pandolet Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 ok, assim fico mais descansada... eu nao necessito de um "aquário de recife marinho" portanto acho que me vou fiicar por uma coisa mais basica.... a areia, ou areão nao tem que corresponder a nada de específico pois não? é que uma amiga vai-me oferecer o dela (usado) e , já que é para começar, quero começar bem... nao há maneira de saber se o aquário já está "ciclado"? é mesmo pelo tempo certo? obrigado tiagodovale, as suas sugestoes sao ouro sobre azul... :D
pandolet Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 pelo que percebi, um filtro de fundo é tipo uma base certo? é mais vantajoso que um filtro normal?
Tiago do Vale Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Por aqui toda a gente se trata por "tu". A maneira de saber se o aquário está ciclado é acompanhando o ciclo com testes: amónia, nitritos e nitratos. Primeiro a amónia vai aumentando à medida que é libertada pelo peixe ou por matéria orgânica em decomposição. Depois de atingir um pico, começa a diminuir, e começam a aparecer nitritos. Eventualmente a amónia atinge um valor desprezável. Os nitritos também atingirão um pico, depois do qual diminuem para um valor desprezável, enquanto que aparecem nitratos. Os nitratos vão aumentando, e só diminuem com as tuas TPAs. Um aquário ciclado apresenta valores desprezáveis de amónia e nitritos, e alguns nitratos. Por isso, com um teste de nitritos e nitratos, podes acompanhar a parte final do ciclo: quando o teste deixar de acusar nitritos, está ciclado! Normalmente este ciclo demora 36 dias depois de se introduzir a amónia.
pandolet Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 ok, tu.....vou tentar... mas a amónia nao é criada por comida em decmposiçao e pelos detritos do peixe (o que eu usar para ciclar o aquário)? é necessário ser introduzida?
Tiago do Vale Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Tens de introduzir o peixe ou a comida. Era isso que eu queria dizer. Em relação ao areão, no teu caso não é importante. Se o areão vier directamente de um aquário instalado, até é bom! Mas a minha experiência com peixes-vermelhos levou-me a considerar a areia fina como o melhor substracto para eles: os detritos dos peixes não se infiltram nos espaços entre os grãos de areia, como acontece no areão, facilitando a sua limpeza, e o tamanho diminuto dos grãos de areia não permite que as algas se fixem neles, mantendo um aspecto mais agradável. Podes encontrar areia barata onde houver material para a manutenção de piscinas: a areia usada nos filtros das piscinas é inerte, os seus grãos são arredondados, permitindo a passagem da água, e não ferem os peixes. Lembrei-me de uma coisa que não vem muito a propósito, mas que é um detalhe importante: para as TPAs, usa um balde e restantes utensílios (como uma mangueirinha) que sejam EXCLUSIVAMENTE para usar no aquário: o menor resto de detergente é o suficiente para intoxicar os teus peixes. Também não se podem usar sprays em divisões onde há aquários, porque mesmo apesar de tapados, há sempre pequenos orifícios por onde troca o ar.
Tiago do Vale Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 O filtro de fundo é uma tecnologia antiga, em que a areia serve de filtro mecânico, e sob ela se instalam as bactérias nitrificantes: é muito menos eficaz que as outras soluções e difícil de controlar... A médio prazo tende a "colapsar", provocando um "crash" do pH... Por isso não vale a pena considerares a solução pois, embora muita gente consiga manter aquários dessa forma com sucesso, é muito mais difícil...
pandolet Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 duas perguntas... paa que é a mangueirinha? a diferença de um aquário de água fria para um de água quente é muita? (eu queria mesmo telescópicos mas ja estou a ver que os gajos c*gam que se fartam...)
Tiago do Vale Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 A mangueirinha é para "sugar" a água do aquário para o balde, durante as TPAs. A diferença é quase nenhuma: basta adicionar um aquecedor/termostato e seguir as regras de sempre. Acho que fazes bem se decidires por água quente: há muitos peixinhos resistentes que se darão muito melhor do que os peixes-vermelhos num aquário pequeno.
pandolet Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 o meu unico problema é que nao acho piada nenhuma aos peixes de água quente...... gosto deles gordos e olhudos! bem, desculpa tiago mas continuo sem perceber como é que uso a mangueira....é tipo roubar gasolina dos tanques dos carros, como no CSI?.. :D :D
Tiago do Vale Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Exactamente igual pões o balde mais baixo do que o aquário, introduzes uma das pontas da mangueira e sugas até que a mangueira fique cheia de água: depois é só fazer a segunda ponta ir para dentro do balde, que a água começa a descer por gravidade.
Tiago do Vale Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Há muiiitos peixes de água quente! Mas deves guardar os peixes grandes e barrigudos para quando tiveres.... aquários grandes e barrigudos.
pandolet Publicado: Outubro 26, 2006 Autor Publicado: Outubro 26, 2006 nunca pensei que fosse algo tão inédito..... tiago que aquário é o teu? depois dás-me um curso intensivo de peixes de água quente, a ver se eu gosto de algum...senão é mesmo telescópicos, que são uns jeitosos...
Tiago do Vale Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 Não é nada inédito o que não quer dizer muito... Eu tenho, neste momento, um aquário plantado de água ácida com tetras, corydoras, otocinclus, ramirezis e plecos-chineses; e outro aquário com água dura e alcalina que é para ser um aqúario dedicado ao peixe-cego... Como ainda só tenho um (nunca pensei que fosse tão difícil arranjar um cardume), tenho alevins de mollies, e 3 júlias, para além de 3 pequenos lagostins). Tenho também camarões, (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], e mais um aquário plantado em casa dos meus pais. ...quando quiseres o curso intensivo, avisa!
pandolet Publicado: Outubro 26, 2006 Autor Publicado: Outubro 26, 2006 bem, acho que agora so tenho que comprar o filtro e pôr o aquário a ciclar, depois logo se vê....
pandolet Publicado: Outubro 27, 2006 Autor Publicado: Outubro 27, 2006 iluminaçao : é necessário 1 watt por litro de água, a minha lamapada diz 8 watts....... o que é que eu posso fazer com uma lampada destas?! plantas é para esquecer...nao?
Tiago do Vale Publicado: Outubro 27, 2006 Publicado: Outubro 27, 2006 De facto é pouco: num aquário pequeno, a regra de 1w/litro é insuficiente, e tu tens 0,32w por litro. Podes comprar outra calha, alterar essa (não sei se tens jeito para DIY), ou então experimentar com plantas pouco exigentes em termos de luz: Feto-de-java (num tronco ou pedra), Ceratophillum demersum, Elódea (Egeria densa), Musgo-de-java, Anúbias (em tronco ou pedra), talvez Valisnérias...
pandolet Publicado: Outubro 27, 2006 Autor Publicado: Outubro 27, 2006 opa, leio em todo o lado que é bastante mais facil começar com um aquário grande, que um aquário pequeno é uma porcaria basicamente.......eu toda contente que nunca tinha tido mais que um globo quando era miuda e agora olha....será melhor começar com um aquário maior e esquecer este? será que deva tentar?nao vai ser o cabo dos trabalhos..?
Tiago do Vale Publicado: Outubro 27, 2006 Publicado: Outubro 27, 2006 Se puderes começar por um maior, não hesites: há no Carrefour um aquapor de 100 litros a 49,90 €. Promoção. Vais é precisar de filtro e iluminação (o que não é mau, porque as que vêm em kit não estão à altura). Um aquário maior é sempre mais fácil de manter: as características da água são mais estáveis, as alterações processam-se mais lentamente, e a manutenção é praticamente a mesma coisa.
pandolet Publicado: Outubro 27, 2006 Autor Publicado: Outubro 27, 2006 então, com muita pena minha, vou ter que adiar isto........
Tiago do Vale Publicado: Outubro 27, 2006 Publicado: Outubro 27, 2006 Se já tens o material para o de 25 litros, podes fazer qualquer coisa! Experimentar uns camarões...
pandolet Publicado: Outubro 27, 2006 Autor Publicado: Outubro 27, 2006 qual é a piada de ter um aquário com camaroes...?
Luís Fortunato Publicado: Outubro 27, 2006 Publicado: Outubro 27, 2006 Olá. qual é a piada de ter um aquário com camaroes...? Qual é a problema de o ter? Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
pandolet Publicado: Outubro 27, 2006 Autor Publicado: Outubro 27, 2006 epa, problema nao é nenhum...cada um na sua... uns gostam e outros nao!
pandolet Publicado: Outubro 28, 2006 Autor Publicado: Outubro 28, 2006 que tal betas? mas com esses nao posso ter mais nenhuns...
Recommended Posts