Tigrezaaaa Publicado Outubro 25, 2006 Share Publicado Outubro 25, 2006 ola este é o meu primeiro post por isso ja devem imaginar k sou nova aki pelos mundos dos peixinhos, e como é de esperar tenho algumas duvidas. o que se passa é o seguinte decidi comprar um aquario pequenino daqueles redondos mas depois como sao muitos banais decidi comprar uma especie de jarra que eu adaptei p aquario. comprei um peixe laranja que tinha uma barbatana caudal dupla, penso que pertence aos peixes dourados. e venderam-me a comida Sera GoldRoyal Alimento granulado para todos os peixes vermelhos e dava-lhe 3 bolinhas, mudei-lhe a agua de 2 em 2 dias ao fim de uma semana morreu... e eu não sei porque. agora comprei outro, peixe dourado - cometa-sarasa, e disseram-me k a comida k eu tinha não era boa porque é usada para lagos e k possivelmente o peixe morreu por excesso de comer. entao venderam-me a comida Wordley Goldfish premium flakes. sera que foi mesmo do comer? a agua que eu usei era da torneira, agora para este novo peixe comprei um garrafao de agua. e afinal k comer posso dar ao peixe. flocos ou granulado? o aquario leva +/- 3Lt de agua posso ter mais que um peixe? [/img] Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Outubro 25, 2006 Share Publicado: Outubro 25, 2006 Boas Bem vinda ao forum. Desculpa a pergunta... mas sabias que os aquários redondos são proíbidos de ser vendidos por lei? O teu peixe e todos os peixes que venhas a colocar nesse aquário terão o mesmo destino, morrerem O que se passa é que os peixes utilizam campos electricos fracos para se localizarem e localizarem objectos. Num aquário rectangular a reflexão (i.e. identificação de um obstaculo) dá-se só nos cantos e paredes do aquário. Num redondo a reflexão é constante levando o peixe a um nivel de stress tal que acaba por morrer. A espécie de jarra que compraste deve ser usada para esse fim mesmo... jarra de flores. Para os peixes querem-se aquários dignos desse nome. Dá uma leitura neste tópico para perceberes um pouco mais: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380 Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David de Jesus Publicado: Outubro 25, 2006 Share Publicado: Outubro 25, 2006 Boas, O primeiro, e muito grave problema, que percebo na tua questão tem a ver com a litragem, 3 litros para um Peixe-dourado (Carassius auratus) é menos que pouco, num aquário desses acho que os únicos representantes do reino animal que podes ter são camarões. Ou seja, se queres manter Peixes-dourados e proporcionar-lhes uma qualidade de vida aceitável não tens outra hipótese senão investir num aquário maior, de preferência de 60 litros para cima, eu sei que para quem está a entrar no mundo da aquariofilia isto pode parecer "exagero" ou assustador, mas acredita que não é, ficas a ganhar e os peixes também. Se insistires nesse aquário que tens agora os peixes vão-te continuar a morrer... além de que um aquário maior é mais fácil de manter saudável e dá menos trabalho no geral. Agora vou-me citar a mim próprio noutro post em que surgia uma questão semelhante à tua. [...] vais ter vários problemas se mantiveres o animal nesse aqua, o primeiro, e isto acontece com qualquer aqua pequeno, é que vais ter mais problemas em mantê-lo estável, um aqua pequeno está mais sujeito a variações bruscas nos parâmetros da água do que um grande. E os Carassius auratus são peixes que crescem muito e quanto mais crescem mais sujam, ou seja, provavelmente, e partindo do princípio que estabilizaste minimamente o aqua e o animal começa a crescer, a carga biológica vai aumentar cada vez mais e precisas de fazer cada vez mais mudanças de água, mas isso por sua vez como envolve uma percentagem grande da água do aqua torna-o mais instável. E por fim, o animal num aqua desse tamanho tem o crescimento possível muito limitado e vai atrofiar e ver a sua esperança de vida reduzida... O que posso aconselhar, caso queiras manter o peixe, é arranjares um aqua maior, no mínimo para esse peixe uns 60 litros (e já é a fazer a coisa por baixo e partindo do principio que a filtragem é excelente e as tpa's regulares) e se for caso de lhe arranjar companhia seria melhor aumentar a litragem... um aqua de 100 litros já não é nada mau pra 2/3 Carassius auratus. 3 litros de água é absolutamente impossível para manter um peixe vivo. Quanto à questão do alimento, o granulado geralmente é de melhor qualidade que os flocos, os flocos tendem a provocar problemas de saúde aos peixes, nomeadamente na bexiga natatória. Os que referiste, Sera Goldy Royal, são perfeitamente bons e nunca tive problemas com eles, nem são especificamente indicados para lagos a não talvez na medida em que algumas variedades de Carassius auratus podem viver em lagos. Nenhum Peixe-dourado morre de indigestão com três bolas de granulado por dia. O mais provável era o peixe já não vir muito bem da loja, [...] Carassius auratus são peixes de "água fria" e dos mais mal tratados no comércio, é normal em muitas lojas já não estarem de boa saúde e pior ainda ficam com o transporte para o novo aquário e ambientação ao mesmo. Boa sorte. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tigrezaaaa Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2006 ja estou mais esclarecida. não fazia a minima ideia k os aquarios pequenos eram proibidos e k faziam mal aos peixes. pelos vistos vou ter mesmo de comprar um aquario maior se não quero k este também morra. em relaçao ao comer posso lhe dar o granulado(2/3 bolas) ou os flocos... isso de ser so p peixes de lagos é treta certo? ja agora sebem-me dizer quanto custo um aquario desses de 60lt? E tem de ter bombas e filtros e essas coisas todas não é? Devo ter de comprar um kit... ja agora só mais uma coisa. os peixes dourados como o cometa, oranda,olhos-bolha, escamas de perola podem atinguir quantos cm em adulto? quais sao os peixes que em adulto atinguem o tamanho maximo de 4/5cm? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Outubro 25, 2006 Share Publicado: Outubro 25, 2006 ja agora sebem-me dizer quanto custo um aquario desses de 60lt? E tem de ter bombas e filtros e essas coisas todas não é? Devo ter de comprar um kit... Kit é mau negócio... dá um salto na zona de oferta que és capaz de encontrar bons negócios por lá. Um kit de 60cm num hipermercado fica-te na casa dos 60 a 80€ dependendo das promoções. quais sao os peixes que em adulto atinguem o tamanho maximo de 4/5cm? Guppies, molies, platys ... tudo peixitos de água quente, mas se vais comprar kit ele vai vir com termoestato por isso não é problemático. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pat Publicado: Outubro 25, 2006 Share Publicado: Outubro 25, 2006 Durante muitos anos tive peixes de água fria em aq desde os tradicionais gold fish, aos pretos, branquinhos, malhadinhos, etc...(não sei a espécie na altura não ligava a isso). Mas o equipamento era em tudo semelhante ao aq. de água quente á excepção do termóstato e do filtro interior (usava placa de fundo). Resumindo, os peixes de água fria comem TUDO (flocos, granulado,...) da mesma forma que eliminam os seus dejectos em grande abundância (yep é isso mesmo, estou a falar de libertações intestinais!). O peixe mais antigo que tive durou 5 anos e ficou com uns meros 15cm (parecia um bacalhau cor de laranja!). Estes peixes, embora muito resistentes em condições adequadas, dão algum trabalho na manutenção da qualidade da água (dejectos em abundância) e exigem TPAs parciais muito regulares e comida nas doses correctissimas... Acho que não é bem aquilo que esperavas... Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tigrezaaaa Publicado: Outubro 26, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 26, 2006 pois realmente quando compri o peixe nunca pensei que tinha de ter esses cuidados todos... mas vou-me adaptando lol eu ainda só tenho uma duvida. li que as mudas de agua devem ser parcias. mas isso é so para aquario de agua quente não é. aquarios de agua fria as mudas sao totais certo. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tigrezaaaa Publicado: Outubro 26, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 26, 2006 não tenho sorte nenhuma penso k o cometa que comprei na terça feira esta doente. esta sempre ao de cimo do aquario e tem umas cenas meio brancas agarrado as guelras ou a sair das guelras, não sei muito bem. que é que eu posso fazer? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pat Publicado: Outubro 26, 2006 Share Publicado: Outubro 26, 2006 Como já disseram antes os peixes de água fria são os que mais sofrem á mercê dos comerciantes por algumas razões: - como á partida são mais resistentes a condições adversas são mais descurados os cuidados quer no transporte quer no acondicionamento na própria loja - são menos rentáveis e menos populares entre os aquariofilistas, logo....(tira as tuas conclusões) - são facilmente portadores de doenças graves que rapidamente se manifestam quando recolocados. Em relação ao cometa terás de ser mais específica porque a meu ver podem ser vários tipos de ectoparasitas (parasitas externos) que provocam as tais manchas brancas e a dificuldade em respirar: o mais comum é o íctio, mas há outros (pesquisa na net imagens que se assemelhem ao problema do cometa). Qualquer que seja a causa, é necessária a intervenção de medicação específica porque a doença resulta inevitalmente na morte do animal. Consulta aqui o fórum e o melhor é colocares fotos para o pessoal ajudar! Também podes ver http://www.aquariofilia.online.pt/default....agename=doencas Em relação ás TPA's NUNCA podem ser totais independentemente do tipo de peixe que tens no aq. O que é que acontece aos ciclos na água? Pesquisa bastante aqui no Fórum e na net para que não te aconteçam mais azares. Boa sorte com o cometa Abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tigrezaaaa Publicado: Outubro 26, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 26, 2006 ja morreu... amanha ia com ele a loja, porque hoje não posso ir estou a trabalhar... agora ja não é necessario. mas de qualquer maneira vou la na 2 feira. o peixe ja vinha doente... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David de Jesus Publicado: Outubro 26, 2006 Share Publicado: Outubro 26, 2006 Boas, Não compres é mais nada na mesma loja... não conheço a loja mas, pelo que contas e baseado nos conselhos que te deram sobre a comida, imagino que seja uma onde os escrúpulos com o bem estar dos animais e o nível de conhecimento sobre os mesmos, não estejam no topo da lista de prioridades. Enfim. Infelizmente esse tipo de lojas são a regra e não a excepção. No entanto existem algumas lojas muito boas, de que zona és? concerteza aqui no fórum podemos indicar-te lojas de qualidade na tua zona. Boa sorte. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tigrezaaaa Publicado: Outubro 26, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 26, 2006 o 1º peixe que comprei, um de cauda dupla, que durou uma semana comprei em Santarem, onde moro. o 2º peixe , cometa, que durou 2 dias comprei na loja de animais no cascais shopping, é que eu trabalho perto de Sintra. Pelo que vi aqui na forum acho que a vou a ornimundo do vasco da gama ou a naturline que sao relativamente perto. que me dizem sao recomendadas? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David de Jesus Publicado: Outubro 26, 2006 Share Publicado: Outubro 26, 2006 Boas, Da Naturline só posso dizer bem em termos de qualidade dos peixes que lá tem, e é uma loja de excelência, mas por acaso não tenho ideia de lá ver peixes de água fria... A Ornimundo do Vasco da Gama por acaso passei lá há bocado e estão com uma oferta razoável, mas na Ornimundo volta e meia têm surtos de doenças nos tanques de água fria, se comprares lá observa bem o peixe antes de o levares; escolhe um peixe que te pareça bastante activo e que pareça reagir aos estímulos em redor, que não ande nem muito à superfície nem muito no fundo, que tenha as barbatanas dorsal e caudais bem erectas e não tenha sinais de infecções ou parasitas (barbatanas com as bordas "comidas", manchas ou pontos brancos ou acinzentados com ar de serem fungos) e que não te pareça muito magro (nem inchado com ar de pinha, pois isso é uma doença chamada hidropsia, tirando a variedade dos escama-de-pérola que já parecem pinhas por natureza). Pronto, acho que cobri todas as maleitas mais comuns. Se precisares de mais ajuda diz. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tigrezaaaa Publicado: Outubro 27, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 27, 2006 ok muito obrigada pelas dicas. vou ficar atenta as esses pormenores quando for comprar outro peixe... depois conto-vos como esta a correr quando tiver a minha mova aquisição. bjx ****** Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Puk_chelsea Publicado: Outubro 29, 2006 Share Publicado: Outubro 29, 2006 boas... estive a ler a tua situação e...cometeste demasiados erros! Não leves a mal, não és a primeira nem serás a ultima. 1º- Como já aqui referiram aquarios de 3 litros...só mesmo para caracois! aconselho-te a comprares um aqua com pelo menos 60/70 litros, claro que quanto maior melhor! 2º- Não fizeste o ciclo do azoto...se não é a etapa mais importante da vida de um aquário, de certeza que é das mais importantes. Após adquirires um aqua, tens de montá-lo, pô-lo a trabalhar cerca de 3/4 semanas SEM PEIXES, pois durante esse ciclo irão surgir bactérias essenciais, sem as quais os peixes não sobrevivem. 3º- Trocar a água de 2 em 2 dias...outro erro crasso! salvo excepções extraordinárias, em momento algum se troca a água toda de um aquário, ao invés, efectuam-se TPA´s (trocas parciais de água) ou seja, só trocas 20 a 30 % de água do aquário, isto porquê? As bactérias que surgirão no ciclo de azoto desaparecerão se tu deitares toda a água do aqua fora e toda uma "estrutura" de ecossistema será destruida, tendo depois que recomeçar tudo de novo. Em relação á comida, acredita que foi o menor dos teus problemas...deves alimentar os peixes 2/3 vezes ao dia, mas atenção ás quantidades, pouca de cada vez. Aconselho-te vivamente a leres muito e a pesquisares neste fórum, irás concerteza aprender muito e encontrar muita gente disposta a ajudar-te! Desculpa por esta "descasca", desejo-te muita sorte e nunca desistas! Abraços! P.S.- se transmiti alguma informação errada, gostaria que os mais entendidos me corrigissem! Citar Luis Filipe Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tigrezaaaa Publicado: Outubro 31, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 31, 2006 sim agora ja tenho mais informações. não sabia dessas coisas todas. pensei que fosse mais simples. mas agora ja sei e quando tiver outro peixe ja sei como as coisas funcionam. obrigada pelas dicas ***** Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PST Publicado: Novembro 1, 2006 Share Publicado: Novembro 1, 2006 Ó Puk Chelsea: um dos pontos que levantas é uma falsa questão, do meu ponto de vista. Num "aquário" desse tamanho não tens outro remédio senão trocar mesmo a água quase toda, de preferência diariamente. Não há ciclo do azoto que aguente a concentração de porcaria. O que não se deve é ter um aquário desses... Citar "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts