Recommended Posts

Publicado

Boas, tenho visto muita vez referencia a que os escalares eventualmente acabam por comer os neons.

Mas queria partilhar com vss a minha experiencia (pouca ...)

Tenho um comunitario de 120*40*55 em Kit com filtro de decantação (axo que é isto- aquelas caixas pretas dentro do aquario com tudo lá dentro incluindo a bomba de circulação de agua):

Fauna:

2 escalares (casal que já se reproduziu 3 vezes) com aproximadamente 6cm

9 neons

9 neons negros (3 dos quais já granditos ...)

5 espadas (1 casal e 3 crias pouco maiores que os neons)

1 Molly Preta Macho

1 betta

1 pleco

2 coridoras

1 femea guppy

Flora:

Musgo de java (que me cobre cerca de metade do fundo)

Uma planta qq que não sei o nome http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=51445

hardscape:

uns xistos e uma rocha vulcanica

o que me aconteceu foi que há cerca de um mes os escalares começaram a reproduzir (1ª postura), felizmente fizeram-na numa das extermidades do aquario (no filtro de decantação), e como é normal, metade deste era deles e os restantes peixes circulavam na outra metade. não tinha ainda condições para retirar os alevins e acabaram por ser comidos (presumivelmente pelos pais) e outros sugados pelo filtro, visto a postura estar perto da entrada de agua. passado (não chegou) a 2 semanas, nova postura e outra vez o mm comportamento, com a alteração de assim que os alevins eclodiram, os pais passaram-nos para a outra extermidade do filto que fica perto do meio do aqua. o que complicou a vida para os outros peixes. mas mais uma vez sem condições acabaram por desaparecer ao fim de 5 ou 6 dias (perto da altura de começarem a nadar sozinhos). na quarta feira 3ª postura.. e desta vez directamente na extermidade para onde tinham passado os peixotos da ultima vez .... MEIO DO AQUARIO.....

Consequencia: os peixes mais movimentados como os espadas, a molly e a guppy estão sempre a levar nas "orelhas" acabando por estarem sempre escondidos, mas o mais engraçado é que os neons circulam livremente pelo aquario sem serem atacados pelos escalares.

O betta circula junto à parede lateral do aqua e tb não tem problema.

Corydoras e pleco idem ""

ponto de situação: tenho um aqua de 50 cm montado para tentar passar para lá os alevins assim que eclodam, mas desta vez os pais estão mais desinteressados pelos ovos e de uma mancha de 4x5 cm que tinha de ovos só tenho talvez uns 50 ovitos (embora os pais estejam sempre de volta, não estão tão agressivos como das outras vezes e como estavam no 1º dia, talvez por no centro do aqua haver mais movimentação e estes stressarem mais.

en todo o caso se o aquario de 50 não servir para esta postura, a proxima já será lá directamente.

Conclusão: Eu sou novato nisto (tenho o aqua há 8 meses), e estou deveras entusiasmando devido à postura dos escalares mas axo engraçado e contra tudo aquilo que aqui se diz (embora os escalares ainda sejam pequenos) não haver qq tipo de conflito entre Escalares e neons, alias tinha 5 neons e quando adicionei os outros 4 (entre as ultimas posturas dos escalares) houve e há mais atrito entre os neons que já lá estavam e os novos do que entre as duas especies ....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

coitados dos neons , se ainda nao sofreram com os escalares é pq estes andam muito bem alimentados , mas um dia que eles sintam um pouco mais de apetite , adios neons :)

Falo por experiencia propria

ainda po cima com reprodutores, vais ter problemas á certa

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Pois, eu acredito.... o que eu axo engraçado é os escalares não atacarem os neons para proteger os ovos, enquanto os espadas, a molly e a guppy, não tem descanço ... tavez por serem maiores e se sentirem mais ameaçados com estes, não sei .... mas as 3 crias de espada que são praticamente do tamanho dos neons tb levam, por isso fiquei com algum espanto em relação ao comportamento dos escalares em relação aos neons ..... pode ser que assim continue ..... ou não ...

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa