Recommended Posts

Publicado

Primeiro lavar a akadama num balde pondo uma mangueira no fundo do balde e ligando a agua até sair para fora do balde, ao mesmo tempo mexer a mangueira dentro do balde, depois coloquar a akadama no aguario e meter agua com uma mangueira numa das pontas do aquario, na outra ponta meter um aspirador e aspirar a agua para fora.... ou seja ao mesmo tempo que enchia com agua saia no aspirador, só parei quando tudo ficou transparente ... gastei agua mas ficou limpinho num instante...

não sei se será util para alguem mas como eu fiz e dei-me bem resolvi partilhar a ideia...

Publicado:

Olá davidbraga, sou novo por aqui e na aquariofilia também. Acabei de montar o meu aqua no fim-de-samana passado e utilizei 30 litros de akadama. Contudo, não o lavei. Apenas utilizei um plástico por cima dele enquanto enchi o aqua e a água turvou muito pouco. Ao fim de 2 horas com o filtro a funcionar ficou tudo cristalino.

Publicado:

tambem é uma hipotece, essa ainda não me tinha ocorrido... quantos litros tem o teu aquario e qual o filtro que utilizas-te.

Publicado:

Boas, tambem sou novato neste forum mas pelo que tenho lido na maior parte dos posts, o ppl nao lava o akadama, penso que nao à problema...

Cumprimentos Henry

Publicado:

Tb. montei o meu aqua (100 Litros) há uma semana. O substrato é akadama e quando coloquei tb. não lavei.

Depois de terminada a montagem, puxei uma mangueira e começei a despejar água para cima de um pequeno prato. No 1º dia esteve um pouco turvo mas na manhã seguinte estava bem melhor. Só liguei o filtro ao 3ª dia e a água já estava transparente... embora veja a "poeira" do akadama agarrado aos tubos do filtro e em cima das pedras.

Abraço e boa sorte,

Alfredo Guedes

Alfredo Guedes

Aprendiz de aquariofilia ;)-

Quanto mais leio mais indeciso fico :)-

Publicado:

e se for com um passador ?!?!?! ou qualquer coisa parecida.... debaixo de agua corrente ?!?!? se essa agua for para um recipiente com alguma capacidade, depois de o pó acentar, o cloro tb já saiu, e serve para encher o aquario se for aproveitada pela parte de cima e não pelo fundo.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

o akadama basta soprar-lhe a poeira e meter no aquario, é claro que vai turvar um pouco, mas é natural...

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

• 1 ano depois...
Publicado: (editado)
Tb. montei o meu aqua (100 Litros) há uma semana. O substrato é akadama e quando coloquei tb. não lavei.

Depois de terminada a montagem, puxei uma mangueira e começei a despejar água para cima de um pequeno prato. No 1º dia esteve um pouco turvo mas na manhã seguinte estava bem melhor. Só liguei o filtro ao 3ª dia e a água já estava transparente... embora veja a "poeira" do akadama agarrado aos tubos do filtro e em cima das pedras.

Abraço e boa sorte,

Alfredo Guedes

Se tivesses ligado o filtro logo(como devias ter feito) nao tinha ficado tanto pó nos tubos e nas pedras :)

A Akadama Não se lava, Lavar Akadama é "perder" akadama porque podes passar o dia inteiro a lavar que vai sair sempre "sujidade" particulas e pó!

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Publicado:
Se tivesses ligado o filtro logo(como devias ter feito) nao tinha ficado tanto pó nos tubos e nas pedras :)

A Akadama Não se lava, Lavar Akadama é "perder" akadama porque podes passar o dia inteiro a lavar que vai sair sempre "sujidade" particulas e pó!

Exacto.

A akadama é um substrato argiloso, por isso se lavares vais perder sempre um bocado.

Ex Membro Luís Romão.

feedback - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157220

Um Abraço, Ricardo Romão

Publicado:
Exacto.

A akadama é um substrato argiloso, por isso se lavares vais perder sempre um bocado.

alem de nunca ficar "lavado"! lol

akadama deve ser colocado no aquario ainda vazio e encher mt lentamente pra n levantar o po

abraço

William

Publicado:

Mas podem peneirá-la com uma peneira da farinha, que se usava antigamente, para retirar a maior quantidade de pó.

É o que faço com a minha.

É que os sacos de akadama levam muita pancada até chegarem ás nossas mãos, e isso desfaz muito o grão.

Publicado:
Mas podem peneirá-la com uma peneira da farinha, que se usava antigamente, para retirar a maior quantidade de pó.

É o que faço com a minha.

É que os sacos de akadama levam muita pancada até chegarem ás nossas mãos, e isso desfaz muito o grão.

sim claro! os meus ate palha traziam..... :-D

Publicado:

ola

eu pego numa garrafa de plastico e corto-lhe o cu

depois meto uma rede fina de tecido no gargalo de modo a que nao passem os graos da akadama

virase a garrafa ao contrario e e so encher de akadama e passar por agua corrente ate sair a maior poeira

depois tem que se encher com calma claro pois a akadama nao se lava e so mesmo passar por agua corrente

fiquem bem

TOYOTA

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!