Recommended Posts

Publicado

Oi,

Sei que esta questão já foi respondida várias vezes. Já as li e continuo sem saber o que fazer.

O disco (+-5 cm) estava no comunitario com mais 3 discos (4 no total), varios tetras e camaroes amano. Não comia aparentemente por os outros não o deixarem. Era muito raro sair do esconderijo atrás das plantas. Mudei-o para um hospital com +- 40 L. Aqui nunca se interessa pela comida. Já experimentei várias e também tentei Seachem Garlic Guard na comida.

Estou agora no segundo dia do tratamento com flagyl e ainda não mostra sinais de interesse pela comida.

O que posso fazer? Tratamento contra parasitas externos? Alguma comida especial que aconselham?

Obrigado,

Publicado:

Que comida tas a dar?aconselho-te a dares comida congelada se possivel com alho...

faz uma mudas de agua de 3 em 3 dias...

e so faz um tratamento aos peixes quando eles apresentarem alguns parasitas externos ou internos...as vezes os discus ficam assim por alguma mudança alem do mais e preciso muita paciencia para os discus....alias para toda a aquariofilia :wink:

abraços

Publicado:

Boas.

Frederico, tudo certo mas....

Num peixe de 5 cm não é normal tanta "cerimonia".

Ainda mais se faz parte "d'um cardume" :wink: .

Poderias ter feito o tratamento no aqua, assim "limpavas" todos.

Na minha opinião continua o flagyl até ao fim, 2 X dia durante 4 dias.

Tenta arranjar ARTÉMIA VIVA que para ele será um petisco que foge, maior tentação, de momento, não haverá.

Não seria má ideia devolveres o peixe ao aqua grande e fazeres o Flagyl, de novo, a todos.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

No comunitário costumo dar granulado da Sera principalmente, e por vezes, papa para discus e artemia congelada. Como disse já experimentei utilizar Garlic Guard (feito à base de alho) na comida. Ainda não experimentei larvas de mosquito porque li no forum que podem ser origem de parasitas, mas se calhar experimento.

Comida viva é muito difícil encontrar aqui em Coimbra :wink:

Quanto a voltar a por no comunitário é uma ideia, mas tenho medo que ele esteja já debilitado para "combater" pela comida.

Cumprimentos e obrigado pelas respostas,

Publicado:
Ainda não experimentei larvas de mosquito porque li no forum que podem ser origem de parasitas, mas se calhar experimento.  

Quanto a voltar a por no comunitário é uma ideia, mas tenho medo que ele esteja já debilitado para "combater" pela comida.

Cumprimentos e obrigado pelas respostas,

LARVAS NÃO, é como combater o fogo com gasolina.

Quanto à luta pela comida.....é uma opção.

Eu, sinceramente, entre lutar pela comida e estar sozinho :wink: = LUTA.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

olá

João tu é que és o mestre... :cry: e realmente num discu com 5 cm's não e normal tanta cerimonia...

tbaptista estás bem entregue e faz o que o João diz porque se quem tem Discus com D grande é ele :P

abraços

Publicado:

Faz como o João disse. Flagyl em todos! E não podes descurar a hipótese de teres de fazê-lo mensalmente por precaução!

Os Discus pequenos são assim, quando não foram bem tratados e adoeçem é um real problema, ficamos com pouca margem de manobra!

Os Discus gostam de companhia, ainda mais com 5 cm, se o retirares do cardume ainda ficará pior...

Publicado:

Oi,

Voltei a colocar o disco no comunitário. Ainda não o vi comer nada. Quando se apaga a luz ainda o vejo dar umas voltas, mas mesmo nessa altura a comida passa-lhe à frente e não liga nenhuma. Durante o dia está sempre escondido. Estou a fazer flagyl no comunitário. Mais alguma ideia? Algum "banho"?

Vou tentar tirar uma foto, mas é difícil porque ele está sempre escondido.

Obrigado,

Publicado:

Olá a todos. tenho um discu k está sempre escondido e muito magro. parece que foi chupado. podem ajudar-me?

"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo".

O Alquimista

Publicado:

olá rickyf

Diz-me uma coisa tens mais discus no aqua?a quanto tempo tens o peixe assim?

