Novo Aquário de Propagação


Recommended Posts

Olá,

 

Aqui ficam as primeiras fotos e setup do meu novo aqua de propagação...

 

Setup provisório e ainda incompleto:

 

Aqua - 200x60x30 cm

Sump - 100x40x50 cm

Reposição - Sicce 9000

Escumador - Aquamedic Turboflotor 5000 Shorty II

Reactor de Cálcio - Aquamedic 1000 (com botija de CO2 6kg)

Reposição - Osmoregulador Tunze (futuramente ligado a Reactor de Kalk com agitador magnético)

Iluminação - 3x150W BLV 10000K + 2xT8 Actinícas

Circulação - com o retorno ligado a 2 SCWD´s (com tubos perfurados)

 

18.JPG

 

1B1.JPG

 

Novidades e desenvolvimentos para breve! Venham daí esses comentários.:sbSourirb

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o teu aquario de propagação tem um setup mais completo que o meu de display. :)

 

Agora, perguntas tecnicas:

 

Areão?, Bare Bottom? Eggcrate?

 

Rocha viva? Vais colocar? Onde e quantos Kg?

 

Destina-se á propagação só de SPS ou tambem de outros?

 

Os corais vais colocar sobre algum substato ou cultivalos suspensos?

 

Abraço e boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Areão?, Bare Bottom? Eggcrate?

 

Eggcrate em todo o fundo, elevado cerca de 5 cm por forma a colocar circulação de água por baixo.

 

Rocha viva? Vais colocar? Onde e quantos Kg?

 

Não vou colocar nada - o ambiente vai ser o mais estéril possível e vou ainda colocar um saco na queda de água com 400 microns.

 

Destina-se á propagação só de SPS ou tambem de outros?

 

Para já SPS´s porque não será boa ideia misturar os 2.

 

Os corais vais colocar sobre algum substato ou cultivalos suspensos?

 

Pensei nisso, mas não acho muito prático, pelo que serão colocados em cima do eggcrate.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou colocar nada - o ambiente vai ser o mais estéril possível e vou ainda colocar um saco na queda de água com 400 microns.

 

Sabes bem melhor que eu, que vais ter defeciencias em termos de alimentação dos corais. Como pensas compensar isso?

 

 

Pensei nisso, mas não acho muito prático, pelo que serão colocados em cima do eggcrate.

 

Pelo que ja li, os corais suspensos crescem mais rapido e têm menos propensão a doenças, visto que, existe mais circulação em toda a sua area.

 

Já agora (eu sei que sou chato), vais por peixes? Equipas de limpeza?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sabes bem melhor que eu, que vais ter defeciencias em termos de alimentação dos corais. Como pensas compensar isso?

 

Já ouviste falar em aditivos??!!! Pois... é isso!

 

Pelo que ja li, os corais suspensos crescem mais rapido e têm menos propensão a doenças, visto que, existe mais circulação em toda a sua area.

 

Acredito e já li que têm havido excelentes resultados com essa técnica, mas não vejo como os pendurar, garantindo uma boa iluminação. Assim, vou promover a circulação de água com o elevar do eggcrate e com a água a passar por baixo.

 

 

Já agora (eu sei que sou chato), vais por peixes? Equipas de limpeza?

 

Não vou colocar peixes (pelo menos não é um objectivo para já) e só entrará alguam equipa de limpeza se achar necessário.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

O aqua está finalmente pronto para receber as mudas (que serão feitas amanhã).

 

A maior parte da água é proveniente do aqua principal (cerca de 160 litros) e o restante é água salinada com sal TMC.

 

Aqui fica uma foto geral:

 

1.jpg

 

A circulação é feita, como já referi anteriormente pelo retorno (9000 litros/hora) dividido por 2 SCWD´s que têm agora toda a tubagem de PVC montada - coloquei em cada saída tubos perfurados que provocam este efeito:

 

2.jpg

 

3.jpg

 

Por fim, a circulação por baixo das estruturas, é feita agora por duas Tunze Turbelle Stream 6100.

 

4.jpg

 

A circulação actual é de 33.000 litros/hora o que prefaz mais de 75x o volume do sistema que tem cerca de 420 litros.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bolas, eu fui aí hoje e não vi isso! ;)

Também estava bué cansado! Para a próxima quero ver isso!

E os meus parabéns pelo excelente trabalho!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bolas, eu fui aí hoje e não vi isso!

 

Realmente também não me lembrei! De qualquer forma, não tinha sido possível pois estava sozinho com as miúdas!

 

E aí estão as primeiras mudas...

 

5.jpg

 

6.jpg

 

7.jpg

 

São cerca de 50 e 30 já têm destino!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois é!!! A fábrica está cheia, mas está tudo vendido!! Ou quase tudo...

 

11.jpg

 

21.jpg

 

31.jpg

 

As algas é que começaram a aparecer... vou ter que iniciar as TPA´s!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,antes de mais parabéns pelo teu excelente novo projecto.Olha,tenho um reactor igual ao teu Aquamedic 1000,com válvula electromagnética e controlador de ph.Gostaria de saber qual o valor que colocas o controlador em PH para que a media se dissolva e forneça cálcio aos corais.Por ex:colocas o ph a 6,50 no controlador a partir deste valor faz disparar a válvula injecta CO2 vai até aos 6,20 está correcto?ou terei de baixar mais o PH no controlador.Por último, tens alguma válvula ANTI-RETORNO, daquelas vulgares para não deixar entrar água, instalada entre o reactor e a válvula electromagnética?Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais