Monika Publicado Outubro 27, 2006 Publicado Outubro 27, 2006 Ola a todos Venho em busca de uma ajuda Tenho um peixe Carassius auratus auratus no meu aquario de medidas (40x20x23) Quando comprei o aquario destinava-se a peixes de agua quente pelo que comprei todo o material necessário. Isto há 7 anos atrás. Na altura em que fiz a aquisição e me preparava para povoar o aquario um amigo meu precisou de viajar por 15 dias e pediu-me para ficar com os seu 2 Carassius auratus no meu aquário, eu acedi pois era temporário. Já lá vão 7 anos e peixes de agua quente nunca mais....O meu amigo acho que eles estavam melhor em minha casa do que na dele e nunca mais os levou. :D Há cerca de 2 anos um dos peixes faleceu num mês quente de verão, e não voltei a comprar nenhum outro para tentar a oportunidade de mudar para peixes de água quente. Já lá vão mais 2 anos em que o sobrevivente mora sozinho e não parece mostrar velhice... :D Agora vem as questões: 1) Queria partilhar convosco o estranho comportamento que o meu peixe sempre teve (7 anos). Consegue equilibrar-se na vertical apoiado na barbatana caudal e procura uma posição em que não tenha de se mexer, apesar do movimento da agua, inerente da bomba de ar. Alguem conhece este comportamento? De notar que já faz isto à muitos anos e não tem problemas de saude, é completamente “normal”... 2)O meu desejo de ter peixes de agua quente continua, já tive um aquario com 70 litros quando era criança com peixes de agua quente mas uma mudança forçada de residencia não me permitiu continuar na posse do aquario. Agora desde há 7 anos que ando à espera.... Acham que este Carassius auratus paz de alma se adapta com companheiros mais pequenos? O aquario tem temperatura de 25º, circulação de agua com bomba, tem plantas naturais, e iluminação Aguardo as vossas opiniões e deixo umas fotos do aquario e do comportamento equilibrista do meu peixe! Obg Monica O Meu aquario: O Meu Peixe: O Comportamento: Monica Albuquerque
David de Jesus Publicado: Outubro 27, 2006 Publicado: Outubro 27, 2006 Boas, Apesar de achar que um aqua de 18 litros é pequeno para um Carassius auratus, ainda mais da variedade Cometa (são mais mexidos que as variedades mais "fancy", ou melhor, apesar da foto não deixar perceber bem, acho que o tens aí é uma "ave rara" nos dias que correm que é um peixe da variedade Ninfa) , devo dizer que o teu aqua não me parece estar mau, tem apenas um peixe e está equilibrado (aposto que fazes as tpa´s a tempo e horas :D ) e parece que ele não se está a dar mal. Agora dada a tua vontade de teres peixes de água quente diria que tens duas opções: a primeira é investires num aqua novo de maior litragem para o cometa e eventual companhia da sua espécie, de 60 litros para cima, se tiveres possibilidades cerca de 100 litros seria o ideal para a espécie e poderias ter 2/3 Carassius auratus na boa, nesse aqua que tens agora poderias então dedicar-te aos tropicais; a segunda hipótese, mas esta é mais delicada, seria colocares ai peixes pequenos, resistentes e de água temperada (aquilo que vulgarmente se chama de "água fria" mas que na realidade é água temperada de climas sub-tropicais), ora não há muitos peixes disponíveis que se encaixem nesse perfil mas há um que encaixa perfeitamente e que é fácil de encontrar, o Tanichtys albonubes. Podes ver aqui informação sobre ele: http://www.dfmnet.com/wiki/index.php/Tanic...chtys_albonubes Há ainda que notar que, se optares eventualmente pela segunda hipótese, a introdução dos novos peixes no aqua deve ser feita de forma muito gradual de modo a não desequilibrares o aqua, e o número ideal de indivíduos andará pelos 5/6. Colocares nesse aqua, uma vez que a temperatura está a 25º C, outras espécies de peixes tropicais é possível desde que obedeçam aos critérios que mencionei acima, a grande vantagem do Tanicthys albonubes é que é originário de um clima semelhante e da mesma região que os Carassius auratus. Boa sorte. Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Recommended Posts