Recommended Posts

Publicado:

ola

as raposas voadoras acho que não... já os limpa-vidros quando ficam grandes em certos casos comem os alevins, mas como o teu aqua é grande e dizes que tens muitos buraquitos acho que não deves ter problemas... Mas se queres ter a certeza junta uns bocados de musgo de java aqui e ali (é das melhores plantas para os alevins se esconderem).

cumprimentos

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Publicado:

Olá.

O que é um limpa-vidros? :(

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

ó Luis... francamente, nem parece teu! Então tu não sabes o que é um limpa vidros?

É daquelas coisas que se vendem no supermercado e no hipermercado e até na lojita de esquina. Cheiram mal como tudo e deixam normalmente os vidros limpinhos e sem gordura :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Olá.

Loricarídeos, não conheço nenhum que ataque alevins de peixes que vivam no meio e no topo da coluna de água. Os ovos é diferente... aí sim admito que haja muitos que comam ovos de outros peixes.

Por exemplo, eu já tive reprodução de Lamp-Eyes num aquário de 60 litros com 8 Loricarídeos lá dentro, e uns quanto camarões (10 +/-). No problem...

Agora outros "limpa-vidros" já não meto as mãos no fogo.

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Nuno... tens de ser mais específico? Ajax? Cif? Etc... :(

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

ok

desses limpa vidros também acho que não há problemas...

na minha resposta anterior estava a considerar os limpa-vidros como sendo os Gyrinocheilus Aymonieri (que é o que eu tenho no meu aqua, e um colega meu tem um que eu lhe dei e vai despacha-lo pois está-lhe a comer os alevins de guppie todos...)

resposta de maçarico, lol, mas é para isso que temos cá o pessoal experiente (para nos abrir os olhos, e chamar a atenção para este tipo de erros...e se for com uma piadita pelo meio sempre sabe melhor...lol)

Para a próxima vou tentar ter mais cuidado antes de dar a minha opinião...

...boa aquariofilia...
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback

Publicado:
ok

na minha resposta anterior estava a considerar os limpa-vidros como sendo os  (que é o que eu tenho no meu aqua, e um colega meu tem um que eu lhe dei e vai despacha-lo pois está-lhe a comer os alevins de guppie todos...)

resposta de maçarico, lol, mas é para isso que temos cá o pessoal experiente

Mais maçarico sou eu!!! que estou na duvida qual seja o bicho!!! serio!! não é o mais tipico de Gyrinocheilus Aymonieri pelas imagens que vi. Estou mm sem diagnóstico, por isso, vou perder umas 3 horas amanha e vou tentar tira-lo do aqua e substituo por mais uma raposita voadora (Epalzeorhynchus kalopterus) para me tratar das algas e não dos alevinos.

Obrigado a todos

PS- Espero sinceramente ter um aqua cheio de demasonis nos proximos meses, se assim for e se assim o quiserem, faço um desconto muito, mas mesmo muito especial a todos vocês :lol:

Publicado:

Queres um conselho? não metas raposas, voadoras ou não no aquário. De comedores de algas não têm nada.

Agora um gyrinocheilus comer alevins? Tenho um já com os seus 12cm, territorial quanto baste e nunca o vi a perseguir alevins de mbunas.

Aliás, com mbunas é mesmo o unico tipo de comedor de algas que aconselho (ou uma pomacea (caracol maçã) se conseguir resistir às investigações dos mbunas).

Os guppies do colega do mg17 foram possivelmente comidos pelos pais. Os gyrinocheilus têm boca de ventosa, não boca com dentes para comer alevins.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

eu não vi o gyrinocheilus comer os alevins, foi um colega meu que me disse que tinha visto um que eu lhe dei (por já estar a ficar enorme para o meu aqua, +/- 14cm) a comer alevins em flagrante delito...

no meu aqua já vi o meu gyrinocheilus a beliscar um peixe morto (era um peixe do rio, não sei a espécie, já com uns 4cm) que eu ainda não tinha conseguido tirar do aqua...mas alevins, eu nunca o vi comer...

mas se o problema do nosso colega é as algas, por vezes diminuir uma ou duas horas de iluminação também pode ajudar (eu fiz isso no meu aqua e por agora as algas estão a diminuir, gradualmente é claro, mas pelo menos não proliferaram)...

...boa aquariofilia...

Publicado:

estava a usa-los (raposa e limpa vidros) como adjuvantes, tenho a luz 2x30 W ligada 10h por dia, acho que não é boa ideia reduzir mais, já tentei reduzir para 8 horas, mas as plantas é que sofreram.

Troco aproximadamente 20 a 30% de agua semanalmente.

Não é que as algas incomodem a vista ou sejam extraordináriamente numerosas, o problema é que se alojam preferencialmente nas plantas (anubias e fetos de java).

E algicidas da sera, experimentei na dose certa, diluido num garrafão de 10l, sem efeitos ao nivel das algas. Mas o "bombardiamento cirurgico" teve como dano colateral a morte de um L. caureleus

abraço

Publicado:

dadas as condições acho que era uma ideia pensares nas ampularias (caracois maçã)...

se quiseres posso-te dispensar uma ou duas para experimentares

...boa aquariofilia...

Publicado:

Está uma boa sujestão, ver no que dá, pela investigação superficial que fiz, em principio come só as algas e restos organicos, poupando as plantas.

pese embora haja casos de destruição de plantas, mas tb tenho viveiros em outros aquas.

Vi relatos de boa convivência com ciclideos.

e acho que não consegue correr atras dos alevinos. :D

Para já vou por só um, caso não fique satisfeito impeço a reprodução.

Se quiseres então podemos fazer negócio

abraço