Projecto ELOS - 112L


André Silvestre

Recommended Posts

Parabéns pelo excelente trabalho.

 

Pelas últimas fotos reparei que retiraste o skimmer de filtragem e gostava de saber se foi por não resultar ou por outro problema qualquer. Também gostava de saber onde compraste os acessórios ELOS, que considero obras de arte.

 

Um abraço e vai pondo mais fotos.

 

Olá António e obrigado.

 

O skimmer a que te referes não era um skimmer mas sim um filtro de cascata Eheim Liberty. Era um filtro temporário até colocar este definitivo que é um Fluval 203. Apesar de antigo, ainda faz um bom serviço.

 

Os acessórios ELOS podes adquirir na Naturline que é um dos patrocinadores aqui do fórum.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas.

 

Mais uma actualização, desta vez com fotos do casal sensação que foi recentemente presenteado com alevins.

 

Os ovos eclodiram hoje e os pequenos têm sido muito bem tratados por ambos os progenitores. Esta foi a quinta postura deles e a primeira que vingou pois aumentei ligeiramente a temperatura, dando oportunidade aos ovos de eclodirem. Os musgos é que não gostaram da mudança e ressentiram-se um pouco. Quando descer a temperatura, eles voltam ao estado normal. De resto, o aquário está a precisar de mais uma grande poda, limpeza de vidros, aspiração da areia, etc mas só o irei fazer quando conseguir retirar ( se os alevins chegarem a essa fase) os alevins para um aquário aparte já montado. Serão mais 4-5 dias até consumirem o saco vitelino e conseguirem nadar, estando prontos para serem mudados.

 

As fotos foram tiradas dois dias antes da postura e podem ver que ela está bem roliça:

 

Macho

 

PICT0010E.jpg

 

Fêmea

 

PICT0013E.jpg

 

Macho

 

PICT0036E.jpg

 

Fêmea

 

PICT0040E.jpg

 

Vai começar a época deles por isso mais novidades virão. :)

 

Cumps,

André

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

Este casal já nasceu cá em casa.

 

Podes ver mais pormenores da sua reprodução aqui. Nas últimas páginas encontram-se fotos destes, quando ainda eram juvenis.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom André.

 

O Estilo do Layout é muito bom e eficáz. Como vou tirar férias na próxima semana gostaria de combinar um dia para ver isso ao Vivo. Parabéns por esta montagem. Vou ficar atento!

 

Abraço, Marc07

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André

 

Ainda não tinha tido a oportunidade de ver os teus rams e estão muito bons...gostei mesmo muito...tambem tenho um casal no meu aqua vamos ver se tenho a sorte de ter alguma postura :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Marc, nessa semana diz-me qualquer coisa para combinarmos. Estou em época de exames, logo não tenho aulas e facilmente se arranja tempo para uma visita.

 

Miguel, os pais destes comprei na Naturline.

 

Paulo, o mesmo que disse ao Marc se aplica a ti. :)

 

Frederico, de um aficcionado de anões S.A. para outro, desejo-te muita sorte. Agora é a época deles por isso se tiveres macho e fêmea férteis, é apenas uma questão de tempo. :)

 

Acabei de assistir a uma coisa curiosa e que nunca tinha assistido no seu comportamento, durante a reprodução. Ambos os pais parecem preocupados em zelar pelos alevins mas parece haver um desentendimento. Como já presenciei várias vezes, ambos os pais mudam os alevins do sítio da postura para um local mais limpo, provavelmente para os alevins não serem contaminados com a degradação das cascas dos ovos. At´´e aqui tudo bem...

 

No entanto, desde ontem que os alevins já foram mudados 3 vezes. Provavelmente, os locais não têm sido os melhores, daí a constante mudança. Mas o mais curioso é que parece não haver consenso entre os pais no melhor local para albergar os alevins. A mãe escolhe um local e transporta-os para lá. Depois vem o pai, pega neles e muda-os para outro local, já escolhido por ele. Agora estava a assistir a esta cena e não parava de pensar se os alevins não iriam sofrer com isto. Por um lado, se isto continuar, os alevins vão ficar separados e podem-se perder durante as mudanças e por outro lado, isto ainda pode levar a que o casal se stresse e coma os pequenos. Acabei de ver, ambos os pais, com alguns alevins na boca, a " colidirem" e defrontarem-se por estar a haver esta troca de locais. A fêmea parece determinada a querer os alevins no sítio que ela escolheu e não está a gostar nada que o macho entre em contradição. Vamos ver no que isto vai dar... A Natureza é muito imprevisível.

