Até dói


Pires

Recommended Posts

Caros amigos, até à semana passada tinha um bonito cardume de 6 discus com idades entre 2 anos a 6 meses, a nadar saudáveis e contentes em 600l água.

 

Habitualmente quando compro novos peixes este fazem um estágio de 1 semana num aquário de quarentena e estiverem saudáveis mudam-se para a casa grande.

 

Foi assim que fiz à cerca de 2 semanas quando comprei num shoping um discu pequeno (6cm) 2 corydoras e um Agamyxis.

 

As consequências foram terríveis, dos 7 discos só o pequeno esta bem e um outro, por sinal o mais novo (6 meses) temo que vão todos morrer brevemente, muitos deles ja viraram solhas :wink:

 

Lição a partilhar: quarentena não é uma semana são mesmo 40 dias....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Acho uma semana pouco tempo para eles ficarem mal a ponto de morrerem, a menos que seja uma coisa muito grave.

Os discos adultos bem alimentados e saudaveis não emagrecem numa semana.

 

Acho que devias pôr os parametros da água, para ajudar a tirarmos uma conclusão.

 

Eles comem? Defecam branco? As cores estão naturais? Houve mudanças de ph bruscas ? Amonia? Nitratos ? Nitritos? Ph? TPAs?

 

Responde lá a estas perguntas e pode ser que se consiga safá-los.

 

Abraços

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pires,

 

Normalmente, as corydoras são portadoras de bacterias (umas boas outras nem por isso) devido à sua natureza de peixe de fundo.

Como tal uma das regras da quarentena quando toca a misturar peixes de fundo com outros não de fundo e mais sensiveis é a quarentena incluir uma 'desinfecção' ao peixe.

 

Naturalmente, no caso das corys ou outros peixes sem escamas, nada de sal e/ou formol.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

De facto a quarentena (e como o próprio nome indica 40 dias) é o ideal.

Eu e por isso me penitencio nunca fiz e felizmente nunca tive grandes problemas.

No teu caso e como já foi dito também deve existir outro problema para decifrar; parâmetros, filtro, temperatura, etc.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros amigos,

 

Os discos estão muito parados, não comem e têm algum muco. Alem disto tem dificuldades em manter o equilíbrio, estão muito á tona de água com a barbatana dorsal de fora, alguns estão de lado. Hoje o primeiro a ter sintomas morreu. Um dos meus discus azuis está preto.

 

Eles estão em aquafuran à 3 dias mas não estão a melhorar. Não consegui encontrar aqui pelo Porto Esha2000 como me recomendaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caros amigos,

 

Após ter tentado sem sucesso curar os meus 7 discos com aquafuran e odimor, tentei formol (2ml/100litros). No 2º dia o resultado foi uma catástrofe. Morreram todos num espaço de 6 horas. Aparentemente por falta de oxigénio. Quando cheguei a casa, depois do trabalho, tinha os discus adultos mortos, um pequeno (6cm) e neons quase mortos à superfície e as corydoras loucas. Aparentemente a pedra difusora não foi suficiente, algo consumiu todo o oxigénio ao aquário, talvez um crescimento descontrolado de bactérias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Lamento saber isso, o que te retirou o oxigénio da água foi o formol.

Não desistas, aprende é com estes erros e para a próxima terás sucesso.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais