Recommended Posts

Publicado

Ois pessoal,

A minha cunhada tem um aqua com 8 neons, um limpa-vidros, um plecos, dois olho de fogo(?) e um escalar recente.

Ela tem também uma praga de caracois nas plantas que as estão a deixar todas esburacadas.

Um outro membro sugeriu um bótia palhaço para dar cabo deles. A minha questão é se poderá haver problemas com os outros peixes que já lá estão.

O aqua deve ter perto de 60 litros.

Já agora, queria-lhe oferecer o peixe. É muito caro?

Publicado:

Eu já tinha visto esse tópico, mas preocupa-me também os outros peixes.

Publicado:

boas

Os botias nao sao muito caros...mas, como sao peixes de cardume, para 60 litros acho que é pouco; e se nao forem bem alimentados com comida vegetal eles tb sao capazes de comer as plantas com folha mais fina.

Mas podes comprar um...ele vai e andar o dia todo escondido...mas o problema dos caracois fica resolvido..

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Publicado:

Não existe problema de incompatibilidade mas como disseram 1 espécime torna o bótia muito timido. No entanto se tudo correr bem, eles crescem muito o que se tornará um problema se houver muitos no aq (60L é curto).

Experimenta comprar 2, ainda pequenos; os caracóis desaparecem num instante!!!

No entanto, nunca ficarão do tamanho do pleco, portanto...

Não são muito caros... costumo vê-los a 3/4€ os mais pequenos (se forem maiores o preço pode chegar aos 8/10€). Cumps

P.S. A eficácia dos bótias é garantida e são peixes muito giros e importantíssimos!

Publicado:

Boas,

Primeiro, que tipo de caracois são? Consegues identifica-los?

Foram introduzidos deliberadamente no aquário, ou apareceram por "geração expontanea" (neste ultimo caso terão vindo com as plantas)?

A resposta a estas perguntas é para mim essencial, pois caso se trate dos caracois que vêm com as plantas e dado que os tenho em todos os meus aquários não pode ser essa a causa dos buracos (??) nas plantas! Eu apontaria para uma deficiencia a algum nivel...

Colocar botias num aquário de 60 litros não é viàvel... primeiro porque são peixes de cardume e nenhum aspirador de caracois, pelo que lhes devemos dar as condições adquadas. segundo porque crescem demasiado para a litragem que tens disponivel. terceiro porque são peixes de fundo que irão ocupar o fundo do aquário que já deve estar "lotado" com o pleco!!!

Caso averigues que se trata mesmo dos caracois a causa do problema podes tentar remove-los com uma folha de alface (colocas no aquário previamente lavada, e esperas que a maioria vá para lá). Neste caso estas a sacrificar os animais, mas pronto... Ou então diminuis a reserva alcalina do aquário o que vai levar a falta de calcio, à não sofrevivencia de novos caracois e à morte dos antigos...

Espero ter ajudado,

Pedro Pinheiro