tunedpuma Publicado Outubro 27, 2006 Publicado Outubro 27, 2006 ola, tenho um aqua de 60 cm e ja ha um ano que esta em funcionamento e agora recentemente comprei um com 100 cm (peco desculpa de nao saber o numero de litros) a minha duvida e a seguinte , sera que metendo a agua do aqua antigo que foi recentemente e parcialmente mudada para o novo nao terei de fazer o ciclo podendo assim mudar tudo o que tinha no outro como rochas , troncos e os peixes para o novo ? ah e claro poderei por mais peixes ou e preferivel esperar antes de por os antigos e os novos? desde ja agradeco Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 27, 2006 Publicado: Outubro 27, 2006 Olá. Apesar de ajudar, não deves confiar assim tão cegamente nisso... Obviamente, por teres sempre algumas bactérias sipersas na água, a colonização quer dos filtros, quer do substracto do novo aquário, vai ser potenciada, face a um arranque com água livre de bactérias. Mas mesmo assim, não te aconselho a colocares logo os peixes sem mais nem menos. Se vais trocar mesmo de aquário, aconselho-te a fazeres assim: Monta o aquário novo, coloca o máximo de água do aquário antigo e o/os filtro/filtros que estavam a trabalhar no velho, e perfaz o volume do aquário com água nova. Podes colocar novos peixes, aí passadas umas 2 semanas... com sorte até podes colocar logo, mas como não quero estar a abusar da sorte, prefiro indicar-te que esperes um pouco. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nunoni Publicado: Outubro 28, 2006 Publicado: Outubro 28, 2006 Bom dia, Bem, uma dificuldade é meteres o filtro antigo no novo, e os peixes ficarem no antigo... sem filtro. Pode-se resolver esse problema metendo parte da matéria filtrante antiga no filtro do novo, já vem com bactérias que mais rapidamente se multiplicam. Mas aí há que ter cuidado em dar alimento às bactérias, que estão habituadas a "comer" a amónia dos peixes. Tens que lhes dar amónia em quantidades semelhantes, por ex. introduzindo comida no aquário sem peixes. A comida decompõe-se e alimenta as bactérias. Passando tudo de uma vez - filtro antigo, areão, o máximo de água possível, etc, e mais os peixes, para o novo, pode resultar, sobretudo se tiveres poucos peixes e o sistema actual estiver sem problemas de desequilíbrios nenhuns. Mas claro que é arriscado. Eu acabei de fazer algo semelhante... tinha a esponja de um filtro novo metida no pré-filtro do aquário antigo há cerca de um mês, portanto colonizada, e limitei-me a arrancar o novo aquário assim, com muito poucos peixes, e algum areão do antigo. Até agora está tudo bem com niitritos a zero... mas vamos ver, isto passou-se há poucos dias. Como precaução, estou a medir os parâmetros da água todos os dias, e a fazer TPAs de 25% dia sim dia não, com metade água do antigo metade água nova. Cumprimentos, Nuno Barradas Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Recommended Posts