Recommended Posts

Publicado

Boas!

Ultimamente tenho reparado na existência de pequenos caracóis (por enquanto não têm mais de 1 mm) a subirem pelo meu aqua.

Eu sei que por vezes vêm agarrados a algumas plantas ou mesmo no areão. O meu receio é que eles proliferem de uma forma descontrlolada. Contaram-me que os botias normalmente dão cabo deles mas não sei se com o meu setup será compativel colocar um ou mais botias... o meu setup é o seguinte para um aqua de 60 litros plantado:

- 3 guppyes (1 macho e 2 fémeas)

- 2 peixes pinguim

- 2 corrydoras

- 2 tetras serpae

Publicado:

deixa os caracois

eles sao boms para controlar algas

e se forem muitos podes colocar uma folha de couve semi cozida de um dia para o outro a noite

e depois retiras a folha

repetes o processo ate teres o nº desejado

Publicado:

boas!

os caracois nao fazem mal nenhum,apesar de haver algumas que se podem tornar uma praga,mas sao muito uteis.eu ate gostaria de poder ter uma especie que tenho num aqua de 5l de agua fria mas os meus camaroes nao o permitem :evil: .se poderes retira-os para um aqua a parte , da-lhes de comer e com algumas plantas.se vires que eles se reproduzem em grande numero ou que comem as plantas entao deita-os fora.

em relaçao a s botias, elas podem chegar aos 30cm,mas depende da especie,e no teu aqua nao é aconselhavel ter.

cumprimentos,

Publicado:

@lmfaro - os caracois nao fazem mal nenhum. Se nao tivesses caracois e que seria problematico :evil:, deixa-os estar que desde que nao des comida a mais aos teus peixes os caracois nunca se tornam praga :lol:

@blue-glow - deitar fora para aonde? na sanita, ou no ralo da cozinha, ou no lago mais proximo, ou em outro lugar qualquer? que é para ver se introduzimos mais especies para competir com as nativas e extermina-las :evil:

nunca introduzam especies dos nossos aquarios na natureza

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

sergio eu nao os deito para a sanita ,como esses caracois so se dao dentro de agua ,normalmente deito-os para dentro de um vaso.mas das 3 especies que tenho nuns aquas de agua fria so uma é que deito fora porque comem as plantas que la tenho e reproduzem-se em grande numero.e salvo erro sao todas endemicas da europa,tenho planorbies snail , physias e a especie que deito fora nao sei o nome mas é identica a planorbies mas so chega aos 4/5mm.

ontem no odisseia ou no nacional geografic cannel,nao me recordo ,falaram sobre pragas de insectos que foram que foram acidentalmente introduzidas no usa.eu estou cosciente do perigo,mas repara normalmente as pessoas lavam as plantas e deitam a agua pela sanita abaixo e o perigo de introduzir especies novos no meio ambiente esta sempre presente.e as 3 especies de caracois vieram com as plantas.

cumprimentos,