Recommended Posts

Publicado

Boas, pessoal!

Tenho pesquisado na net, mas não consigo encontrar estas informações...

Alguém sabe (ou sabe onde posso encontrar) as propriedades adesivas da silicone, e como reage quer a forças de tracção, quer de corte?

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Bom dia, este site não é mau:

http://www.dowcorning.com/content/rubber/r..._mechanical.asp

As palavras chave a procurar são por exemplo "tensile strength" e "tear strength", mas há outros parâmetros importantes.

Cumprimentos, NB

Publicado:

Bem, cada silicone é feita com fins específicos em vista, de modos que eu usaria o "factor de cagaço" da engenharia: dividir a resistência por pi, que para os engenheiros é igual a 3, ou talvez por 2 seja suficiente (sem desprimor para os engenheiros!, que estes factores de cagaço são fundamentais para as coisas funcionarem na prática e não apenas na teoria!).

Para além disso, aqueles valores são os intrínsecos da silicone, o outro factor é como cada silicone adere a cada vidro. A composição da maioria dos vidros é mais ou menos parecida, mas varia uns bons 20 ou 30% do total (ou seja, há vidros com chumbo, com 3 at.% de bário, com isto e com aquilo). A adesão também pode variar. Não sei quanto, porque nunca estudei o assunto.

Há outras coisas que têm a ver com o vidro usado, a condutividade térmica do vidro à temperatura ambiente varia um factor de três (entre uns 0.5 e 1.5 W/mK) entre diferentes vidros... o quer dizer que alguns vidros são muito melhores a isolar termicamente que outros.

Ou seja, para fazer contas exactas tens que conhecer os detalhes do teu sistema silicone/vidro, o que na prática não dá. Portanto, usa aqueles valores, faz contas à resistência que obténs, e divide por 3 para maior segurança.

Mas que venha aqui um engenheiro de materiais falar com mais segurança, isto que eu disse não passa de generalidades.

Cumprimentos

Nuno Barradas

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!