 

Aqui a fêmea a " cuspir" alguns alevins para a zona que ela escolheu; não sei se conseguem ver uma mancha cinzenta na pedra, perto da boca dela - são alguns alevins

 

PICT0003E.jpg

 

A ver se a costa está livre

 

PICT0004E.jpg

 

PICT0010E-1.jpg

 

Aqui, o macho sob a pedra onde se têm dado as posturas e onde se deu esta. Neste momento estava a cuspir uns quantos alevins que roubou da alçada da fêmea. Mal o fez, a fêmea apressou-se a ir resgatar os pequenos.

 

PICT0015E.jpg

 

Aqui está ela de novo a devolver os pequenos à ninhada

 

PICT0016E.jpg

 

 

Quanto ao aquário, no geral está a precisar de manutenção e da introdução de Nitratos que não tenho de momento ( em princípio, vêm hoje os pós maravilha da Horizonte Aquático). Pode-se ver pelo estado da H. Cuba que carece deste nutriente, embora algumas zonas estejam esburacadas por causa dos ramirezis que, com a azáfama de escolherem o melhor sítio para os pequenos, deram em toupeiras. :)

 

Assim que puder fazer a manutenção, tiro fotos gerais.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Frederico, de um aficcionado de anões S.A. para outro, desejo-te muita sorte. Agora é a época deles por isso se tiveres macho e fêmea férteis, é apenas uma questão de tempo. :)

 

Boas André

 

Gostei dessa dos aficcionados de anões S.A :)

 

Realmente eles andam nas suas limpezas antes das posturas...mas não sei se vou conseguir alguma coisa isto porque neste momento tenho no aquario uma femea Apistograma nanacara com os seus alevins(uns 20 nascidos a 14/12) e ela não deixa ninguem sossegado...por isso deve de causar um bocado de stress aos rams...vamos ver como as coisas correm...se tiver alguma postura falamos :)

 

Quanto a azafama dos teus rams boa sorte eles tem uns comportamentos espectaculares...aliás é de ficar de boca aberta com alguns comportamentos que acontecem... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem me manda a mim andar desaparecido. ;)

 

Uma vez mais consegues não só presentear-nos com uma montagem grandiosa como consegues mais uma vez mostrar o que é realmente a reprodução dos Ramirezi. Para o ano talvez vá para a frente com o meu projecto mas para já está enterrado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo e obrigado pelos comentários!

 

Aproveitando os peixes estarem em reprodução e os alevins um pouco mais desenvolvidos, aqui estão mais umas quantas fotos. Os pequenos devem começar a nadar hoje até ao fim do dia ou, no máximo, amanhã. Entretanto, os Gourami pigmeu resolveram meter ovos também, no ramo com musgo que está perto do território dos Rams. Tem havido umas colisões entre o macho Ramirezi e o pequeno macho Gourami. Apesar de ter metade do tamanho do Ram, o sacaninha vai à luta. Parece um Pitbull! :D

 

Parece também que macho e fêmea ramirezi lá se entenderam e entraram em acordo quanto ao local onde os pequenos devem ficar. Ontem ainda os mudaram mais uma vez, para a pedra que o macho tanto defendia, porque a única Neritina que tenho resolveu passar mesmo na zona dos alevins. Então, como os peixes não conseguiam desviar o " monstro", a solução foi mudar os putos, temporáriamente, para a pedra de desova. Hoje, já estavam na pedra cá à frente, a tal que a fêmea escolhera. Também me parece o melhor sítio!

 

Vamos às fotos:

 

PICT0001E.jpg

 

Bocejo matinal

PICT0005E.jpg

 

PICT0009E.jpg

 

E pronto! Assim que os pequenos começarem a nadar, vou retirar alguns para outro aquário ( sensivelmente metade) e deixar o resto com os pais. Não gosto de tirar os pequenos aos pais. Prefiro ver os progenitores tomarem conta dos pequenos e levá-los à maturidade mas, por experiências anteriores, isso nunca aconteceu porque os alevins acabavam por ser comidos por volta do 7º dia de natação livre. No entanto, estes dois têm-se revelado melhores progenitores que os seus pais foram, daí dar o benefício da dúvida e deixar metade da postura com eles. Vamos ver no que dá...

