Ivo Publicado Março 5, 2004 Publicado Março 5, 2004 Estava a pensar em colocar 1 população de tropheus moorii ou brichardi num aquário com as seguintes medidas: 80x30x60 140L ou talvez num 80x30x70 160L. O que acham? Quantos poderei colocar? Será que com este volume eles irão se adaptar bem? Abraço, Ivo
ezstyle Publicado: Março 5, 2004 Publicado: Março 5, 2004 Oi Ivo! sim e possivel , so não deve superpopulalo, Tropheus são exigentes aos parametros de agua e podem morrer facilmente em aquarios superpopulados, eu colocaria no maximo 4 peixes nesse aqua. abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
João Magalhães Publicado: Março 5, 2004 Publicado: Março 5, 2004 Ivo, Se tiveres 10L para cada cm de peixe, está bem. É claro que tens que ter espaço para nadar, é preferível ter um de 100x60x40 do que 100x40x60 (compxlargxalt). Cps João Magalhães João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Ivo Publicado: Março 6, 2004 Autor Publicado: Março 6, 2004 Viva ezstyle, A qualidade da água não me preocupa porque costumo efectuar 50% trocas de água semanais. A minha preocupação reside na agressevidade. Já tive um casal adulto de moliro num 90L e a fêmea era constantemente espancada. Julgo que tenho que ter pelo menos 8 para evitar estes dramas familiares Podem pff continuar a opinar? Abraço, Ivo
Miguel Figueiredo Publicado: Março 6, 2004 Publicado: Março 6, 2004 Uma população... uns 5 ou 6 peixes? Huum.... No caso dos duboisi nunca tive mortes, nem sequer ferimentos, em 240 litros com muitas pedras. Cheguei até a criar duboisi pequenos com adultos. Os tropheus são espertos e sabem manobrar entre as pedras tão bem ou melhor que mbunas. Com muitas pedras és capaz de evitar mortes... mas haverá sempre apenas um dominante e os outros todos escondidos. Enfim, se forem femeas lá irão estremecendo para o dominante (é um sinal de submissão, também usado na reprodução) e lá conseguem fazer a sua vida. Eu de qualquer modo recomendava-te mais espaço, pelo menos 200 litros, para um grupo de tropheus. Miguel
caotropheus Publicado: Março 6, 2004 Publicado: Março 6, 2004 Olá Ivo Eu tenho tropheus moori e um aquário de 200 l. Tenho decoração com rochas e vazos de entrada estreita...mesmo assim são muito territoriais por vezes existe tareia "que até a água do aquário ferve"... Já me morrereu 1 peixes em questões territoriais e já me apareceu um meio ratado na barbatana caudal. Para além disto, nada de grave. Por isso sugeria considerares uma aquário de maiores dimensões.
João Magalhães Publicado: Março 6, 2004 Publicado: Março 6, 2004 Uma população... uns 5 ou 6 peixes? Huum.... No caso dos duboisi nunca tive mortes, nem sequer ferimentos, em 240 litros com muitas pedras. Cheguei até a criar duboisi pequenos com adultos. Os tropheus são espertos e sabem manobrar entre as pedras tão bem ou melhor que mbunas. Com muitas pedras és capaz de evitar mortes... mas haverá sempre apenas um dominante e os outros todos escondidos. Enfim, se forem femeas lá irão estremecendo para o dominante (é um sinal de submissão, também usado na reprodução) e lá conseguem fazer a sua vida. Eu de qualquer modo recomendava-te mais espaço, pelo menos 200 litros, para um grupo de tropheus. Ivo, concordo com o miguel relativamente ao espaço. No entanto quando disse anteriormente "10L/cm de peixe", é um exagero, 2 a 3 L/cm é suficiente. Miguel, relativamento à agressevidade, e vendo que tens bastante experiência com estes peixes, pergunto se esta agressevidade é intra ou interespecifica??? pergunto isto porque tenho dois tropheus (1 sp. black magara e 1 duboisi) num aqua de m'bunas e nunca vi nunhuma agressevidade da parte deles para com os outros ou mesmo entre eles. Quando têm a cor muito diferente, não há problemas de agressividade^??? Cps João Magalhães João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
ezstyle Publicado: Março 6, 2004 Publicado: Março 6, 2004 Oi Ivo! creio que 8 peixes juvenis em 160 litros de agua, o aquario suporte, mas 8 peixes adultos , mesmo com 50% de trocas e total qualidade de agua, e muito apertado,qualidade de vida abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
Recommended Posts