jcpr Publicado Outubro 30, 2006 Publicado Outubro 30, 2006 Ois pessoal, Depois de ter lido alguns tópicos sobre a reprodução de bettas, fiquei consciente de uma série de cuidados que é preciso ter na sua reprodução. Fundo escuro, retirar a fémea logo após a fertilização dos ovos, retirar o macho quando os alvelinos nadarem, para além da separação dos pais antes da postura, um aquário próprio para isso, etc... Gostaria de saber se alguém já tentou a reprodução de bettas de forma natural, num aquário comunitário plantado, sem qualquer cuidado especial, e quais as taxas de sucesso? Um abraço Zé
_skinner_ Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Desconfio que não devem ser bastante elevadas porque tanto os ovos como os bettas recem nascidos são uns petiscos para as outras espécies pois mal conseguem nadar e apenas com agua completamente parade se conseguem resultados satisfatórios... Nunca neste fórum tive notícia de alguem que tenha conseguido em aquarios comunitários. Mas é uma questão de tentar!! De qualquer forma isolando o casal num pequeno aquario de 40 cm seria o suficiente! Boa sorte! Obrigado!
bintoito Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Boas! A mim aconteceu-me!! até já tinha referido isso num outro post deste sub fórum. contado a história sumariamente: aquario comunitario(platys, coridoras, espadas, neons, camaroes) + casal bettas o 1º macho morreu passados poucos dias comprei outro que tb morreu passados tb poucos dias!! 3ª tentativa! compro um macho azul metálico lindo, e no dia seguinte à compra, o gajo fez pra lá num canto um pseudo-ninho de bolhas, mta pekenino, mas pelos vistos bastou! consegui por uma maternidade pekenita que aki tinha por baixo, suavemente para não destruir o ninho.. entretanto tive um surto gigante de ictio de uns peixes que o meu irmao tinha comprado, que me matou 14 peixes no total, pais dos bettitas inclusivé. ..lá consegui tirar a maternidade cus alevins para um garrafão de 5 litros cortado no topo, toca de fazer infusorios de casca de banana, etc etc ...passaram um mes no garrafao (mês de julho) até que mandei fazer um aquario para os por de 60l. ...julgando eu que já tinham casa nova com todas as condiçoes para crescerem e prosperarem, o raio do aquario lixou-se, ou melhor reparei mesmo a tempo que o silicone das laterais deu de si, já tendo um espaçamento de 1 cm e tal!!! Desgraça era eminente!!! esvaziei o aqua a metade para aliviar a pressao, e toca de ir falar cus gajos da vidraria, que foram porreiros e me disseram para lhes ir dar o aqua que me davam o $ de volta..passadas umas 3 horas de apanhar os bettitas todos (aqui a maior parte deles inda só teria à volta de 1 cm) e por em garrafoe, la fui levar-lhes o aqua para logo de seguida ir a uma loja de animais comprar outro, mas desta vez so de 40 l reais. ..e desde então que aí estão, porreiros da vida, já com4 meses e pouco, até agora, todos azuis como o pai. ...ahh, dos 150 ou 200 que fossem inicialmente, ainda tenho à volta de 40 - 55 bettas desculpem por não ter acabado por ser tão sumário como se queria
_skinner_ Publicado: Novembro 8, 2006 Publicado: Novembro 8, 2006 Exactamente, axo k a parte de separação dos alevins do resto do comunitário foi essencial senão agora não tinhas nenhum! Fábio Gaspar
bintoito Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 pois, isso de facto foi importante. mas tambem não sei até que ponto sendo um aquario grande e tendo bastante musgo de java, se bastantes deles não se safariam na mesma. digo isto porque, nesse mesmo aquario tinha até há poucos dias, para além da fauna já enunciada, uns guppies selvagens(ou lá o que eram; apanhei-os numa lagoa a dos anos aquando das secas e eles eram maus comó caraças!!) e nasceram-me já há uns dois meses muitos platys, que passavam a vida escondidos no musgo..e foi o que os safou, porque um dia, reparei que um se aventurou fora do musgo, com a curiosidade para me ver, e não durou 2 segundos..passou um desses selvagens a alta velocidade a papou-o logo!!entretanto fartei-me deles e voltei a soltá-los nessa mesma lagoa que agora já tava cheia de agua. isto para dizer que, se calhar, até dá para reproduzir bettas em comunitarios, desdew que haja uma forte cobertura de musgo de java, e claro, que eles sejam espertos o suficiente para não sairem de lá
_skinner_ Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 Exactamente, mas isso ja vai do aquario de cada um! Concordo que se as condições forem bastante favoráveis, com locias calmos e de densa vegetação se consiga... Agora isso não se consegue às primeiras e quanto mais pequeno o aquario for mais difícil se torna! Mas nada é impossível, e nada melhor do que arriscar! Agora para quem não tem grandes condições (entenda-se aquario grande e bem plantado ) a técnica de separar os pais num pequeno aquario é bastante mais eficaz! Fábio Gaspar
MiguelB Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 Olá eu tenho um betta macho num aquario comunitario de 250L, tenho 2 botias palhaço, 2 platy, 1 casal de guppys(femea esta para ter a primeira vez filhinhos...) 8 neons, 1 tubarao cauda vermelha, 1 pleco, 1 leopardo e 2 k n sei o nome. quanto a reprodução de betas seria magnifico a minha questao é quanto tempo demora a nascer musgo de java nos troncos? o meu logista deu-me um pouco mas ainda n vi grandes progressos, tenho co2 e 2 lampadas de 30w (1 para plantas outra luz de dia) o musgo desenvolve nestas condiçoes? e sera melhor comprar aquelas bolas k já vi há venda? Obrigado! Miguel
_skinner_ Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 Sinceramente por experiencia própria penso que facilmente encontrarás à venda aqui no fórum. E de certeza que ficas mais bem servido! O seu desenvolvimento é um pouco lento, eu tenho-o mas em pequena quantidade a cobrir umas pedras e não tenho visto desenvolvimentos significativos! Fábio Gaspar
Recommended Posts