Amanhecer/Anoitecer...

emerson

Recommended Posts

Estava cá pensando com meus botões na vantagem/desvantagem de simular o nascer do sol e o anoitecer...

No meu caso, tenho um Aqua, 100l, com 150W de luz...

as 14 ligo apenas 60w (15w no lado esq., mais 15w no lado dir., e 30w), após 15 minutos, ligo o restante... o contrário acontece a noite... desligo os 90w primeiro, 15 minutos depois desligo o restante...

Minha questão é, ligar 150w de luz de uma vez pode estressar os peixes?

Existe beneficios nesta simulação?

Obrigado,

Fiquem bem...

Cumprimentos,

Emerson

_____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______

Partilhar nas redes sociais

A resposta, da minha parte, é "não sei", mas 60W em 100 l não é "apenas", já é mais que muitos aquários desse tamanho no total!

Eu por mim gosto de fazer esse amanhecer/anoitecer, com leds azuis para moonlight, vermelhos para o "céu" da manhã/tarde, e amarelos e brancos para começar o dia, e só então ligar as luzes (primeiro metade, depois a outra metade). Mas isto é mais para meu prazer do que para os peixes! E para dar que fazer às mãozinhas a construir o sistema. Não faço ideia se os peixes gotstam ou não, mas mal não deve fazer, já que na natureza as coisas também são graduais.

cumprimentos

Nuno Barradas

nunoni, a minha pergunta surge exactamente por isso, na natureza o sol não "liga" de uma vez... é gradual... por outro lado eu ligar 150w gradualmente não seria muito facil (haja temporizadores lol )...

agora será qual o impacto de ligar tudo de uma vez?? no inicio estressaria os peixes... não sei também (mas cá no fundo penso que sim)...

Cumprimentos,

Emerson

Aproveito o tema para perguntar se é errado ligar e desligar tudo instantaneamente (120 w ligar e desligar duma só vez )parece-me que sim mas então digam-me como devo fazer se tenho que fazer uma montagem com led(s) e de que cor ?

Tenho 4 lampadas de 30 watts e costumo ligá-las todas e desliga-las. Como devo faze-lo?

saudações aos colegas aquariofilistas

Não sei até que ponto stressa os peixes. Deixando estores abertos, o amanhecer natural pode ajudar a uma transição mais suave, apesar de os nossos dias serem mais curtos/longos que nos trópicos, no inverno/verão.

Isso das montagens com leds é picuinhice que não aconselho a ninguém, dá algum trabalho, requer transformadores e custa algum dinheiro para quem não tiver leds à mão. Agora, temporizadores dos mais simples custam uns 3 ou 4 euros, de modos que comprar mais um ou dois não é assim tão difícil! Também provavelmente vais precisar de outra extensão tripla, portanto o custo total é uns 10 a 15 euros.

Sem isso e só com o material que já tens, eu aconselharia, mais uma vez sem ser conhecedor de psicologia piscícola, a começar com menos, vá lá 15W, e passado 15 a 30 mins o resto: assim os peixes acordam suavemente com pouca luz, quando apanham o clarão já estão acordados!

cumprimentos

Nuno

Nuno, o caso dos temporizadores não é o preço, pois como disseste é relativamente barato... mais mesmo é a "maria" que cada vez que olha pra lateral do aqua aproveita pra falar que parece uma central eléctrica lol

Não deixo as cortinas abertas justamente para não apanharem luz antes dos temporizadores accionarem as mesmas, pois tenho aquilo programado das 14 as 02 (quero ver meus peixitos a noite :D ) então não deixo entrar outro tipo de luz para as plantas não iniciarem a fotossíntese antes das luzes estarem ligadas...

Estou pensando fazer essa mudança pra 15w mesmo...

Obrigado pela ajuda :lol:

Cumprimentos,

Emerson

Nuno, o caso dos temporizadores não é o preço, pois como disseste é relativamente barato... mais mesmo é a "maria" que cada vez que olha pra lateral do aqua aproveita pra falar que parece uma central eléctrica lol

Conheço o problema! :D

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!