joao.macarrony Publicado: Novembro 14, 2006 Publicado: Novembro 14, 2006 é um difusor para o CO2, o que fica dentro do aquario. oi eu so ando no 7º ano e adoro isto eu sei as coisinhas basicas mas isso para que que serve????? -Desculpem la a ignorancia OBRIGADO Citar ::Assinatura Editada:: ::Altura superior a 100 pixels:: Cumprimentos, João Dias
duarte de oliveira leitao Publicado: Novembro 14, 2006 Publicado: Novembro 14, 2006 serve para o co2 se alujar melhor na agua... (axo eu) o teu aqua está 5*!!! Citar Assinatura removida por não respeitar as dimensões.
Bytter Publicado: Novembro 21, 2006 Publicado: Novembro 21, 2006 Então André? Estamos todos ansiosos por uma actualização Um abraço, Hugo Ferreira Citar
manu33 Publicado: Novembro 21, 2006 Publicado: Novembro 21, 2006 boas. bamos lá carago queremos fotos cumps Manu33. __________________________ Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
nemo Publicado: Novembro 22, 2006 Publicado: Novembro 22, 2006 Muitos parabéns pelo Aqua e pela calha que fizeste tá 5* Vou continuar a seguir o teu projecto que apesar de eu ser mais dos africanos gosto particularmente de um plantado bem idealizado e realizado com a calma suficiente, pois a pressa é inimiga dos aquários. Estás a efectuar tudo com grande mestria. Parabéns Abraços e beijinhos João Citar [url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
emerson Publicado: Novembro 22, 2006 Publicado: Novembro 22, 2006 Excelente trabalho... com certeza algo a ser lido e relido... Se tivesse lido antes de montar o meu não teria cometido alguns erros mas... errando que se aprende Continua com o bom trabalho e actualize-nos Força! Abraço Citar Cumprimentos, Emerson _____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______
André Silvestre Publicado: Novembro 23, 2006 Autor Publicado: Novembro 23, 2006 Boas. Obrigado pelos comentários! É bom saber que estão a gostar. Eu também estou. Hoje foi dia de fotos após a primeira TPA. Já tenho dois habitantes: Ameca splendens. Optei por este peixe pois além de ser bastante resistente para me iniciar o ciclo, tem um apetite voraz por... algas. Isso mesmo, esqueçam os Crossocheilus siamensis, estes tipos devoram algas como eu devoro gomas. Tudo o que é alga filamentosa marcha com uma rapidez que até dá gozo ver. Mesmo as que estão mais agarradas às plantas, são arrancadas e comidas na hora. Já tinha lido à uns tempos ( no the Krib, senão me engano) que este comportamento era normal nesta espécie e quando os vi à venda não hesitei. Estou muito contente com eles. As algas filamentosas verdes começaram aparecer timidamente à 5 dias. Hoje, há apenas pequenos vestígios delas no musgo, provavelmente pequenas demais para os peixes as verem ( vêm-se em contra-luz). Tenho é outras algas, em pequenos tufos, na R. wallichii que já vinham com a planta e que parecem estar contidas. Nada de alarmante mas mesmo que se desenvolvam, um dia terão de ir embora. Quanto ao desenvolvimento das plantas, está indo a bom ritmo. Faz amanhã duas semanas e ainda não fiz qualquer tipo de fertilização. A H. Cuba é a que se tem desenvolvido melhor, seguida pelas Eleocharis spp. e pela Rotala "green". Isto de não fertilizar desde o dia 2 é novidade para mim por isso, até agora, estou a gostar de como o substracto está a suprimir a necessidade das plantas. Os parâmetros da água modificaram-se ligeiramente: pH = 6.5 quando sai a 7 da torneira kH = 3 quando sai a 5 da torneira gH = 4 quando sai a 6 da torneira Ontem a água começou a ficar ligeiramente turva e, para prevenir futura água verde ou o aparecimento de outra alga, fiz uma TPA de 40% e adicionei algumas plantas flutuantes. Vamos ver... Fotos; a frontal foi tirada com o reflexo do outro aquário. Foi quando tive tempo de o fazer. Finalmente as raízes afundaram e pude tirar as pedras que as sustentavam. Já se vê a Rotala " green" a espreitar lá atrás mas está difícil para ter um crescimento normal vertical. Está toda compactada lá atrás. A causa disto é um espectro azul em quantidade suficiente para provocar o " creeping" da planta. Com as podas o problema fica resolvido. Nos próximos dias vou podar a H. micranthemoides e trabalhar melhor o lado direito. A próxima actualização já terá um fundo. A cor é que ainda não sei. Vou experimentar várias. Cumps, André Citar
Miguel Claro Publicado: Novembro 24, 2006 Publicado: Novembro 24, 2006 Boas André Parabéns pelo tópico! São este tipo do posts que acrescentam valor ao fórum. Com uma linguagem simples e acessiva, mas muito elucidativo. Mais um para a lista dos tópicos de referência. Quanto à montagem, promete ficar muito bonita e muito verde! O que é que quero dizer com isto... parece-me que com o desenvolvimento das plantas, e apesar de saber que vais ter muito cuidado com as podas, o hardscape terá tendência a ser engolido e desaparecer! (parece-me...) No entanto o conjunto tem tudo para ficar muito harmonioso e, é verdade, nem sempre são precisar plantas muito raras para fazer layouts bem conseguidos. Aquele abraço Miguel Citar
GOLF_inho Publicado: Novembro 24, 2006 Publicado: Novembro 24, 2006 (editado) Obrigado pelas aulas de Aquariofilia online Editado Dezembro 21, 2006 por GOLF_inho Citar SeMpRe A aPrEnDeR Paul08
José Cruz Silva Publicado: Novembro 24, 2006 Publicado: Novembro 24, 2006 Viva! Parabéns, mais um belo projecto teu . Ainda não tinha comentado, pois estava à espera que isso crescesse um bocado, para ter uma ideia melhor do que vai ser. Tinha algum receio que aquelas pedras maiores do lado esquerdo desviassem um pouco o ponto focal do tronco, mas já ví que não. A Rotala Wallichii não vai ter nenhuma planta mais alta na traseira para fazer contraste? Em relação ao fundo, como está até gosto, mas algo um pouco mais escuro, parece-me que irá dar mais profundidade e realçar mais as plantas ao fundo. Continua com os updates e boa sorte Abraço Zé Néo Citar Abraços Zé Néo
Eduardo _Guerreiro Publicado: Novembro 24, 2006 Publicado: Novembro 24, 2006 Desde já os meus parabéns pelo teu aqua e o meu muito obrigado pela forma como apresentaste o teu projecto, pois para um maçarico como eu que nada disto sabe mas com vontade de aprender, é uma lição extremante valiosa como criar um aqua! Agora é esperar pelos seus habitantes, já tens alguma ideia? Eduardo Guerreiro Citar
_Tiago_Oliveira__ Publicado: Novembro 24, 2006 Publicado: Novembro 24, 2006 ola, os Ameca splendens então são mesmo bons para as filamentosas? olha onde compraste? foram muito caros? Citar Cumprimentos Tiago Oliveira
madvieri Publicado: Novembro 24, 2006 Publicado: Novembro 24, 2006 Boas André , Isso cresce bem. Muito boa evolução! Agora os meus "pitaipes" Não sei se essa rotala wallichi ficará bem enquadrada aí. Deixa-me explicar esta minha dúvida. Eu gosto bastante da planta, e ela tem cores fantásticas, mas também sei que para fazer moitas não é fácil, e nunca fica muito compacta, para além de que cresce bastante e rapidamente. Assim estado por detrás do tronco irá sempre ficar tipo pinheiro, ou seja um pé comprido, se bem que também não sei se é esse o teu objectivo. A rotala green ao lado irá fazer uma bela moita e é esse contraste que me inquieta, mas tu deves saber melhor que eu o que pretendes. Esse hemianthus callitrichoides é que cresce que nem doido! Quem me dera que o meu crescesse assim. Disseste que irias colocar musgo nas rochas mais pequenas junto à praia, mas noto que ainda não colocaste. Mudaste de ideias? Já agora qual espécie de musgo tinhas pensado? De resto, excelente projecto, óptimo tronco, e muito bom "desenho" artístico das pedras no aquário. Só mais uma observação, esse tronco preenche de facto muito bem o espaço que tens.... Abraço, Tiago Citar «removido pela moderação»
