nemo Publicado Novembro 1, 2006 Publicado Novembro 1, 2006 Boas a todos Estou a consttruir neste momento o meu primeiro aquário de cicilideos africanos em principio para mbunas, mas depende... Neste momento o material que tenho é o seguinte Aquario: 120*50*70 Filtro: Eheim 2026 (950l/h) Termostáto 250W Jager Sei de antemão que o filtro que tenho (a cavalo dado...) não será suficiente para o meu aquario quando introduzir a rapaziada lá para dentro. Mas além de me aconselharem o que devo acrescentar gostaria que me indicassem a forma correcta de circulação da água nos casos de se optar por um filtro adicional externo ou interno. Esta de momento é a minha principal dúvida, não quero estar a dar o próximo passo sem aconselhar-me do pessoal do fórum. Abraço e Obrigado a todos Citar [url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Tiago do Vale Publicado: Novembro 1, 2006 Publicado: Novembro 1, 2006 Boas! O externo em princípio é sempre melhor solução: não ocupa espaço dentro do aquário; são maiores, logo com espaço para mais matérias filtrantes; geralmente têm maior capacidade; e a manutenção é muito mais "limpa". E também são mais caros... Citar
Nuno Antunes Publicado: Novembro 2, 2006 Publicado: Novembro 2, 2006 Boas Terás à partida 420L brutos de água. Para os mbunas o ideal serão 10x o volume em filtragem. Essa filtragem pode ser dividida em 5X filtragem biológica + 5x filtragem mecânica. O que podes fazer: -Arranjas mais um filtro externo na casa dos 1000L/h. -Arranjas um interno (fluval 4 plus por exemplo) também na casa dos 1000L/h e já te deve dar. Não deverás precisar dessa filtragem toda logo no inicio enquanto os peixes forem pequenos, a não ser que tenhas uma multidão de bicharada. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
paulo duarte Publicado: Novembro 2, 2006 Publicado: Novembro 2, 2006 Mas além de me aconselharem o que devo acrescentar gostaria que me indicassem a forma correcta de circulação da água nos casos de se optar por um filtro adicional externo ou interno Tenho um aqua com uma litragem parecida com a tua e utilizo um Eheim 2026, um Eheim 2028 + uma powerhead de 1000 litros/hora com pré-filtro (tenho Haplos). Depois de várias experiências, cheguei à conclusão de que a melhor forma é ter toda a filtragem do mesmo lado, ou seja, todos os filtros a trabalhar perto uns dos outros e a bombar a água na mesma direcção. Dessa forma, tenho menos detritos acumulados no fundo do aqua Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
nemo Publicado: Novembro 2, 2006 Autor Publicado: Novembro 2, 2006 Boas O Aquário já está em cima do móvel e leva 375l, brevemente irei abrir um tópico com o "Diário de Bordo". Pena a minha máquina fotográfica estar no arranjo, mas a ver se arranjo uma alternativa para registar o momento e a evolução. Para já quero agradecer ao sr Rui da Ruimar, e aos meus grandes amigos Ricardo e ao enorme amigo Luís Mendes, a quem estou muito em falta, e que me ajudaram no transporte do bicho até a sua nova casa. Fim de semana é a hora de enche-lo vou buscar areia ao Guincho, e uns 10 quilos de Areia de coral. Tenho já umas rochas calcárias granditas à espera ir lá para dentro. A ver se arranjo rocha do Nilo também Depois de várias experiências, cheguei à conclusão de que a melhor forma é ter toda a filtragem do mesmo lado, ou seja, todos os filtros a trabalhar perto uns dos outros e a bombar a água na mesma direcção. Dessa forma, tenho menos detritos acumulados no fundo do aqua Já agora os retornos dos filtros tens também do lado esquerdo ou do lado direito. É que já vi das duas forma e gostava de saber qual a mais eficaz. Abraços e obrigado a todos pelos esclarecimentos Citar [url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
paulo duarte Publicado: Novembro 3, 2006 Publicado: Novembro 3, 2006 Já agora os retornos dos filtros tens também do lado esquerdo ou do lado direito. É que já vi das duas forma e gostava de saber qual a mais eficaz. No meu caso tenho tudo do lado direito: sucção e retorno (não utilizo os tubos de chuveiro...) Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
me163 Publicado: Novembro 5, 2006 Publicado: Novembro 5, 2006 Também podes ser um cadito mais radical e colocar um sump no teu aqua de mbunas. Eles agradecem, e ficas com uma capacidade filtrante fabulástica para esses peixinhos. Citar
Recommended Posts