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Mais uma vez estás de parabéns, espero que tudo corra bem com esses Ram's que tanto adoro também. :D .

 

Fico cheio de inveja, com os meus não tenho grande sorte, lá fazem umas posturas mas são logo comidas. Acho que a principal razão é a presença dos SAE que os Stressam muito.

 

Que outra fauna tens com eles?

 

 

 

Quanto ao nosso assunto pendente, esta semana a coisa segue, a semana passada andei um bocado aterafado e por isso não deu.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, tens ai uns RAM's lindissimos.

 

Estou mesmo para pôr RAM's no meu próximo aqua devido a esta tua thread :D

 

Já agora, eles são um pouco sensiveis não são ? Pergunto isto pq queria saber se num aqua novo mesmo bem plantado irão aguentar o ciclo ? Ou é aconcelhavel a introduzi-los mais tarde ?

 

Cumps.

 

PS: ainda te compro é depois alguns filhotes desses, pois vi agora que sou da tua zona! Moro perto de Tires/S. Dom. Rana ;)

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Zé, é possível que o SAE seja o culpado de ainda não teres tido alevins. Também pode ser da inexperiência dos peixes. Estes só à sexta é que acertaram, ou terá sido à sétima? Já não me recordo bem... ;)

 

Como restante Fauna tenho apenas uma Ameca Splendens ( que está cá desde o tempo das algas mas que já está na hora de sair), dois gouramis pigmeus que têm agora uma postura também, dois Otocinclus e um LDA Pitbull.

 

Quanto ao assunto pendente, muito obrigado mas esquece que já me orientei. Já não tenho espaço para mais nada. ;) Quando vieres aqui para estes lados, dá uma apitadela.

 

jvidia, se forem de qualidade e os manteres em boas condições, não são assim tão sensíveis. No entanto não considero um bom peixe para ciclar o aquário. Arranja um peixe mais resistente, tipo SAE ou algo assim que te controlem logo inicialmente potenciais algas e ao mesmo tempo tenham arcaboiço para ciclar o aquário em condições. Mais tarde, quando o aquário estiver bem ciclado, podes então introduzir os ramirezis. Para criação, volto a enfatizar a qualidade deles. Há ramirezis e ramirezis... :P Como disseste e bem, és de perto por isso quando quiseres vir vê-los, estás à vontade.

 

 

Estou a escrever este post e ao mesmo tempo, os pequenos já começam a mandar os primeiros voos. Já assisti a isto várias vezes mas é sempre empolgante quando acontece. Bichinhos engraçados! Agora fotos, só daqui por uns tempos. Vocês já devem estar fartos de tanta foto e de tanto paleio. :D

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já nadam ! FIXXXEEE :D Quando puderes saca uma macro com eles ;)

 

Quanto ao ciclar, dado que será feito com o aqua bem plantado já poderei introduzir uns peixes menos robustos não ?

 

Coloquei aqui uma thread sobre isso ( se quiseres opinar lá era óptimo ;) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eh pah cum catano!!! Outra vez Rams!?!?

Lá vamos nós para o 2º capitulo :mrgreen:

 

Para finalizar só falta mesmo a panorâmica... Vamos lá a actualizar isto!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá André

 

Pelo que parece os teus rams já te deram mais um motivo para sorrires :? parabens os meus andam a limpar um tronco passam o dia todo lá por isso...mais dia menos dia...devo tambem ter uma mas é a primeira e deve de ser comida.

 

Vai actualizando e mais uma vez parabens bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Nada ainda André ? ::D:

 

Olha, em quanto fica mais ou menos esse saco de 15kg do Elos Terra e a saqueta do Elos Terra Zero ?

 

Relactivamente ao pH baixar 0.5 face ao que sai da tua torneia, isso deve-se ao substrato ou ao CO2 ?

