Czar Publicado Outubro 23, 2006 Publicado Outubro 23, 2006 Boas, ora aqui estou eu para esclarecer mais umas dúvidas que me vão surgindo com o passar do tempo: Aquário: 120x40x50 com filtro 1000l/h - Vou fazer TPA´s de 20% de semana a semana, como li aconselhado aqui no fórum. - Quando devo limpar o filtro? mensalmente? O limpar o filtro implica abrir por completo e lavar tudo ao promenor? - Onde se acumulam as bacterias beneficas (nitrificantes?) no nosso aquário? No filtro ou dentro do aquário? Cumps Citar
Joao Machado Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 Boas. Basicamente dentro do filtro deverás ter algo que "limpe a àgua", esponjas, lãs, etc., e substrato de fixação de bactérias (pedrinhas, ceramicas, bolinhas, etc.). Com a máxima frequencia possivel deverás limpar as esponjas, até à exaustão. O substrato de fixação das bactérias SÓ ENXAGUADO com àgua do aquário. Voilá. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
josé cruz Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 Então as esponjas não é só passá-las por água do aquário ou água morna mas sem cloro ,bem como todo o resto do material filtrante,com a preocupação de não destruir as colónias de bactérias. T'ou ca dúvida. Citar saudações aos colegas aquariofilistas
Joao Machado Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 Então as esponjas não é só passá-las por água do aquário ou água morna mas sem cloro ,bem como todo o resto do material filtrante,com a preocupação de não destruir as colónias de bactérias.T'ou ca dúvida. Ainda que nas esponjas se fixem bactérias, essa não é a função das mesmas. Daí que devam ser lavadas até à exaustão. Se o filtro só contem esponjas então a conversa é outra. Filtragem, na minha opinião, mal montada. Aí sim devemos enxaguar apenas e de "obrigatóriamente" com àgua do aqua. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Czar Publicado: Outubro 23, 2006 Autor Publicado: Outubro 23, 2006 Boas, o meu filtro tem cerâmicas e bolinhas castanhas. O que são essas bolinhas? Tem 3 esponjas e tem também uma cobertura branca, como se chama isso? Também deve ser lavado e/ou trocado? Cumps Citar
jmvr Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 Boas, Diz qual é o filtro, e quais as "camadas" que tem, que de certeza as respostas são mais precisas ... Fica bem. Citar Jorge Rodrigues “Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira” “Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”
Czar Publicado: Outubro 23, 2006 Autor Publicado: Outubro 23, 2006 Boas, EHEIM 2217 1 camada com uma cena branca 1 camada com 3 esponjas 1 camada com bolinhas catanhas e ceramica (cilindros brancos furado?) Cumps Citar
Raven Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 Boas, EHEIM 2217 1 camada com uma cena branca 1 camada com 3 esponjas 1 camada com bolinhas catanhas e ceramica (cilindros brancos furado?) Cumps Bem a camada com "uma cena branca" suponho que seja a comum chamada Lã de Vidro (fibra sintética), que como podes reparar está numa posição mais superior do filtro , pelo que serve essencialmente para filtrar partículas orgânicas mais grossas (fezes,resto de comida , particulas vegetais, etc ...) impedindo que voltem ao aqua e que se fixem no restante percurso da filtragem. As 3 esponjas ...que devem ser azuis, servem também para o mesmo, sendo menos densas que a fibra sintética. As bolinhas castanhas suponho que seja Enheim Substrat , que constitui uma camada de fixação ideal para as colónias de bactérias , que como deves saber são essênciais. Os cilindros furados , como tu bem disses-te é cerâmica, não te sei dar uma explicação muito técnica de como a sua "natureza" se aplica á filtragem , mas que são úteis , tenho a noção que sim , embora em muito menor quantidade do que por exemplo , o Substrat. Espero ter ajudado ... Citar
Czar Publicado: Outubro 24, 2006 Autor Publicado: Outubro 24, 2006 Boas, obrigado, já entendi os componentes do meu filtro, agora mais duas dúvidas: - A lã de vidro deve ser trocada de quanto em quanto tempo? - Convem também ser lavada exaustivamente, junto com as esponjas é isso? Devo lavar moderadamente a Cerâmica e o Substract certo? - Quanto às esponjas, as 3 (azuis ) têm diametros diferentes, logo a que tem maior diametro deve ficar voltada para cima e a de menor diametro para baixo certo? - O tybo que tem uns furinhos para a água sair deve ficar mergulhada na água ou á superfície desta? - Por fim, a secção do filtro responsável por "chupar" à água do aquário é longa (até à dobra) para o meu aqua e assenta no areão, sugando parte deles para o filtro, queria mete-lo numa posição mais superior, mas não consigo destacar a parte de baixo para o cortar, alguém tem ideia de como fazer isso? Cumps Citar
