Recommended Posts

Publicado:

Infelizmente só hoje vi este tópico!

 

Faz hoje 8 dias comprei 10 neos, 2 corydoras, 2 Serpae e 4 Guppies. Tudo porque tenho um aquário de 100lt e já só tinha 8 peixes. Todos velhos.

 

Resumindo: morreram todos os peixes que comprei menos um dos Guppies macho. Dos peixes residentes morreu um Neon já com 3 anos.

 

Tenho aquário há 20 anos, nunca tal me tinha acontecido.

 

Foi castigo! sempre achei uma inutilidade o aquário de quarentena :shock:

 

Ficou de lição. Vou instalar um aquário só para quarentenas. Não volto a introduzir directamente do vender para o meu aquário nem uma mosca!

Publicado:

Mas a responsabilidade é nossa que não fazemos quarentena, se ela tem sido feita puderiam até ter morrido todos os neons, e julgo que uma reclamação junto do lojista dava direito a algum tipo de indeminização, mas os outros peixes ficavam bem, por isso antes da UV, aquario de quarentena.

Lamento, mas estamos sempre a aprender.

 

Nem mais Antonio. É essa a lição a tirar.

 

Creio que, tal como eu, qualquer iniciado fica com a ideia que o mais importante é o ciclo.

 

Porque é que ninguém fala da quarentena? Será que é preciso os peixes morrerem para aprendermos esta lição?

 

Acho que tem de haver uma mudança de mentalidade e quando o proximo iniciado perguntar sobre como começar um aquario devemos dizer "deixa 1 mês a ciclar e compra uma aquario de quarentena". :shock:

 

Quanto a reclamações.............. bem................. deixa-me dizer que no Canada qualquer peixe que morra dentro de 48 horas é "substituído".

Infelizmente não estamos no Canada e mais não digo.

 

Quando ao UV, vou tomar outra via. Vou começar de novo. Esterilizar tudo e rezar para que não morram mais peixes. "Desinfectar" os peixes e quanto à quarentena é banhinho de backtopur pra toda a gente :shock:

 

Cumprimentos

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Publicado:

Olá bom dia. reparei hoje que tenho um neon com menos cor. Mas nas fotos que vi de neons com a doença dos neons, a falta de cor era pequenas manchas, e não descoloração geral. Portanto a pergunta é: há alguma outra coisa que possa levar um neon a apresentar descoloração? A qualidade da água é boa (nitritos 0, nitratos 10 ou menos), o pH é 7.0. A alimentação é à base de comida congelada, complementada por flocos vegetais com muita spirulina. A iluminação é difusa.

 

Caso seja doença dos neons, um filtro UV é capaz de matar os esporos do parasita que andam na água?

 

Obrigado!

 

Nuno Barradas

Publicado:

nunoni, gostava de te poder ajudar mas também não sei a causa dessa descoloração geral. À dois dias atraz um dos meus neons apresentou o mesmo sintoma e ontem já estava normal.

A descoloração de que falava era apenas em metade do peixe. Ficou baço por assim dizer.

 

Quanto à luz UV, sim. Depende de algumas coisas como o fluxo de agua pela lampada UV mas sim, esteriliza a agua toda. A questão da doença dos neons passa pela facto de não ter cura e ser transmitida por contacto.

 

Quando um peixe aparenta estar infectado deves isola-lo imediatamente. Se ele tiver a doença a lampada UV não lhe vai servir de nada.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprs NT

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Publicado:

Nuno - sim , ajudaste, eu estava quase em pânico a pensar em cenários de catástrofe de ter que desinfectar o aquário etc... vou esperar um pouco e observar este peixe. E comprar um filtro UV JBL de 5W, fica por €49 mais 10 de portes, aproveito e compro outras coisas que os portes não mudam (os de 9W custam o mesmo, mas não preciso, e as lâmpadas de substituição ficam depois mais caras).

 

Obrigado!

 

Nuno

Publicado:

Hoje reparei foi numa coisa estranha que nunca tinha visto. Os meus 2 botias palhaços a nadarem um ao lado do outro duma forma muito estranha, muito rigidos e tensos que até pareciam que estavam a ter um ataque, e o preto deles muito descolorado, meio esbranquiçado, e de repente passou ficaram pretos como novos e foram a vida deles como se nada fosse...

Paulo