 

Cumps.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Aqui ficam então as fotos gerais do aquário. Confesso que tinha estado a adiar a sessão fotográfica ao aquário pelo trabalho que isso implica... Hoje lá fiz uma TPA e aproveitando o andamento, tirei umas fotos. No entanto não passou disso, pois os vidros e o material continuam por limpar. :sleeping:

 

Os alevins que deixei com os pais neste aquário foram comidos ao 8º dia. Os que coloquei no outro aquário, safaram-se alguns e estão a crescer bem. Fazem hoje 1 mês e uma semana ( mais coisa menos coisa). Entretanto, hoje dei com as habituais limpezas dos pais no " spot" da desova. A fêmea anda já com o ovopositor de fora e está bem roliça, pelo que, mais dia menos dia, deve haver festa de novo.

 

Nada ainda André ? banana rock

 

Olha, em quanto fica mais ou menos esse saco de 15kg do Elos Terra e a saqueta do Elos Terra Zero ?

 

Relactivamente ao pH baixar 0.5 face ao que sai da tua torneia, isso deve-se ao substrato ou ao CO2 ?

 

Cumps.

 

Não me recordo ao certo mas deve rondar os 70€ um saco de 15L. O Terra Zero não me recordo mesmo. Quanto ao pH, é bem possível que esse decréscimo se deva tanto ao substracto como ao CO2. Normalmente, os substractos argilosos têm a particularidade de baixar as durezas e o pH da água. Hoje em dia, o pH está estável nos 7. A água da minha zona está sempre a mudar; ora sai mole, ora sai dura. Neste momento, ter pH ácido é praticamente impossível, pois o kH ronda os 9ºdH.

 

Em relação à manutenção do aquário, comecei a fertilizar com os fertilizantes líquidos da ELOS desde à uma semana e meia para cá. Ainda é um pouco cedo para tirar conclusões, apesar de já haver resultados nalgumas plantas. Tive à pouco tempo carência de nitratos e recentemente carência de ferro. Estou a usar o Fase 2 ( macros), Extra 1 ( ferro) e o K40 ( potássio) diáriamente. Como os estou a usar à relativamente pouco tempo, ainda estou a ajustar as doses de cada fertilizante.

 

PICT0010E-2.jpg

 

PICT0027E.jpg

 

PICT0025E.jpg

 

PICT0024E.jpg

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram comidos ? Por quem ? Pelos pais ? banana rock

 

E com esse pH de 7 não tens problemas com os Rams ?

 

Pergunto isto pois tb queria ter uns mas a minha àgua está a sair com cerca de 7,5 de pH da torneira.

Mesmo se baixar para uns 7 ou 6,8 com o CO2 e substrato acho que poderá ser dificil ter Rams ... pelo meno é o que se lê nos sites sobre eles onde indicam o pH entre 5-6,5 !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram comidos ? Por quem ? Pelos pais ? banana rock

 

E com esse pH de 7 não tens problemas com os Rams ?

 

Pergunto isto pois tb queria ter uns mas a minha àgua está a sair com cerca de 7,5 de pH da torneira.

Mesmo se baixar para uns 7 ou 6,8 com o CO2 e substrato acho que poderá ser dificil ter Rams ... pelo meno é o que se lê nos sites sobre eles onde indicam o pH entre 5-6,5 !

 

Boas jvidia.

 

Sim, foram comidos pelos pais.

 

Não, eles estão impecáveis. Se conseguires baixar para 6.8 já é muito bom, desde que seja gradual e sem grandes oscilações( caso tenhas peixes lá dentro, claro). Os sites que têm informação sobre rams, muitos deles, são cópias integrais de outros sites. Os que não são cópias, são antigos e são raros os artigos que realmente se aproveitam sobre a manutenção e criação de ramirezis. A informação que vês por aí só faria sentido se comprasses peixes selvagens e que são provenientes de águas com esses parâmetros baixos. Os ramirezis que compramos hoje nas lojas são fruto de gerações criadas em cativeiro, acostumados a águas com os parâmetros muito semelhantes à água que nos sai da torneira.

 

Logo, aquilo com que te deves preocupar se quiseres ter ramirezis, não é tanto o pH ( a não ser que seja muito alcalino) mas sim a dimensão do seu território no aquário, outros peixes mais agressivos, refúgios, etc.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

Pretendo ter/criar Rams no meu próximo aquário.

 

Será um aquário de 1mt e com cerca de 180lt. Estará razoavelmente plantado.

 

O que me preocupa são mesmo os quase 7,5 de pH na torneira.

 

Já agora que especies aconcelhas a ter com os Rams ? Eu gosto muito de peixes gato ... há algum inconveniente nisso ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.