lenitita Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 aproveitando este tópico para não haver a necessidade de abrir um outro com assunto identico pergunto: - o filtro que está no meu aquário por enquanto ainda é o que vinha com o Kit, aquapor 300L (é interior), o qual apenas tem uma esponja preta e uma caixinha de carvão activo.... estando a esponja no fundo e a caixa de carvão por cima, havendo ainda espaço em cima do carvão... o que quero saber é se devo lavar essa esponja ou não, ou ainda se poderei colocar mais alguma camada filtrante no filtro? é que da ultima vez que fiz uma tpa ao meu aqua, lavei o filtro pois estava muito sujo, a esponja estava com uma nhanha castanha, mas lavei a esponja na água que retirei da tpa, pelo que achei que não ia ter problemas, mas após a tpa o nivel da amónia voltou a subir... Citar Helena Covas
Raven Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 Boas, obrigado, já entendi os componentes do meu filtro, agora mais duas dúvidas: - A lã de vidro deve ser trocada de quanto em quanto tempo? - Convem também ser lavada exaustivamente, junto com as esponjas é isso? Devo lavar moderadamente a Cerâmica e o Substract certo? - Quanto às esponjas, as 3 (azuis :D) têm diametros diferentes, logo a que tem maior diametro deve ficar voltada para cima e a de menor diametro para baixo certo? - O tybo que tem uns furinhos para a água sair deve ficar mergulhada na água ou á superfície desta? - Por fim, a secção do filtro responsável por "chupar" à água do aquário é longa (até à dobra) para o meu aqua e assenta no areão, sugando parte deles para o filtro, queria mete-lo numa posição mais superior, mas não consigo destacar a parte de baixo para o cortar, alguém tem ideia de como fazer isso? Cumps 1º -A lã de vidro , dever ser trocada 50% a cada 2/3 meses (daí não preferir os discos de lã de vidro), a outra metade deve manter-se no filtro tal e qual como está. Portanto ... esquece as lavagens. Mas se tiveres e quiseres reutilizar um disco de lã de vidro lava-o bem, mas com água do aquário, assim como OBRIGATÓRIAMENTE devem ser lavados o substrat e o mech, em água do aquário (aproveita a das TPA's ), para isso basta "revolvê-los" dentro da mesma a fim de sairem as maiores partículas agarradas ao mesmos. 2º - Quanto ás esponjas estranho que tenham tamanhos diferentes. Pois nunca as vi assim, mas se já foram usadas devem estar assim provavelmente devido á compactação no filtro, pois ele tem uma forma meio "cónica". Mas se assim estão aproveita sim de modo a que fiquem ajustados as paredes do mesmo. 3º - O tubo ... depende ... é uma escolha pessoal tua , ou adequada á tua fauna. Se tiveres Discus, ou peixes sensíveis , eu pessoalmente prefiro e tenho o tubo imerso , faz menos barulho e provoca menos agitação na superfície da água ... (mas tem o reverso da medalha) consequentemente não auxilia na oxigenação da mesma... 4º - Bem se for o filtro , e o equipamento Enheim que penso , na extremidade do tubo deves ter algo como um crivo (verde) que quanto sei é destacável do tubo ... a cortares , deves sim cortar o tubo em forma de bengala e não essa parte, pois o crivo é essencial. Citar
Raven Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 aproveitando este tópico para não haver a necessidade de abrir um outro com assunto identico pergunto: - o filtro que está no meu aquário por enquanto ainda é o que vinha com o Kit, aquapor 300L (é interior), o qual apenas tem uma esponja preta e uma caixinha de carvão activo.... estando a esponja no fundo e a caixa de carvão por cima, havendo ainda espaço em cima do carvão... o que quero saber é se devo lavar essa esponja ou não, ou ainda se poderei colocar mais alguma camada filtrante no filtro? é que da ultima vez que fiz uma tpa ao meu aqua, lavei o filtro pois estava muito sujo, a esponja estava com uma nhanha castanha, mas lavei a esponja na água que retirei da tpa, pelo que achei que não ia ter problemas, mas após a tpa o nivel da amónia voltou a subir... 1º - Podes e DEVES lavar a esponja mas sempre com a água das TPA's. 2º - Podes colocar, mas eu aconcelho-te a remover o carvão , e a usar antes Enheim Substrat ou matérias do género que ajudem á fixação de colónias de bactérias. O carvão é utilizado essencialmente em alturas de montagem dos aquários e após serem feitos tratamentos aos peixes com medicamentos. Na minha opinião... não é benéfico ter sempre carvão no sistema de filtragem. Essa "nha-nha" é normal ... ou talvez não ... depende ... pode ser normal ... como pode ser resultante de estares a dar demasiada comida aos peixes, ela ser de fraca qualidade e fazer o género de uma "lama" no filtro, ou de lavares o mesmo com pouca frequência..e provávelmente é isso que também, está a propiciar os níveis de amónia ... tenta fazer tpa's mais frequentes, ou posto isto talvez re-avaliar a quantidade de peixes, etc... Espero ter ajudado.... Citar
Czar Publicado: Outubro 24, 2006 Autor Publicado: Outubro 24, 2006 Boas, o filtro é um 2217. Quanto ao remover o crivo o problema está ai, posso remover uma parte, mas o encaixe fica lá e se o cortar, depois já não consigo voltar a mete-lo lá... então vou passar a fazer assim: - TPA de 2'% semanalmente - Limpeza do filtro mensalmente com passagem por àgua das ceramicas, substract, esponjas e lá de vidro - Lavagem de 50% da lã de vidro aprofundadamente Está tude certo aqui? Depois outra coisa, ao fazer a TPA, posso pura e simplesmente puxar da mangueira e encher o aquário ou devo adoptar outro procedimento? Há o problema da T da água e do cloro. Cumps Citar
Raven Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 Boas, o filtro é um 2217. Quanto ao remover o crivo o problema está ai, posso remover uma parte, mas o encaixe fica lá e se o cortar, depois já não consigo voltar a mete-lo lá... então vou passar a fazer assim: - TPA de 2'% semanalmente - Limpeza do filtro mensalmente com passagem por àgua das ceramicas, substract, esponjas e lá de vidro - Lavagem de 50% da lã de vidro aprofundadamente Está tude certo aqui? Depois outra coisa, ao fazer a TPA, posso pura e simplesmente puxar da mangueira e encher o aquário ou devo adoptar outro procedimento? Há o problema da T da água e do cloro. Cumps Eu é precisamente o contrário , não consigo remover o crivo do encaixe...daí provávelmente o teu deverá dar para remover, pelo que ... te aconselho a ver melhor esse aspecto ... em ultimo caso corta uma porção do tubo e remenda com mangueira ... ou então coloca diagonalmente o mesmo numa parede lateral do aquário ou no fundo mesmo. TPA's de "2%" ??? Isso é muito pouco... no mínimo 10% de 2 em 2 semanas ... é o que se aconselha ... No que te referes a passar as materias filtrantes por água, lembra-te que a ceramica e o substract devem sempre ser SÒ E APENAS passados por água do aquário. A lã e os discos azuis , podem ser passados na água da torneira ... mas se conseguires fazê-lo com água das TPA's , melhor ... força nisso! A 'regra' dos 50% referia-se á remoção dessa mesma quantidade a cada 2/3 meses. Não á lavagem! Quanto á mangeira ... sim usa uma mangueira , coloca a ponta imersa no interior do aquário ... e dá uso ao principio dos vasos comunicantes ... tem cuidado se tiveres peixes pequenos e curiosos ... para estes não serem sugados pela mangueira ... se conseguires/puderes usar algum tipo de protecção ... melhor ... na aquariofilia a imaginação é uma preciosidade e uma verdadeira economia! È claro que alguns dos aspectos que referi além de se basearem na minha opinião pessoal, reflectem também a experiência que tenho vindo a absorver ao longo dos anos, e com pessoas mais experientes ... a queimar as pestanas e a fazer asneira ... cada caso é um caso, e é claro que com base na tua experiencia ... e dedicação e observação e consequente conhecimento do teu aquário ... estas 'regras' serão totalmente adaptáveis á tua realidade. Citar
Czar Publicado: Outubro 24, 2006 Autor Publicado: Outubro 24, 2006 Boas, enganei-me, são 20%, os 2% e ridiculo e foi uma gafe Obrigado pelas dicas!!! Cumps Citar
lenitita Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 obrigado pela resposta, é uma grande ajuda... as tpas faço de semana a semana...vou ver da nova camada e vou retirar o carvão... o controlo sobre o aqua tem sido grande, quero-o saudável para os meus amiguinhos... Citar Helena Covas
paulo duarte Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Os cilindros furados , como tu bem disses-te é cerâmica, não te sei dar uma explicação muito técnica de como a sua "natureza" se aplica á filtragem , mas que são úteis , tenho a noção que sim , embora em muito menor quantidade do que por exemplo , o Substrat. As cerâmicas não porosas (1º cesto do filtro) servem principalmente para efectuar filtragem mecânica. Têm a vantagem de reter muita porcaria sem diminuir o caudal do filtro, ao contrário das esponjas que têm tendência a entupir. No meu caso, lavo tudo com o chuveiro da banheira, excepto os cestos das cerâmicas porosas (Substrat ou outras), que são passadas por água do aquário Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
lenitita Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 só mais umas questõesitas... será que faria mal se retirasse a esponja que o filtro traz e coloca-se outro tipo de filtrante??? e o que poderia colocar??? Citar Helena Covas
paulo duarte Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 só mais umas questõesitas... será que faria mal se retirasse a esponja que o filtro traz e coloca-se outro tipo de filtrante??? e o que poderia colocar??? Deixa estar a esponja. Podes é colocar cerâmicas porosas pequenas (as da Eheim, por ex.) na caixinha onde estava o carvão. Ou então, tiras a caixinha e pões mais uma esponja. P.S: Esse filtro é um Aquapor? Se assim for, o ideal mesmo era trocares isso por um filtro a sério... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
lenitita Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 é um filtro aquapor...ainda não foi trocado pois ainda não houve possibilidades $... Citar Helena Covas
Recommended Posts