André Silvestre Publicado: Novembro 26, 2006 Autor Publicado: Novembro 26, 2006 Boas! Miguel, tens razão quanto à tua premonição. A zona que me preocupa mais é o lado direito. Não posso deixar as plantas dominarem ou a ideia do aquário fica comprometida. Vou ter que dar à tesoura para manter o aquário limpo e fiel ao desejado. Vamos ver como corre. Obrigado pelo feedback. Paulo, obrigado e adopto a tua assinatura. Zé, a R. wallichii vai levar com a R. " green" à frente, apesar desta não estar muito cooperativa. Mas isto vai lá! Atrás da R. wallichii não vai levar nada. A ideia é fazer naquela zona uma moita principal de R. " green" e, atrás, por cima, ficar uma moita ou alguns pés ( logo se vê como fica melhor) de R. wallichii. Só para fazer mais camada e dar mais profundidade. Sobre o fundo, vou experimentar vários e ver qual fica melhor. Depois coloco aqui os testes. Obrigado. Eduardo, já pensei na fauna permanente, sim. Devo colocar uns Boraras sp. e uns Trichopsis pumila. Estes últimos vi-os à pouco tempo ao vivo e gostei muito deles. Era para colocar um casal de M. ramirezi que tenho noutro aquário mas mudei de ideias. Vou-lhes dar mais espaço e este aquário fica só para espécies pequenas. Obrigado. Tiago O. mandei-te a loja por mp. Tiago, a ideia da R. wallichii já expliquei ao Zé. É a primeira vez que mantenho a planta mas não me parece assim tão impossível em fazer moitas. Já as podei uma vez e o crescimento secundário tem sido bastante numeroso. O contraste entre esta e a R. " green" é muito grande e penso que ambas se complementam muito bem. A R. " green" é que, de momento, está com um crescimento que não vai de encontro à minha ideia mas com o tempo vai acabar por lá chegar. Sim, vou colocar musgo. Vou usar o mesmo que usei nas raízes. Estou só à espera que ele cresça mais um pouco para o podar e meter entre as pedras. Entretanto, a H. Cuba está a criar o efeito que pretendia entre as pedras por isso também não sei ainda a quantidade de musgo que vou colocar. O musgo é Vesicularia ferriei ( musgo Weeping). Quanto ao tronco, são na verdade dois posicionados da melhor forma de modo a evidenciar exactamente aquilo que constataste. Cumps e obrigado, André Citar
pajo Publicado: Dezembro 4, 2006 Publicado: Dezembro 4, 2006 Boas Andre E uma actualizaçãozinha já vinha a calhar ,a malta está curiosa Cumprimentos Paulo Silva Citar
Jony Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 Sim está a ficar muito porreiro, Parabens. Citar Cumprimentos ------------------------------------------------------- Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516
FAAO Publicado: Dezembro 8, 2006 Publicado: Dezembro 8, 2006 Boas André, Como estamos de actualizações? Por esta altura a cuba já deve estar mais composta e as plantas de caule já deram um ar de sua graça. Estou curioso para ver o aspecto actual! Actualização precisa-se Abraço, Filipe Oliveira Citar Filipe Oliveira
manu33 Publicado: Dezembro 28, 2006 Publicado: Dezembro 28, 2006 boas. não te esqueças dos updates banana rock o pessoal deve estar curioso!!!! cumps Manu33. ________________________________ Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
João Abóbora Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 Update Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Luis Rodrigues Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 Vá la não sejas timido, venha daí um update, sff. Citar
