Recommended Posts

Publicado

Antes de mais como não sabia onde colocar esta informação coloquei aqui, se alguém da moderação achar por bem mudar o tópico que mude.

Agora é asim, tive conhecimento por parte de fonte muito credível que a água da torneira estava a ser tratada não só com cloro mas também com um composto no qual existe amoníaco :shock: , claro que para os peixes isso não é bom. Tenho conhecimento disso aqui na zona dos arredores do Porto, não sei se noutros pontos do país isso tambám está a acontecer.

Falei com um bíólogo conhecido e que também tem um pequeno aqua e ele disse o único produto que conhecia e que neutralizava a água era o TOXIVEC da SERA, se alguém conhecer outro método que diga.

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Publicado:

Olá.

Esse assunto já foi diversas vezes debatido aqui no Fórum...

Esse tal produto não tem amoníaco na sua constituição, mas após fazer o seu trabalho (desinfectar) de oxidante, um dos produtos finais é o amoníaco/amónia.

Esse composto é a Cloramina NH2Cl ou NHCl2.

Pode ser removido com Tiosulfato de Sódio, se bem que a Amónia continua lá, e tens de ter plantas ou um bom filtro biológico para a oxidar a nitratos.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Luís não foi esse nome esquesito que me disseram, mas também já não me lembro do outro para ser sincero, pois também era complicado como tudo, mas se achares que o tópico não interessa podes desde já arrumar com ele.

Carlos Dourado

Publicado:

Olá.

Eu não disse que o tópico não interessava... bem pelo contrário.

Só disse é que já tinha sido debatido. O caso da Cloramina...

Mas já que dizes que não te parece ser esse o nome, pedia-te que perguntasses novamente ao teu amigo o nome se fazes favor.

Agora fiquei curioso.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

OK podes cre que na 2ª feira vou perguntar, mas é que agora não me lembro mesmo, mas que também era assim um "palavrão" como teu lá isso era :shock:

Carlos Dourado

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Moro do outro lado do Rio e dentro do distrito do Porto, faço mudas de água de 50% e nunca notei comportamentos esquisitos nos peixes.

Não uso anti-cloro, nem qualquer produto para tratar a água que uso nas mudas.

Ela sai do áqua para o terraço e da mangueira directamente para dentro do áqua... tão simples quanto isto!!!

O único cuidado que se deve ter é ir adicionando água com um caudal muito baixo e nunca se esquecerem da mangueira dentro do áqua!

Abraço,

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

Assinatura.png

Publicado:

Filipe

o facto de nunca teres tido problemas, não quer dizer que nunca venhas a ter. Em Lisboa, já houve uma ou duas situações de utilização da Cloramina para tratamento de agua, em zonas especificas, o qu levou que nessas areas muita gente tenha tido varios peixes morto.

Bem, o facto é que eu tambem não meto anti cloro nem faço sequer repouso.

Mas, pelo que li, a Cloramina é normalmente utilizada em epocas de seca, em que existe uma maior concentração de bacterias. Tá correcto?

Abraço