Para começar faz uma boa TPA e depois alimenta-o passado uma meia hora pode ser que com a agua nova ele arrebite...se não tenta ser mais especifico para te podermos ajudar...pode ser varias coisas que se esta a passar no teu discu...

Publicado:
Olá a todos. tenho um discu k está sempre escondido e muito magro. parece que foi chupado. podem ajudar-me?

Boas.

Quando é visivel magreza a olho nu o problema já não é de agora portanto tudo se torna mais dificil.

Se o tens sozinho...é um erro, são peixes de cardume.

Deverias fazer umas boas TPAS e aplicar Flagyl (farmácia) durante uns 4/5 dias.

Como a situação parece critica aplica 4 comprimidos (pré-dissolvidos) para 100 lt de àgua (dose dupla).

Faz 2 aplicações por dia, por expl. de manhã e à tarde.

Antes de cada aplicação faz uma TPA de uns 10%.

Caso o vejas comer aplica tambem misturado na comida.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Neste momento tou a fazer um tratamento com Medimor num aquário hospital, juntamente com um betta e um guppy, pois estava com receio de o perder por não o tratar atempadamente e como (segundo diz na bula do medicamento) este tratamento é indicado até mesmo quando não se identifica a doença e não tem contra indicações, resolvi avançar.

eu vou dando noticias. agradeço a vossa ajuda e caso eu não esteja a proceder de forma correcta aconcelhem-me por favor...

"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo".

O Alquimista

• 2 anos depois...
Publicado:

ola pessoal, venho desenterrar este topico pois tenho uma situaçao semelhante.

tenho dois discos que ganharam parasitas, na altura reparei que tinham deixao de comer e as fezes começaram a ser brancas.

as solhas estao acutalmente num aquario hospital de 20L so com vidro e tou a fazer TPAS de 50% duas vezes ao dia ao mesmo tempo que misturo flagyl na comida e tambem coloco sal de cozinha, o problema e que nao consigo com que eles toquem na comida, ainda nao estao magros mas começo a ficar preocupado

o aquario esta so com uma bomba de ar e um termostato para manter a temperatua nos 30.

PH 7

KG 3

isto aconteceu ontem a noite, devo continuar assim? ou devo aplicar esho 2000 (axo que se escreve assim)

Agradeco as vossas dicass

os dicsos tem serca de 5/6 cm

Obrigado

Publicado:

Boas, antes de mais o aquário de 20l é muito pequeno para teres esses dois discus mesmo que seja por pouco tempo, depois é preciso ter muito cuidado com as tpa's de 50% e ainda mais num aquário tão pequeno, alterações de temperatura bruscas, alterações de ph, etc

Se os discus não comem o melhor que tens a fazer é aplicares o flagyl na água, 1 comprimido para 40l de água de 12 em 12h, antes de aplicar nova dose de flagyl fazer uma tpa de 30% (de preferência num aquário maior), fazer o tratamento durante 5 a 8 dias

Podes também tentar com fluvermal, 1ml para cada 10l de água, ao fim de 24h tpa de 40%, repetir o tratamento 8 dias depois.

O esha 2000 não serve para tratar parasitas internos.

O melhor é desparasitares os teus discus regularmente, assim evitas este tipo de situações.

Publicado: (editado)

infelizmente nao tenho um outro aquario para os ter separados, eles estavam num aquario de 100*40*50

o problema e que eu nao consigo fazer com que comam a comida, como devo fazer para eles comerem o flagyl?

Obrigado

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:
Se os discus não comem o melhor que tens a fazer é aplicares o flagyl na água, 1 comprimido para 40l de água de 12 em 12h, antes de aplicar nova dose de flagyl fazer uma tpa de 30% (de preferência num aquário maior), fazer o tratamento durante 5 a 8 dias

bowdown

Publicado: (editado)

a minha duvida foi por ter ligo que o flagyl tem de ser ingerido.

no meu caso terei de por meio compremido, como devo por? desfazer em pó?

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

vou testar e entretanto vou dando novidades.

devo fazer o tratamento no aquario pequeno de 20 L ou no maior de 200L com todos os outros peixes.

Obrigado