Iluminação - quanto tempo


Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria de saber quanto tempo é que se deve deixar ligada a iluminação do aqua?

 

Esta tem de estar sempre ligada durante o periodo pretendido ou pode-se efectuar quebras durante o dia, mas que no final o total de horas seja o mesmo que o definido?

 

Obrigado

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

deves ter a luz do teu aquario ligadas de entre 8 a 10 horas diárias, é o numero de horas mais utilizadas pelos aquariofilistas. Não te vou dizer uma hora só, porque já foi discutido e nunca se chegou a uma hora mais adquada.

 

Quanto a desligares a luz durante o dia! Eu já fiz isso mas num aquario para alevins durante as primeiras semanas mas não trás vantagens nenhumas.

 

Tem atenção só a um promenor ao escolher as horas de luz, se o teu aquario apanhar luz de alguma janela será melhor colocares a iluminação do aqua a essa hora senão os peixes vão começar a ficar stressados devido ás muitas horas sem dormir.

 

Qualquer divida que tenhas ficado diz.

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.podes dividir os tempos de luz.eu dividi em dois periodos de luz e não tive problemas.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aquario o periodo de iluminação também se encontra dividido.

 

Não tenho a certeza se devido a esta divisão poderam aparecer algas e é claro as lampadas também se iram deteriorar com mais frequência.

 

Neste momento efectuo troca de lampadas aproximadamente cada 6 meses. Será o correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta tem de estar sempre ligada durante o periodo pretendido ou pode-se efectuar quebras durante o dia, mas que no final o total de horas seja o mesmo que o definido?

 

Acho desaconselhável fazer quebras durante o dia mesmo que no final o total seja o mesmo que o mínimo definido. Para os peixes, a ideia da iluminação é simular o dia e a noite... quanto mais nos desviarmos do que é natural pior para eles. Acredito que haja casos em que não se note qualquer diferença com essa practica, mas pondo-me no lugar dos peixes, acho que não ía achar piada nenhuma à ideia...

 

Neste momento efectuo troca de lampadas aproximadamente cada 6 meses. Será o correcto?

 

Desconheço o nivel de exigencia da iluminação no teu aquário, mas à partida diria que é exagerado um tempo de vida tão curto.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.