Ajuda,o que estou a fazer mal?

Visitante

Recommended Posts

Olá pessoal, :lol:

Sou tão apaixonado por este hobby como inexperiente :evil: , preciso de ajuda por favor. Tenho algas negras a surgirem em todas as minhas plantas, tento raspa-las com a unha mas muito dificilmente elas saem. Tenho uma bela anubia no aquário que estava bastante atacada, cortei as folhas mais atingidas e as algas já estão a apoderar-se das folhas restantes, tou a ver que vou ficar sem anubia! Que devo fazer?

Tento dar pouca comida aos peixes, mudo 40% de agua todas as semanas (à qual junto fertilizante liquido) e mesmo assim não consigo controlar estas algas.

Tenho no meu aquário:

Peixes: 2 botias palhaço de 3 cm; 10 arlequims; 2 pequenos platys; 2 pequenas colisas; 2 peixes esguios (também pequenos) com boca de ventosa, que não sei o nome e não são plecos; 3 guppies; e há pouco tempo apareceram uns 5 ou 6 peixes bebes, tamanho dum grão de arroz que não faço ideia quem são os pais.

Plantas: muitas (tinha glossos mas não se deram, bem como outras tipo relva)

85 Litros; uma lâmpada própria para plantas de 25w com reflector (na loja dissera-me que daria 50w e que era suficiente para o meu aquário); filtro exterior ehein ecco; substrato de areao fino com uma camada de fertilizante, que não me lembro da marca.

Toda a ajuda será muito bem-vinda.

Obrigado.

Partilhar nas redes sociais

viva é normal aparecerem algas nas anubias, por ser uma planta de crescimento lento.

Se queres manter plantas como a glosso tens que ir para 1w por litro, e mesmo assim tens que ter uma boa circulação de água, não muito forte nem muito fraca.

A primeira coisa que te digo é tens que meter mais luz. As anubias aguentam bem pouca luz.

O melhor resultado que tive com anubias foi com bastante luz e com bastante co2.

O que podes fazer é colocar alguma planta de crescimento rápido para conseguires equilibrar o aparecimento de algas.

26675160.img.jpg

ola e benvindo ao forum.

bem para começar essas algas gostam de pouca luz para te veres livre delas tens que aumentar o nº de watts,25w é pouco.eles disseram-te que era suficiente para que?25w x85l=0.3w é muito pouco para a maioria das plantas.e disseram-te que os 25w davam 50w???.como sou ateu ,nao acredito em milagres e muito menos o da multiplicaçao dos watts :evil: .

se ja tens substrato fertil nao precisas de por fertelizante liquido.

cumprimentos,

Muita luz também pode atrair algas, depende da espécie de alga, há algas para todos os gostos...tal como as plantas...

Não consigo irradicar as algas no meu...mas vivo bem com elas.

Agora ando com menos algas, lentamente elas vão regredindo, enquanto aumento a massa vegetal...lentamente...

O tronco que tenho tem carradas de limos (como diz a minha mãe), nas plantas nem por isso, mas no tronco...

:evil:

anubias só as consigo manter sem algas num local sombrio, à sombra de outras plantas...

Eu sinceramente só me dou bem com muita luz, e com CO2, as algas estão cá, mas o crescimento das plantas limpa tudo, podas geralmente tiram as algas nas zonas mais antigas da planta.

fertilizante liquido também é essencial (depende da água que usares), mesmo com substrato fértil, pelo menos a longo prazo, facilita as coisas, se não tivermos uma água ideal.

Abraços!

Li algures que mudar agua mais vezes tambem ajuda, tipo de 3 em 3 dias ou assim,é verdade?  

Muito obrigado pelo vosso feedback?

E leste muito bem. Diria mesmo mais: trocas de água todos os dias não fazem mal a ninguém... :evil:

Eu tenho o meu plantado à mais de 5 meses sem qualquer tipo de filto mecânico. Faço trocas :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!