FAAO Publicado: Novembro 6, 2006 Publicado: Novembro 6, 2006 Boas Manu, Tal com o NOS referiu e bem, deves controlar a dosagem do CO2 sempre por cima. Isto porque estás numa fase inicial, se não garantes o CO2 necessário às plantas o aparecimento de algas é inevitável. Mas... Tem cuidado com o PH, porque com ADA tás sugeito a uma ligeira alteração nos parâmetros da água, levando-a a ficar ligeiramente ácida. Com adição de CO2 em maior escala podes fazer descer ainda mais o Ph para perto dos 4.0 ou 5.0! Para o volume do teu áqua deverias regular o Co2 para 2bs a 3bs. Não te esqueças que tens uma iluminação potente e o solo é bastante fértil. Se não equilibras os parâmetros da água agora, as algas vão atacar e com força. Atenção aos níveis de Po4 (1.5ppm a 2ppm) e respectivas dosagens de potássio, sempre em dobro em relação ao PO4. Boa sorte com o plantado e vai actualizando o tópico. Abraço, Filipe Oliveira Citar Filipe Oliveira
manu33 Publicado: Novembro 6, 2006 Autor Publicado: Novembro 6, 2006 boas... nos escreveu: E quanto ao fluxo que estas a ter agora, é insuficiente (quase de certeza). Aponta antes para 1 bolha por segundo/1 bolha por cada 2 segundos e regula a partir daqui, até obteres a concentração desejada. No caso do co2 mais vale começar a regular por cima (sem matar os peixes claro Laughing Laughing) do que o ter a menos FAOO escreveu: Tem cuidado com o PH, porque com ADA tás sugeito a uma ligeira alteração nos parâmetros da água, levando-a a ficar ligeiramente ácida. Com adição de CO2 em maior escala podes fazer descer ainda mais o Ph para perto dos 4.0 ou 5.0! Atenção aos níveis de Po4 (1.5ppm a 2ppm) e respectivas dosagens de potássio, sempre em dobro em relação ao PO4. pois, pois, vou tentar aumentar um pouco o fluxo.... mas o prob. é mesmo esse não quero exagerar na injeccão do CO2 porque vai baixar concerteza o ph... mesmo assim tenho a 5.5 6.0.... não faço qualquer tipo de fertelização mas..... obrig. pela dica... concerteza que vou levar em conta o que foi dito... cumps Manu33. _____________________________ Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
manu33 Publicado: Novembro 10, 2006 Autor Publicado: Novembro 10, 2006 boas. como o prometido é devido aqui ficam mais alguns registos... consegui um bom angulo dos Caridina japonica (Amano shrimp). passo acitar: Caridina Japonica - a comedora de algas Famille des Atyideos Género Caridina Origem: Japão, Taiwan Nome Comercial: camarão comedor de algas, Amano shrimp, Yamato numaebi (jp) Tamanho: até 5 cm para as fêmeas, que são maiores que os machos Ambiente Adequado: água doce, salobra para as larvas Temperatura: 23 à 28°C Alimentação: algivora neste momento já conta com 5 mas vai aumentar oportunamente. para a proxima vou tentar melhor angulo dos Otocinclus affinis. o aqua está estavel... nitratos-10mg/lt fosfastos-1mg/lt potássio-deve estar em niveis aceitaveis... PH-5 5.5 aqui um pouco baixo... a injeccão do CO2 é feita à razão de 1, 2 bolhas por seg. penso vir aumentar em breve mas como é obvio não o posso fazer neste momento... as plantas tambem não se tenhem queixado... para já não tenho feito qualquer tipo de fertelização . mas BAMOS ao que interessa fotos 08.11.2006 Caridina Japonica talvez um casal está na hora do tacho. aspecto geral do aqua. um pequeno cardume de "nariz de bêbado". aspecto geral. fico à espera dos vossos comentarios. até lá cumcatano... cumps Manu33 __________________________ Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
rasboras1987 Publicado: Novembro 10, 2006 Publicado: Novembro 10, 2006 Parabens pelo aqua esta mt bem montado apenas acho que devias começar ja a podar isso pk da me ideia das plantas estarem acrescer demasiado a "solta" penso que uma boa poda e fica nos trinques boa evolução e vai postando fotos Citar http://aquahobbie.blogspot.com/
kipo Publicado: Novembro 10, 2006 Publicado: Novembro 10, 2006 Só tenho um comentário: Tá brutal! Mete ainda mais fotos. Citar
CARLOS_ Publicado: Novembro 10, 2006 Publicado: Novembro 10, 2006 BRUTAL ....E AINDA VAI MELHOR..PARABENS..GOOD JOB! Citar
André Silvestre Publicado: Novembro 10, 2006 Publicado: Novembro 10, 2006 Boas Manu. Grande projecto! Realmente compensou muita paciência e muita pesquisa. Mais vale ter calma e fazer as coisas bem feitas do que fazer à pressa e sair bodega. Isso está com um crescimento vigoroso. O substracto realmente é muito bom. A calha também me parece bastante eficiente. Quanto ao layout em si, acho que a composição no geral foi bastante penalizada pelo arranjo das pedras. Nota-se que o aquário tem impacto, quer pelas dimensões, quer pela própria escolha das plantas mas o arranjo do hardscape podia ter sido mais bem trabalhado. As pedras em si são muito rectilíneas e artificiais. Felizmente que com a maturação da flora, as pedras vão perder alguma artificialidade mas ainda assim, umas pedras diferentes dariam um aspecto mais natural e contínuo ao aquário. Outra coisa que não bate muito certo quando olho para o aquário é a ligação do lado direito com o lado esquerdo. Colocaste as R. wallichii a fazer a separação mas aquela zona precisava, ou de mais pedras pequenas que não ficassem tapadas com a Eleocharis ou de plantas de folha pequena, tipo a H. micranthemoides, em pequenos arbustos, a fazer a ligação entre os dois grandes grupos de plantas e hardscape. Só para dar mais fluidez a quem observa o aquário. Agora é deixar maturar, ir trabalhando as podas e ficar atento à invasão da Eleocharis na zona das pedras pequenas. És capaz de vir a perder dimensão destas senão mandares uma tesourada de vez em quando. Isso carece é de mais peixes ( número, não espécies). Talvez se tivesses optado por 2 cardumes no máximo terias tirado maior proveito. Digo eu. Quanto às lâmpadas de halogénio, qual a função delas? Dar ambiente? De resto estás de parabéns! Começaste em grande embora tenha impressão de já ter visto outro aquário plantado teu por aqui. Abraço, André Citar
manu33 Publicado: Novembro 14, 2006 Autor Publicado: Novembro 14, 2006 boas. desde já mais uma vez quero agradeçer a todos os membros que neste tópico tenhem escrito... recebo com satisfação os elogios ditos... Andre Silvestre escreveu: Outra coisa que não bate muito certo quando olho para o aquário é a ligação do lado direito com o lado esquerdo. Colocaste as R. wallichii a fazer a separação mas aquela zona precisava, ou de mais pedras pequenas que não ficassem tapadas com a Eleocharis ou de plantas de folha pequena, tipo a H. micranthemoides, em pequenos arbustos, a fazer a ligação entre os dois grandes grupos de plantas e hardscape. Só para dar mais fluidez a quem observa o aquário. Quanto às lâmpadas de halogénio, qual a função delas? Dar ambiente? estou de acordo contigo quando dizes que a zona central, a onde está a R. wallichii à algo que falta ali..... estou a pensar em retirar as do lado direito...e passar a juntar mais a Eusteralis stellata prenchendo esse espaço vazio... mas como é evidente as lâmpadas de halogénio são para criar nada mais nada menos ambiente ao aqua e à sala... toda a flora tem-se desenvolvido a um ritmo alucinante. espero dar novas noticias brevemente. cumps Manu33 _______________________ Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Miguel Guerreiro Publicado: Novembro 15, 2006 Publicado: Novembro 15, 2006 boas que plantas sao aquelas que sao verdes em baixo e na parte d cima ficam assim com um laranja ou amarelo Citar SPORTINGGG :D Abraços Obrigado
manu33 Publicado: Novembro 15, 2006 Autor Publicado: Novembro 15, 2006 boas. referes-te as R. wallichii??? devo-te dizer que estão plantadas na parte central... cumps Manu33. _____________________ Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
FAAO Publicado: Novembro 15, 2006 Publicado: Novembro 15, 2006 Boas, E fotos?? A malta quer ver é fotos Abraço, Filipe Oliveira Citar Filipe Oliveira
Ricardo Antunes Publicado: Novembro 15, 2006 Publicado: Novembro 15, 2006 Boas Realmente o teu aqua está espectacular. Os plantados não são a minha área, mas quando um trabalho é bom e é bem feito os elogios nunca são demais. Acho que conseguiste um belíssimo layout...pessoalmente gosto bastante da combinação que fizeste entre os xistos e as plantas...simplesmente fantástico. Continua com o bom trabalhoe com fotos claro Cumpts Citar APC #164 Ricardo Antunes
manu33 Publicado: Novembro 20, 2006 Autor Publicado: Novembro 20, 2006 boas. ora bem, faltam 2 dia para que este aqua atinja o seu primeiro mês.... tenho mostrado aqui a sua evolução como tenhem visto não tenho feito qualquer tipo de fertilização.... tenho feito testes e o N está abaixo do normal de 2,5 a 5 mg/lt.... o P tambem está baixo 0.5 mg/lt. PH 5.5. CO2 aumentei para 2, 3 bolhas por seg. vou começar a fertIlizar com a "KENT BOTANICA"... o FAAO escreveu: Boas,E fotos?? A malta quer ver é fotos Very Happy o Ricardo Antunes escreveu: Boas Realmente o teu aqua está espectacular. Os plantados não são a minha área, mas quando um trabalho é bom e é bem feito os elogios nunca são demais. Acho que conseguiste um belíssimo layout...pessoalmente gosto bastante da combinação que fizeste entre os xistos e as plantas...simplesmente fantástico. Continua com o bom trabalhoe com fotos claro obrig a todos pelos vosso apreço do meu trabalho... fez-se um pequeno ajuste como vamos ver já seguir ... a sensação de criar um espaço aberto a meio do aqua.. foi absorvido pela rotala wallichii de facto á a que tem mais desenvolvimento. :D :D mas vamos ao que interessa "FOTOS ":wink: :D a poda esta para breve, como vão ver toda a flora já atingiu um tamanho considerável e já é necessário deitar mãos á obra. fotos 18.11.2006 geral otocinclus affinis um pequeno cardume lado direito central lado esquerdo e por fim aspecto geral digam coisas :D cumps Manu33. ________________________ Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
Bytter Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Eias, Essas plantas estão com optimo aspecto. E os focos dão um efeito interessante no aquário. Aposto que ao vivo, e com a turbulência da água à superficie, esses focos devem ser um estrondo... Anyway...: PH 5.5. CO2 aumentei para 2, 3 bolhas por seg. 5.5? E estas a aumentar o CO2? Como está o kH? Eu também tive problemas nos primeiros tempos com o AquaSoil: O pH andou cá por baixo durante um mês. :D Mas tive sempre em atenção ao CO2 (e o meu é DIY), pelo que vê lá qual vai ser o impacto de aumentares a injecção de CO2 nesse pH. Um abraço, Hugo Ferreira Citar
Jatbas Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Tá na hora de pegares na tesoura :D Citar AquaWizard
antoniomoreira Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Parabéns pelo aquário e pela paciência. Gostava muito de ter um aquário assim, e também de saber um mínimo para o poder fazer. Continua a por fotos. Citar O meu aquário http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_10446_11.jpg
emerson Publicado: Novembro 22, 2006 Publicado: Novembro 22, 2006 Grande desenvolvimento, parabéns!!! Citar Cumprimentos, Emerson _____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______
pajo Publicado: Novembro 23, 2006 Publicado: Novembro 23, 2006 Boas manu33 As plantas realmente estão com um aspecto fenomenal,tens ai excelentes condiçoes para teres um plantado espectacular. Agora está na altura de deixares a tesoura cair ai dentro para dares a forma pretendida as plantas,vai-te a elas e não tenhas medo de as cortar e eu digo isto porque foi sempre o meu receio mas hoje sei que o devia de ter feito logo no enicio. Os meus parabens e a maior das sortes com o teu plantado Cumprimentos Paulo Silva Citar
manu33 Publicado: Novembro 26, 2006 Autor Publicado: Novembro 26, 2006 boas. Bytter escreveu: Essas plantas estão com optimo aspecto. E os focos dão um efeito interessante no aquário. Aposto que ao vivo, e com a turbulência da água à superficie, esses focos devem ser um estrondo... Anyway...: 5.5? Shocked E estas a aumentar o CO2? Como está o kH? Eu também tive problemas nos primeiros tempos com o AquaSoil: O pH andou cá por baixo durante um mês. Sad Mas tive sempre em atenção ao CO2 (e o meu é DIY), pelo que vê lá qual vai ser o impacto de aumentares a injecção de CO2 nesse pH. nos escreveu: Tá na hora de pegares na tesoura Razz pajo escreveu: Agora está na altura de deixares a tesoura cair ai dentro para dares a forma pretendida as plantas,vai-te a elas e não tenhas medo de as cortar e eu digo isto porque foi sempre o meu receio mas hoje sei que o devia de ter feito logo no enicio. os focos não há duvida dão um efeito muito lindo transmitem muita "calma" eles só ligam 2 horas antes das t5 e HQI desligarem e depois ficam acessos mais 3 horas e aí sim consegue se ver todo o seu explendor. a tesoura já andou a fazer das suas.... a poda já foi feita, tentei fazer o melhor mas não é facil. neste momento os nitratos estão um pouco altos 60 mg/l. as TPA´S são feitas 2 vezes por semana à razão de 80 a 100 ltrs como era suposto para um aqua destas dimensões. continuo com o PH baixo roda os 5 a 5.5 o KH não sei ainda não tenho o teste. a injecção esta a ser feita 1 bolha a cada 2, 3 segundos.... as plantas continuam a cresçer a um ritmo normal. cumps Manu33. _____________________________ Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
manu33 Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 boas. estou sem camara fotografica... tenho feito alguns upgrades ao equipamento mas logo que possivel erei datalhar..... vai-se desenvolvendo muito bem e sem algas o que já é muito bom... testes tenho feito e nitratos um pouco altos 30 a 40ppm mas nada preocupante estamos a falar de um plantado. fertelização: N-10PPM P-6PPM K-15PPM para breve novas fotos já com a poda feita... cumps Manu33 ________________________ Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
FAAO Publicado: Fevereiro 21, 2007 Publicado: Fevereiro 21, 2007 Boas, Como estamos de actualizações? Estou curioso em saber como está o áqua neste momento... Vamos lá perder a vergonha e posta lá uma actualização. Abraço, Filipe Oliveira Citar Filipe Oliveira
Francisco Mendes Publicado: Fevereiro 21, 2007 Publicado: Fevereiro 21, 2007 Adorava ter a tua paciência para plantar e replantar esse pezitos todos, apanhá-los da superficie e voltar a re-replantalos quando se soltam... Citar "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
andrecardoso Publicado: Fevereiro 21, 2007 Publicado: Fevereiro 21, 2007 muito porreiro mesmo gosto especialmente da flora !!estava a pensar para com os meu botoes.. como ficaria com um fundo mais claro ? Citar Níveis aceitaveis de nutrientes Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm K - Potássio 20 até 30 ppm NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm Mg - Magnésio 45 até 50 ppm PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 21, 2007 Publicado: Fevereiro 21, 2007 Olá. Adorava ter a tua paciência para plantar e replantar esse pezitos todos, apanhá-los da superficie e voltar a re-replantalos quando se soltam... Essa é uma das virtudes dos aquariofilos de plantados... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
sabino Publicado: Fevereiro 21, 2007 Publicado: Fevereiro 21, 2007 É impressao minha ou tens o termostato com a "cabeça" toda fora de agua? Citar Aquas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=69246http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=147290FeedBack: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=136055Cumps, Luís Sabino
Recommended Posts