André Silvestre Publicado: Dezembro 29, 2006 Autor Publicado: Dezembro 29, 2006 Boas! Não actualizei mais cedo porque não podia tirar fotos e como acho que só valia a pena actualizar o tópico com fotos... só esta semana é que consegui sacar umas. O aquário está a evoluir a um bom ritmo, as plantas estão-se a desenvolver bem e tenho fertilizado apenas com Potássio. Estou também a passar pela fase de algas ( mais concretamente algas castanhas à 3 semanas) a qual parece estar agora a acabar. Não é nada de grave, apenas dão um aspecto " sujo" ao aquário. Tenho 2 Otocinclus sp. e um pleco Pitbull ( gentilmente oferecido por um grande amigo) que têm feito um bom trabalho no controle destas algas. Aqui ficam duas fotos, tiradas Terça-feira ( dia 26 ), quando cheguei de viagem. Tesoura e sessão de limpeza precisam-se! Como podem ver, tenho mais alguma fauna além da que já mencionei. Não resisti e coloquei os Rams neste aquário. Já tiveram várias posturas mas ainda não deu em nada pois as temperaturas têm andado à volta dos 24ºC e os ovos simplesmente não chegam a eclodir ( e ainda bem porque agora não tenho tempo nenhum para me dedicar à sua criação). Hoje, estava prometida uma poda, uma limpeza dos vidros e umas fotos. As fotos não estão grande espingarda mas, como estou com alguma pressa, foi o que se arranjou. Ainda não coloquei os fundos apesar de já os ter cá em casa ( preguiça). Quando chegar de viagem, as plantas já devem ter recuperado da poda e volto a colocar fotos, já com os fundos. Digo fundos porque tenho vários mas como ainda não experimentei, não sei qual fica melhor... Devo podar também o musgo porque já começa a ficar feio. Confesso que não está nada de especial, talvez por causa do aspecto sujo que as algas ainda dão, ou porque a R. wallichii ainda não deu o efeito pretendido mas até agora estou a gostar do crescimento das plantas fertilizando apenas com K. Nesté mês tem dado bastante jeito, uma vez que tenho passado vários dias fora e não tenho podido dar a atenção merecida ao aquário. Espero poder trabalhar ainda melhor as podas, especialmente da H. Cuba de modo a não me comprometer o aspecto geral do aquário. Obrigado por assistirem e boas entradas, André Citar
Luis27 Publicado: Dezembro 29, 2006 Publicado: Dezembro 29, 2006 viva, isso está a andar bem. Está com muito bom aspecto. Diz-me uma coisa, qdo falas em algas castanhas, estás a falar numa especie de pelicula/sujidade que se cria por cima das folhas das plantas e areao, onde incide a luz?? se sim (porque eu tambem estou a ter isso) como é que as combateste e a que se deve o seu aparecimento (isto porque eu pensava que algas castanhas =luz insuficiente e certamente não será o caso).. cump) Citar
João Abóbora Publicado: Dezembro 30, 2006 Publicado: Dezembro 30, 2006 Pena as algas, mas vais dar a volta isso Nunca gostei foi de musgo em troncos ramificados Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
André Silvestre Publicado: Janeiro 2, 2007 Autor Publicado: Janeiro 2, 2007 Boas! viva, isso está a andar bem. Está com muito bom aspecto. Diz-me uma coisa, qdo falas em algas castanhas, estás a falar numa especie de pelicula/sujidade que se cria por cima das folhas das plantas e areao, onde incide a luz?? se sim (porque eu tambem estou a ter isso) como é que as combateste e a que se deve o seu aparecimento (isto porque eu pensava que algas castanhas =luz insuficiente e certamente não será o caso).. cump) Viva Luis. Sim, quando me refiro a algas castanhas são exactamente em forma de película que cobre plantas, decoração e vidros. Não é seguramente devido à falta de luz que estas algas proliferam. Sempre tive luz em boa quantidade nos meus aquários e não foi por isso que elas deixaram de aparecer. Aliás, nunca deixaram de aparecer. Eu costumo ter estas algas sempre que faço uma montagem nova, mais propriamente quando começo a fertilização de ferro. Não digo que seja o factor principal, mas níveis desajustados de ferro para a flora do aquário