Ciclideos Africanos - Filtragem ideal?


Recommended Posts

Boas a todos

 

Estou a consttruir neste momento o meu primeiro aquário de cicilideos africanos em principio para mbunas, mas depende...

 

Neste momento o material que tenho é o seguinte

 

Aquario:

120*50*70

 

Filtro:

Eheim 2026 (950l/h)

 

Termostáto 250W Jager

 

Sei de antemão que o filtro que tenho (a cavalo dado...) não será suficiente para o meu aquario quando introduzir a rapaziada lá para dentro. Mas além de me aconselharem o que devo acrescentar gostaria que me indicassem a forma correcta de circulação da água nos casos de se optar por um filtro adicional externo ou interno.

 

Esta de momento é a minha principal dúvida, não quero estar a dar o próximo passo sem aconselhar-me do pessoal do fórum.

 

Abraço e

Obrigado a todos

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O externo em princípio é sempre melhor solução: não ocupa espaço dentro do aquário; são maiores, logo com espaço para mais matérias filtrantes; geralmente têm maior capacidade; e a manutenção é muito mais "limpa". E também são mais caros... :?

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Terás à partida 420L brutos de água.

Para os mbunas o ideal serão 10x o volume em filtragem. Essa filtragem pode ser dividida em 5X filtragem biológica + 5x filtragem mecânica.

 

O que podes fazer:

-Arranjas mais um filtro externo na casa dos 1000L/h.

-Arranjas um interno (fluval 4 plus por exemplo) também na casa dos 1000L/h e já te deve dar.

 

Não deverás precisar dessa filtragem toda logo no inicio enquanto os peixes forem pequenos, a não ser que tenhas uma multidão de bicharada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas além de me aconselharem o que devo acrescentar gostaria que me indicassem a forma correcta de circulação da água nos casos de se optar por um filtro adicional externo ou interno

 

Tenho um aqua com uma litragem parecida com a tua e utilizo um Eheim 2026, um Eheim 2028 + uma powerhead de 1000 litros/hora com pré-filtro (tenho Haplos).

 

Depois de várias experiências, cheguei à conclusão de que a melhor forma é ter toda a filtragem do mesmo lado, ou seja, todos os filtros a trabalhar perto uns dos outros e a bombar a água na mesma direcção. Dessa forma, tenho menos detritos acumulados no fundo do aqua

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O Aquário já está em cima do móvel e leva 375l, brevemente irei abrir um tópico com o "Diário de Bordo". Pena a minha máquina fotográfica estar no arranjo, mas a ver se arranjo uma alternativa para registar o momento e a evolução.

 

Para já quero agradecer ao sr Rui da Ruimar, e aos meus grandes amigos Ricardo e ao enorme amigo Luís Mendes, a quem estou muito em falta, e que me ajudaram no transporte do bicho até a sua nova casa.

 

Fim de semana é a hora de enche-lo vou buscar areia ao Guincho, e uns 10 quilos de Areia de coral. Tenho já umas rochas calcárias granditas à espera ir lá para dentro. A ver se arranjo rocha do Nilo também

 

 

Depois de várias experiências, cheguei à conclusão de que a melhor forma é ter toda a filtragem do mesmo lado, ou seja, todos os filtros a trabalhar perto uns dos outros e a bombar a água na mesma direcção. Dessa forma, tenho menos detritos acumulados no fundo do aqua

 

 

Já agora os retornos dos filtros tens também do lado esquerdo ou do lado direito. É que já vi das duas forma e gostava de saber qual a mais eficaz.

 

Abraços e obrigado a todos pelos esclarecimentos

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora os retornos dos filtros tens também do lado esquerdo ou do lado direito. É que já vi das duas forma e gostava de saber qual a mais eficaz.  

 

No meu caso tenho tudo do lado direito: sucção e retorno (não utilizo os tubos de chuveiro...)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.