - Existe algum tipo de lampada que (palavra corrigida) aconcelham? - Qual a diferença dessas de cozinha para as economizadoras ? - Qual a tonalidade da lampada que devo utilizar? Fluorescentes T5. São mais pequenas mas são melhores para os nossos aquários. A diferença para as economizadoras é basicamente a temperatura de cor. As economizadores não têm grande variedade de temperaturas de cor e além disso é dificil encontrares lampadas "especiais" em formato economizadora. Estava tambem a pensar em deixar essa calha suspensa, que me dizem? Se ficar suspensa convem deixar os vidros no cimo do aquario(para fechar) ou pode ficar sem nada? Se vais deixar a calha suspensa então nem precisas de te preocupar em cortar Quanto aos vidros, é contigo. Eu deixo todos os meus aquários abertos, mas em casa ninguém fuma e não se usam ambientadores. Se tens o aquário em sitio onde possa apanhar muito pó, o melhor é mesmo tapares. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
IsaGanhão Publicado: Novembro 2, 2006 Publicado: Novembro 2, 2006 Igualzinho ao meu vais ter muito trabalhinho. Para já filtro, luzes, termoestato, tens????agora para o inverno o melhor é um de 150w, então se o vais deixar destapado.......se a casa é fria, depois as plantas.........muito trabalhinho....ihihihihihihihihi Começas-te agora ou és reincidente???? E os peixes, e etc.....muitos etc te asseguro. Boa sorte. Isa Citar
Frederico Publicado: Novembro 2, 2006 Publicado: Novembro 2, 2006 olá lagunastyle, Antes de mais bem vindo ao forum e agora ca vai a ajuda, na minha opiniao a duas coisas muito importantes quando se inicia um novo aquario...e elas são a iluminação e a filtragem...já pensaste pores dois projectores de HQI 70 watts ou entao um de 150 watts isso sim terias uma boa iluminação e poderias manter as plantas que quisesses...quanto ao filtro que achas em usares um EHEIM Profissional?pesquisa e vais encontrar pelo menos 3 modelos e o que gostares mais(€€€) percebes-te? Agora um outro factor seria o aquecimento do aquario um termostato de 150 watts da perfeitamente e mesmo com o aquario destapado consegues manter estavel a temperatura porque vais ter mais que 1w/L e aconselho-te mesmo a teres o aquario destapado para teres umas boas trocas gasosas... Agora resta pensares em que tipo de aquario queres...plantado?entao tens de pensar em ter co2 mas isto so te aconselho quando tiveres o aquario com algumas plantas para não teres um Boom de algas... Espero que tenha ajudado em alguma coisa e se precisares força ... abraços Citar Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60
Lagunastyle Publicado: Novembro 4, 2006 Autor Publicado: Novembro 4, 2006 Boas desde ja o meu agradecimento a voçes. QUanto ao aquecedor ja tenho um Jager de 250W para aqueçer sem prob (so espero q n aqueça demais loll ) Quanto ao filtro vou ter este uns tempos q esta parece q faz 800l/h (penso q seja verdade pelo q ele tem escrito) depois mais tarde gostaria de ter um exterior(quando chegar a altura venho xatiar-vos para pedir ajuda e opnioes )isto quando tiver um pouco mais de €€ Quanto a iluminação obrigado pelas respostas, mais objectivamente a resposta do Frederico, não vejo necessidade de gastar muito dinheiro so por causa da iluminação, penso eu que por pouco dinheiro posso ter as T5 e que servirao bem o aquario. Gostaria entao de saber quais as lampadas( marca, watts) costumo ver nas lojas da especialidade umas penso que T5(vulgares de cozinha certo? q sao as AquaGLow (se n estou enganado) e respectivos balastros (electronicos ou normais, quais as diferenças, pontecias) Tenho visto aqui uns DIY a maneira sobre este tema mas so falam da construçao e n muitos das potencias :D mas apesar disso trabalhos muitos bons e de lonvar. Ja la estao umas rochinhas, os peixes/decoraçao ainda estao em fase de estudo mas estou a pensar em neons - escalares numa coisa simples, umas plantinhas um ou outro tronco, enfim um pouco destas coisas q se podem ver debaixo de agua, e tentar colocar um pouco de "tudo". Começei a cerca de 2 anos c um de 60 cm que ainda esta em funcionamento mas que agora vai passar para um amigo meu para se iniciar. E mais uma vez o meu agradecimento a todos vc's pela ideias e ajudas. e um pedido de desculpas por ser chato nestes aspectos. Na secção de fotos e videos tenho la o post q pertendo ir actualizando a medida q vai evoluindo. Abraços Citar 100-40-50 Jawer 250w Eheim 2215
Rui J. Rocha Publicado: Maio 27, 2007 Publicado: Maio 27, 2007 Agora faltam umas fotos mais recentes...que agora e' que o aquário está excelente. Grandes óscares que la' tens banana rock Citar - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
David Nunes Publicado: Maio 27, 2007 Publicado: Maio 27, 2007 Viva, O Meu aqua é igualzinho ao teu!! E Recentemente alterei a minha calha da Aquapor (custa cerca de 30€€€) de 30W para 90W que eu acho que chega perfeitamente!!!! Tenho 1 aquaGlo (Peixes e plantas) e 2 AquaFlora (Plantas) todas da JBL, Fica-te em cerca de 50€ as 3!!! Ou seja a brincadeira fica-te em cerca de 100 €!!!! Vê este negocio poder ser que te interesse: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=63542 Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464
Recommended Posts