são, quanto a mim, uma possível causa para o aparecimento destas algas. Normalmente, elas desaparecem em 1-2 semanas, com as trocas de água e equilíbrio dos níveis de ferro ou até mesmo com o desenvolvimento das plantas. Podes arranjar Otocinclus sp., Plecos Pitbull, etc, para controlá-las e facilitarem a limpeza das algas quando elas já não têm condições para proliferarem. Neste aquário, elas mantiveram-se durante mais tempo, possivelmente por causa do substracto. Ontem quando regressei a casa, notei melhoras substanciais na regressão das algas e é uma questão de dias até ficar com o aquário limpo. Entretanto, continuarei com as trocas de água às Segundas e Sextas de 20L. Pena as algas, mas vais dar a volta isso Nunca gostei foi de musgo em troncos ramificados É verdade João mas como disse acima, mais uns dias e o aquário fica limpo. Não sei se terei mais algum problema no que toca a algas mas acho pouco provável pois as plantas estão a puxar bem e tudo indica que se manterão assim. Quanto ao musgo, ainda precisa de levar mais uns acertos, apesar de ter levado na última foto. Para criar o efeito pretendido, tem que ficar mais curto e um pouco mais certo. O que gosto particularmente neste aquário é a simplicidade na escolha das plantas...É engraçado como até eu as conheço todas ou quase todas...e algumas delas chego mesmo a mantê-las... Tipicamente nestes setups vemos as plantas mais "cromas" que existem...e tu pegas em musgo e anubias... Só faltam mesmo uma Vallisnérias Epá oh Nelson, que falha a tua! Os musgos são a minha preferência mais recente. Descobri que se podem criar aquários muito bonitos com estas plantas pois conseguem dar um efeito muito natural e atraente aos olhos do observador, ainda que sejam das plantas mais simples de manter. Anubias idem, apesar de me ter esquecido disso durante uns tempos e de nunca mais as ter usado, até agora. De Valisnérias também já lá está um pézito, só para ver se gosto do efeito. Li o tópico por alto (preferi "perder tempo" com as fotos) e peço desculpa se vou chamar a atenção para algo que já foi discutido...se sim eu não vi...Não contas meter um fundo nisso? Confesso que é o único ponto negativo nesse aquário...isto numa opinião meramente estética como é óbvio e como tal vale o que vale... Eu detesto ver paredes por detrás do vidro... Tira-me toda a capacidade de abstracção ao olhar para um aquário...porque estou a ver algo que se quer natural...com a parede do quarto por trás... De resto...nada a dizer... Por acaso referi isso no último post. Já cá tenho em casa os fundos e ainda esta semana actualizo o tópico já com eles postos. Como tenho vários e ainda não os experimentei, não sei qual fica melhor mas isso deixo para a actualização e para as vossas sugestões. Eu também tenho dificuldades, quando se trata de uma foto, em abstrair-me da parede e observar o aquário em condições. Sexta já resolvo o assunto. A respeito dos peixitos...Onde arranjas esses Ramirezis não sei nem me interessa...mas que tens os mais bonitos Ramirezis de Portugal lá isso tens... É já uma tradição... Estes já são os que nasceram cá em casa. O macho está tal e qual o pai, apenas um pouco mais vaidoso. A ver se tiro umas fotos ao bicho e coloco aqui na próxima actualização. Cumps a todos e obrigado pelos comentários! André Citar
antoniomoreira Publicado: Janeiro 2, 2007 Publicado: Janeiro 2, 2007 Parabéns pelo excelente trabalho. Pelas últimas fotos reparei que retiraste o skimmer de filtragem e gostava de saber se foi por não resultar ou por outro problema qualquer. Também gostava de saber onde compraste os acessórios ELOS, que considero obras de arte. Um abraço e vai pondo mais fotos. Citar O meu aquário http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_10446_11.jpg
Recommended Posts